Confira as datas da semana entre 26 de outubro e 1º de novembro
Foto: Antônio Cruz
Esta semana temos duas importantes campanhas de promoção da saúde e três efemérides que destacam a cultura. Vamos começar pelo último dia da semana, porque o Novembro Azul começa no dia 1º desse mês.


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para o triênio 2023–2025 haja uma média de 71.730 novos casos por ano. A doença matou uma média de 47 homens por dia em 2023, como destacou a Agência Brasil e o Repórter Brasil, da TV Brasil, em reportagens do ano passado.
Mesmo assim, quase metade dos homens acima de 40 anos não fazem os exames preventivos, como noticiou a Radioagência Nacional, em 2023. A importância da prevenção foi tema do Tarde Nacional Amazônia, da Rádio Nacional, em edição de 2024.
Por falar em saúde, o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, fixado em 29 de outubro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Mundial de Neurologia para conscientizar e prevenir esse mal, que chega a atingir uma a cada seis pessoas no mundo.
O Revista Brasil, da Rádio Nacional, entrevistou uma neurologista em 2017 para explicar o que é o AVC, também conhecido como derrame cerebral. O Nacional Informa, também veiculado pela emissora, em 2022 destacou que reconhecer os sinais de alerta e fornecer socorro rápido pode evitar óbitos e sequelas graves.
A Agência Brasil mostrou que 90% dos casos são evitáveis, em texto de 2023. Esse também foi o foco do episódio do Caminhos da Reportagem chamado “AVC, cada minuto importa”, exibido pela TV Brasil em 2024.
Respeito à diversidade
No dia 26 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Intersexo. A data foi escolhida em alusão à manifestação ocorrida nesse dia em 1996, nos Estados Unidos, durante uma Conferência da Academia Americana de Pediatria. Foi a primeira manifestação pública de pessoas intersexo já registrada.
Essa condição, em que a pessoa nasce com o órgão genital com aparência diferente da realidade cromossômica (XX ou XY), foi explicada pelo Tarde Nacional, da Rádio Nacional, e pelo Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, em edições de 2024.
A Radioagência Nacional destacou que essas pessoas têm o direito de alterar o sexo no registro civil, em reportagem de 2021. E a Agência Brasil contou a história da primeira brasileira a obter o registro intersexo, em reportagem do ano passado.
Cultura
No dia 27 de outubro Mauricio de Sousa, o mais famoso e premiado cartunista brasileiro, faz aniversário de 90 anos. Os personagens da Turma da Mônica, sua criação máxima, marcaram a infância de milhões de brasileiros, de diferentes gerações. Seja nos quadrinhos, na TV, cinema, em games e até em campanhas de utilidade pública.
A trajetória e a contribuição de Maurício para a cultura do país foram destacadas pela Agência Brasil, pela Radioagência Nacional, e também no Repórter Brasil, da TV Brasil, em reportagens de 2020, na ocasião de seu aniversário de 85 anos. Maurício deu ainda uma longa entrevista sobre sua vida e obra para a TV Brasil em 2019, no programa Conversa com Roseann Kennedy.
Aproveitando o papo sobre quadrinhos e personagens que encantam crianças e adultos, o Dia Internacional da Animação é comemorado em 28 de outubro. Nesta data, em 1892, ocorreu a primeira apresentação do "Teatro Ótico", do artista francês Émile Reynaud, com suas animações chamadas "Pantomimas Luminosas", no Museu Grévin, em Paris.
No Brasil, a data é comemorada com apresentações gratuitas de animações nacionais e internacionais em dezenas de cidades, como mostra esta reportagem da Agência Brasil, de 2016. No mesmo ano, a Agência trouxe este outro texto, mostrando que cresce no país a participação de mulheres na produção de animações. A efeméride ganhou destaque ainda no Repórter Maranhão, da TV Brasil, em 2017.
Celebrar e incentivar o hábito da leitura é o objetivo do Dia Nacional do Livro, efeméride comemorada em 29 de outubro. A Agência Brasil destacou, em 2023, que o Brasil tem 25 milhões de leitores de livros. Um contingente considerado baixo, levando-se em conta a totalidade da população.
Em reportagem publicada no mesmo ano, a Radiogência Nacional mostrou que os leitores brasileiros estão comprando mais livros pela internet. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, aproveitou a efeméride para exibir uma série de três reportagens especiais, que pode ser conferida aqui.
E já que estamos falando de leitura, temos também o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 31 de outubro. A efeméride é uma homenagem ao nascimento de Carlos Drummond de Andrade, considerado por muitos como o mais influente poeta brasileiro do século XX. A data foi destaque de edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, em 2020, e da Rádio Animada, da Rádio MEC, em 2021.
Já a Agência Brasil aproveitou a efeméride para trazer dicas de como incentivar a leitura entre as crianças, em texto de 2024. E a Radioagência Nacional destacou como a poesia tem ganhado novos formatos com a internet.
Esporte
Diego Maradona, um dos maiores craques do futebol argentino, faria 65 anos no dia 30 de outubro. Nascido em um bairro pobre nos subúrbios de Buenos Aires, o jogador se tornou um ícone para muitas pessoas na Argentina e em todo o mundo.
Diego morreu aos 60 anos, e sua morte virou caso judicial, com a equipe médica sendo acusada de negligência. A partida do astro dos gramados, em 2020, foi destaque na Radioagência Nacional e no Repórter Brasil, da TV Brasil. E o carinho dos fãs e as homenagens ao ídolo foram o foco de reportagem da Agência Brasil em 2021, um ano após o falecimento.
Halloween e Dia do Saci
O que você prefere? Uma celebração importada ou uma data tipicamente brasileira? Brincadeiras à parte, em 31 de outubro são comemorados o Dia das Bruxas e o Dia do Saci. Mais conhecido como Halloween, o primeiro é uma comemoração tradicional nos Estados Unidos, na Irlanda e em outros lugares pelo mundo afora, inclusive no Brasil, onde foi amplamente adotada.
Já o Dia do Saci foi criado por lei em 2003, justamente com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição à celebração gringa. Essa “competição” foi tema de edição da Rádio Animada, programa da Rádio Nacional, e de reportagem da Radioagência Nacional, ambas em 2023.
E se você for comemorar fantasiado ou com uma maquiagem temática, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem recomendações para adquirir produtos sem risco para a saúde, como mostra esta matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil, de 2019.
História
A Guerra do Vietnã começou há 66 anos, no dia 1º de novembro de 1959. O conflito entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, que teve o apoio dos Estados Unidos, chocou o mundo pelos impactos aos civis e ao meio ambiente, por causa dos bombardeios indiscriminados na região, feitos pelos americanos.
O programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, entrevistou o historiador Antônio José Barbosa sobre a guerra, em episodio de 2019. Os 50 anos da imagem mais famosa e emblemática do conflito, a foto da menina Kim Phuc fugindo de um bombardeio, com a pele queimada por napalm, foi o foco de matéria do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, em 2022.
A própria Kim contou sua história em uma autobiografia lançada no Brasil em 2018, como noticiou a Agência Brasil.