História Hoje: Saiba mais sobre o grande terremoto japonês

www.radiocabriola.com

A tragédia foi chamada de o grande terremoto. O tremor teve uma magnitude de 7.9 na escala Richter, durou entre 4 e 10 minutos e foram contados 57 tremores secundários.

Cerca de 143 mil pessoas morreram em decorrência do desastre natural incluindo os mortos pelo grande incêndio, o desabamento de casas, os deslizamentos de terra e ainda o tsunami, que veio em seguida.

Como o terremoto ocorreu às 11h58, muitas pessoas estavam preparando o almoço em fogões de carvão ou lenha. Durante o tremor, esses fogões tombaram e causaram incêndios. Os ventos eram fortes e isso fez com que as chamas se espalhassem rapidamente e se transformassem em redemoinhos de fogo em muitas cidades.

Prédios queimaram, formou-se um furacão de chamas a 150 quilômetros por hora que varreu Tóquio. Muitas pessoas morreram também quando os pés ficaram presos no derretimento do asfalto, no entanto, a maior perda ocorreu quando cerca de 38 mil pessoas lotavam um espaço aberto no centro da cidade e foram atingidas pelo turbilhão de fogo. Atualmente nesse local está o Memorial Museu, em memória às pessoas que morreram na tragédia.

As cidades foram reduzidas a escombros e cinzas. Algumas pessoas embarcaram em navios no porto de Yokohama em busca de refúgio, mas o petróleo estava vazando e o fogo se espalhou e atingiu a frota que não chegou a mar aberto. O incêndio durou três dias.

Depois do tremor, um tsunami também atingiu a costa. Foram registradas ondas de 10 a 12 metros de altura.

O prefeito de Tóquio à época, Goto Shinpei, percebeu que o Japão precisava não só de uma maneira de lidar com a crise a curto prazo, mas de um plano para fazer a reconstrução das cidades, capaz de resistir a tremores futuros. Então ele organizou um plano de reconstrução que incluiu as estradas, os trens e os serviços públicos.

Parques também foram construídos em toda cidade de Tóquio como pontos de refúgio e os edifícios públicos foram erguidos com rigorosos padrões de resistência sísmica. Hoje, é creditado a Goto Shinpei o projeto moderno da metrópole e a preparação do Japão para tremores de terra.

O terremoto foi uma catástrofe, mas também a oportunidade de reconstrução. Depois do desastre natural, Tóquio começou a emergir como uma das grandes cidades do mundo.


História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.  - Apresentação Carmen Lúcia