Clima: Alerta para a formação de tempestades em parte do Brasil.

Foto: ilustração

O Inmet em parceria com a Marinha do Brasil, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB), emitiu uma nota alertando para a formação de ciclone no litoral do Brasil. 

Esse ciclone no pode causar tempestades nos próximos dias atingindo nove Estados. É um ciclone de subtropical que começou a se formar no Oceano Atlântico e pode provocar tempestades fortes.

As tempestades estão previstas para os litorais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia entre a noite deste domingo dia 25 de outubro e a terça-feira dia 27 de outubro.

Os ventos poderão chegar a até 65 km/h e ondas em alto-mar com altura de até 4 metros de altura.

Nessas próximas, segunda-feira e terça-feira, o nível de chuva poderá variar entre milímetros atingindo a região centro-leste de Minas Gerais e também a capital do estado, Belo Horizonte.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta no sábado dia 24 de outubro para a possibilidade de deslizamentos e precipitações em três barragens com nível de emergência 3 que é o mais alto, no Estado, de Minas Gerais mais precisamente nos municípios de Ouro Preto, Nova Lima e Barão de Cocais.

Uma outra tempestade prevista para ocorrer entre o domingo dia 25 de outubro e terça-feira dia 27 de outubro que está se formando no sul do país.

Essa deverá atingir também a Argentina e o Uruguai e é possível que haja chuva forte e tempestades com queda de granizo no Rio Grande do Sul, devido ao sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que atingirá também os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e ao oeste de São Paulo.

Na nota, o Inmet diz que, "As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais."

Os órgãos que assinam a nota, alertam ainda a todos que tiverem qie sair com suas embarcações para checarem as condições do mar antes de saírem.

Geraldo Brandão