História Hoje: Destroços do Titanic foram encontrados há três décadas


Há 30 anos, foram encontrados os destroços do Titanic, o triunfo da engenharia naval, o símbolo da ousadia e da obra-prima da inteligência humana, que afundou nas águas geladas do Atlântico com mais de 2,2 mil pessoas a bordo. A descoberta desvendou um dos maiores mistérios da história da navegação.

As operações para encontrar o Titanic começaram no dia 5 de agosto de 1985. Para localizar os restos do transatlântico, um grupo de pesquisadores franco-americano usou um robô submarino, capaz de resistir à pressão esmagadora e à escuridão do fundo do mar, equipado com câmeras de monitoramento e um sistema sonar. A sonda mostrou itens soltos do navio nas profundezas e os cientistas perceberam que estavam sobre o “campo de destroços”.

Foram mais de 73 anos até a descoberta desse transatlântico de luxo, considerado inafundável. Mas o poderoso navio era mais frágil do que se imaginava. Antes da descoberta dos restos do navio, pensava-se que o choque com um iceberg havia provocado um rombo de 100 metros no casco. Mas oceanógrafos e peritos esclareceram que os rebites foram responsáveis pela entrada da água. A embarcação foi a pique em pouco mais de duas horas e meia.

O Titanic levou para o fundo do Atlântico Norte, além das mais de 1,5 mil vítimas, uma fortuna em ouro, pedras preciosas, obras de arte e muito dinheiro. Até a localização do navio, acreditava-se que ele havia sido sepultado inteiro no mar. No entanto, a descoberta mostrou que a proa e a popa estavam separadas por 720 metros.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.