Foto: ilustração
Previsão do tempo para quarta-feira dia 9 de abril de 2025 para todo o Brasil, por regiões.
![]() |
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
Mais uma quarta-feira de tempo chuvoso em toda região Norte do país. Dentro da faixa de alerta, emitida pelo Inmet, estão previstas chuvas intensas e rajadas de vento para todo o estado do Amazonas, sul de Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá. Apenas o Acre e o Nordeste do Pará ficam de fora da zona de risco, ainda assim têm previsão de chuvas isoladas ao longo do dia.
O maior volume de chuvas previsto para a região se concentra no extremo norte e deixa chuvosas as capitais Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém. Nas demais capitais, como Rio Branco, Porto Velho e Palmas, o sol aparece entre nuvens com chance de chuvas isoladas a qualquer momento do dia.
As temperaturas seguem em altas, variando entre 25ºC e 32ºC no estado do Amazonas e do Pará. No sudeste do Tocantins o sol predomina durante a manhã, mas a nebulosidade vai aumentando ao longo do dia causando pancadas de chuva.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
![]() |
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom |
O sul da Bahia continua em atenção para chuvas intensas. O Inmet alerta para volumes que podem chegar a 100 mm nas próximas 24 horas, o que indica uma chuva acima da média e capaz de causar estragos, como deslizamentos e alagamentos.
As chuvas devem se concentrar no sul do estado, com atenção especial para a faixa litorânea entre Nova Viçosa e Canavieiras. Outras cidades estão na rota das chuvas intensas, como Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itanhém, Itamaraju, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália.
Na região metropolitana de Salvador também pode chover forte e são esperados ventos em torno de 60 km/h.
Não há alerta emitido para as demais regiões nesta quarta-feira. São previstas chuvas rápidas para toda a faixa litorânea, com maior concentração de umidade no centro-norte e no litoral do Maranhão. A temperatura na capital, São Luís, fica entre 24ºC e 29ºC.
Nas demais cidades litorâneas também faz calor, podendo chegar aos 32ºC em Maceió e mínima de 26ºC em Aracaju.
O Inmet voltou a emitir alerta de perigo potencial para chuvas intensas, que vale para todos os estados da região, com exceção do Distrito Federal. Os maiores volumes previstos são para o oeste de Mato Grosso, em toda a fronteira com a Bolívia. Para Mato Grosso do Sul também há alerta, mas o volume previsto de chuvas deve ser menor. O alerta amarelo indica a possibilidade de uma chuva intensa num período curto de tempo, com rajadas de vento que podem chegar a até 60 km /h.
Campo Grande e Cuiabá são as capitais mais chuvosas. A temperatura na capital de Mato Grosso chega a 29ºC, já no sul mato-grossense pode superar os 31ºC.
O alerta para o estado de Goiás vale apenas para uma pequena faixa na divisa com os estados de Mato Grosso e Tocantins, que pode aumentar o volume de chuvas e causar ventos mais fortes.
No restante do estado e também no Distrito Federal não há alertas emitidos e a previsão é de que a quarta-feira seja de céu nublado, mas sem chuva. Temperaturas caem na capital federal, ficando entre 18ºC e 27ºC. Já em Goiânia faz calor, máxima de 32ºC.
![]() |
Foto: Rafael Catarcione/Riotur |
Depois de um início de semana de muita chuva e quedas drásticas na temperatura do Sudeste, a quarta-feira deve ser de sol entre nuvens na maior parte da região. Em Minas Gerais a chuva é prevista para o sul do estado e o triângulo. Uberlândia tem previsão de chuva a qualquer hora do dia e temperaturas que variam entre 20ºC e 35ºC.
No centro do estado, próximo à capital Belo Horizonte, o sol volta a aparecer entre nuvens alternado com períodos de chuva e a temperatura sobe novamente, podendo bater os 30ºC. Tempo firme apenas no norte do estado, onde a umidade do ar pode cair a 20%.
No Espírito Santo a quarta-feira será de dia claro na maior parte do estado, mas no litoral o sol aparece entre nuvens; máxima de 30ºC na capital Vitória.
Sem alertas emitidos pelo Inmet, o estado de São Paulo também terá um dia chuvoso, incluindo a capital, onde as temperaturas não passam dos 27ºC. No litoral, como em São Sebastião, mais chuva prevista e com calor de até 30ºC.
No estado do Rio são previstas pancadas de chuva para toda a Costa Verde e Região dos Lagos, como em Angra dos Reis e Cabo Frio. Mas na capital carioca o sol deve brilhar forte nesta quarta e a máxima pode chegar aos 32ºC.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
![]() |
Foto: Nilton Rolin/Fotos Públicas |
A quarta-feira começa com mais um alerta laranja, que indica perigo, para acumulados de chuva em todo o litoral sul, com exceção apenas do estado do Paraná. O aviso é para chuvas intensas que podem cair num período curto de tempo, causando deslizamentos, transbordamento de rios e rajadas de vento. Grande Florianópolis, metropolitana de Porto Alegre, Vale do Itajaí, norte e sul catarinense, sudeste e nordeste do Rio Grande do Sul, além da região Serrana, estão sobre a área de cuidado.
Outro alerta amarelo, que indica perigo potencial de chuvas mas em menor gravidade, vale para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, deve causar chuvas isoladas e queda nas temperaturas. Em Curitiba, num dia chuvoso, as temperaturas ficam entre 16ºC e 23ºC.Já na capital catarinense, Florianópolis, ficam entre 20ºC e 25ºC.
Porto Alegre, onde também são previstas pancadas de chuva, a máxima não passa dos 25ºC.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
----------------------------
Geraldo Brandão
Fotos: Fotos Públicas
SIGA-NOS
Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:
![]() |
Se não entrar CLIQUE AQUI |
