Tempo e temperatura: Previsão do tempo.

Foto: ilustração

 



Previsão do tempo para Segunda-feira dia 09 de fevereiro de 2026 para todo o Brasil, por regiões. 


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil


Região Norte


 

 

 

 


 

 

 

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta quinta-feira (5), indica céu com muitas nuvens para toda a região e pancadas de chuva com trovoadas para quase todos os estados ao longo do dia. As precipitações devem cobrir quase toda a região durante todo o dia e ter maior intensidade à noite. Há, ainda, previsão de possibilidade de queda de granizo para o Tocantins durante o início do dia.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas para quase toda a região — à exceção de Roraima, Amapá, noroeste do Pará e porção central do norte do Amazonas, onde não deve chover —, com trovoadas em todo o Acre, Rondônia, centro-sul e oeste do Amazonas e centro-sudeste do Tocantins. Há, ainda, possibilidade de queda de granizo para o extremo-sudeste do Tocantins.

Durante a tarde, as pancadas de chuva avançam sobre parte do noroeste do Pará e o extremo-leste do Amapá. As trovoadas se restringem ao Acre, Rondônia, centro-oeste do Amazonas e centro-sul e leste do Tocantins.

À noite, as pancadas de chuva isoladas se mantêm sobre as mesmas áreas, mas vindo acompanhadas de trovoadas em todo o Acre, Rondônia, Tocantins, quase todo o Amazonas — à exceção do norte central — e centro-sul do Pará.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmpet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para quase toda a região — à exceção do centro-norte de Roraima e extremos-noroeste do Pará e do Amapá —, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o centro-nordeste do Pará e para os extremos-norte e sul do Tocantins. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Manaus e Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 35°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%.

 

Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Região Nordeste



 

 

 

 

 

 

A previsão do tempo para a Região Nordeste do país, nesta quinta-feira (5), indica céu de muitas nuvens para toda a região e pancadas de chuva isoladas para quase toda a região — à exceção do litoral leste. Há, ainda, previsão de trovoadas para a maior parte dos estados ao longo do dia, além de possibilidade de queda de granizo para a Bahia, Piauí e Pernambuco de manhã.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas para quase toda a região — à exceção do litoral leste entre a Paraíba e a Bahia. As pancadas de chuva amanhecem acompanhadas de trovoadas em todo o centro-oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, extremo-oeste de Pernambuco e extremo-sudeste do Maranhão. Há, ainda, possibilidade de queda de granizo no oeste baiano, sudeste do Piauí e extremo-oeste de Pernambuco.

Durante a tarde, as pancadas de chuva se mantêm quase sobre as mesmas áreas — deixando o Rio Grande do Norte e tomando o extremo-sul do litoral baiano —, mas as trovoadas se restringem ao centro-sul e norte do Maranhão, centro-sudoeste do Piauí e oeste da Bahia.

À noite, as pancadas de chuva deixam a maior parte da Bahia — se restringindo aos extremos-oeste e sul —, se mantendo acompanhadas de trovoadas apenas no centro-sul do Maranhão e extremo-oeste do Piauí.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para quase toda a região — à exceção de Sergipe, Alagoas, centro-leste de Pernambuco e leste da Bahia —, alerta de perigo potencial de acumulado de chuva para todo o litoral entre o Piauí e a Bahia, além de alerta de perigo de chuvas intensas para a faixa central do Maranhão e do Piauí, centro-sudoeste do Ceará e extremo-noroeste de Pernambuco.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C em João Pessoa e Teresina. Já a máxima pode chegar até 32°C, também em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

 

Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Região Centro-Oeste





 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para os três estados da Região Centro-Oeste e também para o Distrito Federal nesta quarta-feira (4). 

Em Mato Grosso do Sul, o risco de granizo pode ser generalizado, com impacto em municípios das regiões Oeste e Sudoeste do estado, como Corumbá, Bonito e Porto Murtinho.

Em Mato Grosso, as precipitações mais intensas devem atingir cidades do Sul e Sudeste mato-grossense, incluindo Rondonópolis, Barão de Melgaço e Pedra Preta.

Já em Goiás e no Distrito Federal, o dia será marcado por muitas nuvens, com chance de chuva isolada ao longo do dia, sem descartar episódios de trovoadas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 33°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).



Foto: Rafael Catarcione/Riotur

Região Sudeste




 

 


 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para os quatro estados da Região Sudeste nesta quarta-feira (4). A previsão indica chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas em diferentes áreas.

Em São Paulo, as precipitações mais fortes devem atingir municípios do interior paulista, com destaque para Dobrada, Itajobi e Morro Agudo, localizados nas regiões Central e Norte do estado.

Em Minas Gerais, a expectativa é de chuvas intensas em cidades do Norte mineiro, como Várzea da Palma, Buritizeiro e São Gonçalo do Abaeté, áreas que seguem sob maior instabilidade atmosférica ao longo do dia.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo permanece carregado, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas em diferentes regiões dos estados.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 18°C, em São Paulo e Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 33°C, no Rio de Janeiro. A  umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%.


Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


Foto: Nilton Rolin/Fotos Públicas


Região Sul

 


 

 

 

 


 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para os estados do Paraná e de Santa Catarina nesta quarta-feira (4). Já no Rio Grande do Sul, o aviso é de onda de calor, com predomínio de tempo firme.

No Paraná, as precipitações mais intensas devem se concentrar em municípios do Noroeste paranaense, como Douradina, Amaporã e Altônia, com risco de chuva forte.

Em Santa Catarina, a previsão indica muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, principalmente na região litorânea, afetando cidades como Jaguaruna, São Francisco do Sul e Barra Velha.

Já no Rio Grande do Sul, o tempo segue claro e estável, com poucas nuvens em grande parte do estado, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre, sob influência da onda de calor.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 34°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.

 

Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).


----------------------------

Geraldo Brandão

Fotos: Fotos Públicas

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI