Leitura e Reflexão: Rescrevendo a memória do nosso povo.

Desenho: Pinterest

Há algum tempo escrevi um pequeno comentário entitulado: Escravidão: uma dívida branca impagável. No qual explico que o sistema de quotas para os negros ingressarem na universidade é,

ao meu ver, uma medida não só apropriada, mas necessária para tentar cobrir o deficit deixado na sociedade brasileira por de três séculos de escravidão. No antigo texto escrevi:

“As vezes leio nos jornais e nas redes sociais alguns questionamentos e protestos quanto ao sistema de quotas adotado pelo Governo Brasileiro nas universidades. Então, uma pergunta me vem a mente: ‘Qual será o tamanho da dívida moral dos brancos pelos séculos de escravidão dos negros que foram arrancados de suas pátrias e levados para a escravidão no Brasil em condições piores do que a que são levados os frangos e porcos para os matadouros no Brasil de hoje?’

Veja o que diz um anúncio de um classificado de um jornal americano de 1842 diz: “Procura-se uma mulher negra e duas crianças. Poucos dias antes da fuga, eu a queimei com um ferro quente, do lado esquerdo da face, na tentativa de marcar a letra M.” Um outro anúncio dizia: “Cem dólares de recompensa por um negro, chamado Pompoy, de 40 anos de idade. Ele tem marca de ferro quente na mandíbula esquerda”. E no Brasil a situação era ainda mais degradante!

Não podemos imaginar o que sofreram os negros escravizados pelo ocidente. Todo tipo de iniciativa que os governos possam ter para reparar esta vergonha histórica é bem-vinda. Se déssemos todas as vagas nas universidades brasileiras aos negros durante cinquenta anos, ainda assim não seria possível recuperar a grande perda de séculos de gerações inteiras de jovens negros maltratados e exterminados pela força dos braços do homem branco. Não podemos apagar a história, mas podemos escrever outra bem diferente em nossa geração.”

Além da triste história da escravidão dos negros no Brasil, não podemos negar que desde a Lei Áurea pouco foi feito em termos de reparação histórica estabelecendo no país alguns memoriais importantes, capazes de nos fazer reflectir sobre as ações terríveis dos nossos antepassados brancos. Sim, temos alguns memoriais como o antigo mercado negreiro em Salvador, uma estátua em memória ao vulto lendário do Zumbi dos Palmares e talvez umas poucas outras das quais não tenho nenhuma recordação. O certo é que a escravidão acabou, mas sua marca ficou e amalgamou com a história dos pobres e sofredores do nosso país, uma história escrita com mãos tremidas e de forma tão fraca que aos poucos vai se desgastando, apagando a memória, mas não a consequência histórica e social de atos tão bárbaros.

À partir de 1532 em diante, com o início regular do povoamento do Brasil, estabeleceu-se o tráfico negreiro da África direto para o Brasil. Calcula-se em 100 milhões os escravos africanos, trazidos para as colónias europeias nas Américas em três séculos. José Bonifácio orçava em 40 mil o número de escravos introduzidos no Brasil anualmente, portanto, entre 1550 e 1850, em trezentos anos, entraram nos portos brasileiros 12 milhões de homens africanos, isto é, cifra imensamente superior à das entradas de portugueses, que jamais passaram da média de 6 a 8 mil por ano, o que lhes dá, na melhor hipótese, a soma de 2.400.000 no decurso citado. Se erro houver nestas cifras, será em desfavor dos negros, pois muitos autores orçam por mais de 40 mil a média anual das entradas de carga escrava em nossos portos: 60 mil pelo menos.

Estes números são importantes para que possamos compreender a grande influência negra na cultura e na matriz genética do povo brasileiro. O brasileiro, como identidade étnica ainda está em formação, precisaremos ainda de algumas décadas ou séculos para ter uma característica cultural, física e linguística que nos defina e nos possa distinguir como povo. Enquanto isto vai ocorrendo de forma subjectiva e nos panos de fundo da nossa história, precisamos reescrever nossas memórias com elementos verdadeiros e desinibidos, romper barreiras ainda existentes e permitir que nosso povo, de origem tão diversificada, com europeus, negros e índios, possam amalgamar e ressurgir como uma luz no futuro que conduzirá a nossa amada terra à todo potencial que a ela está reservada. Uma transformação além da genética e histórica, mas também social e ética.

Autor: Luis Alexandre Ribeiro Branco


Tambem publicado em:

Verdade na Prática 

wordpress

Cascais - Lisboa - Portugal


-----------------------------------

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI