Caminhadas em Salvador marcam o Dia Nacional da Consciência Negra

Igualdade

A chuva que caiu na tarde de quinta-feira (20), em Salvador, não foi maior do que a vontade da população negra de ir às ruas para reafirmar sua identidade e lutar por seus direitos. Com guarda-chuva, capa ou sem proteção alguma, negros e negras se uniram numa caminhada, da Liberdade ao Pelourinho, ao som dos principais blocos afro do Brasil, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Ao saudar os participantes da caminhada, o secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento, lembrou a luta de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil, e colocou o Governo do Estado como parceiro da sociedade civil no enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, para “mudar a cidade, o estado e o país”.

Em cima do trio, Raimundo Bujão, do Movimento Negro Unificado (MNU), disse que essa é a prova que a população negra de Salvador e da Bahia está consciente do seu papel. “Nós, que somos do candomblé, sabemos que a chuva faz parte da nossa história e aquele negro ou negra que tem consciência da sua responsabilidade política nessa data não teve medo da chuva e está aqui se molhando com a gente”.

Em sua 14ª edição, a Caminhada da Liberdade homenageou Mario Gusmão, “o zumbi da Bahia, que foi uma figura extraordinária dos anos 70 e 80, e espécie de guru para boa parte da militância negra”, falou o presidente do Fórum de Entidades Negras da Bahia, responsável pela atividade, que contou com o apoio do governo baiano, Walmir França.

Primeiro ator negro formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mário Gusmão nasceu no ano de 1928, em Cachoeira, e morreu em 1996, na capital baiana, no dia 20 de novembro. Teve atuação em Salvador, Ilhéus e Itabuna, sendo considerado um ícone do movimento negro na Bahia. “Nosso clamor nessa caminhada é por educação de qualidade, saneamento básico, segurança, emprego, cotas e igualdade racial”, pontuou Jorge Sacramento, do Ókámbí.

O Dia Nacional da Consciência Negra também foi marcado pela 35ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, do Campo Grande à Praça da Sé, com o tema ‘20 anos sem Lélia González’, em homenagem à líder negra.