Luiz Gonzaga - O Rei do Baião

As músicas e histórias do maior e mais representativo cantor nordestino.

Sádado, 20.02.2016 - 08h
Apresentação: Renato Gonçalves

Para ouvir no site: www.radiocabriola.com
Para ouvir no celular, baixe nosso aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.webradiocast.radiocabriola

Para ouvir aqui: 

Temer diz que “agora é o tempo do PMDB” e defende candidatura própria em 2018

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

O vice-presidente Michel Temer disse hoje (19), em Rio Branco, que “agora é o tempo” do PMDB e que a legenda terá um candidato próprio à presidência da República em 2018.

Temer participou, na capital acriana, de encontro com peemedebistas e empresários locais. Ele tem feito viagens pelo país em busca de apoio para ser reconduzido à presidência nacional do PMDB e defendido a unidade do partido para as eleições municipais deste ano.

Segundo Temer, é preciso “despertar” o partido. Ao se dirigir a um dos participantes do evento, o vice-presidente voltou a dizer que a legenda terá candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2018. “Você vai votar num candidato do PMDB à Presidência da República. Não tenho a menor dúvida disso. Tudo tem seu tempo certo. Agora é o tempo do PMDB, não tenho a menor dúvida disso.”

No evento, Temer também destacou a trajetória do PMDB, que este ano completa 50 anos. “Um partido que conseguiu redemocratizar país, que conseguiu dar governabilidade para os grandes temas nacionais, agora não quer apenas ser apoiador da governabilidade, mas quer ser governo, aqui no município e no Brasil”, acrescentou.

A convenção nacional da legenda está marcada para o dia 12 de março, em Brasília. Temer convocou os peemedebistas do Acre a participar do encontro e defendeu sua candidatura e o documento Uma Ponte para o Futuro, publicado no fim do ano passado, com propostas de soluções para a crise econômica no Brasil.

Além da agenda partidária, que inclui uma visita ao diretório do PMDB em Porto Velho, em Rondônia, Temer também participou nesta sexta-feira das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti ao lado do governador do Acre, Tião Viana.

Anna Muylaert: ‘Chegou a hora de uma nova onda feminista'

Veja.com  |  De Mariane Morisawa



Os últimos dois anos foram agitados para Anna Muylaert. Ela rodou dois filmes ao mesmo tempo - Que Horas Ela Volta?, bem recebido em Sundance, que premiou a atuação de Regina Casé e Camila Márdila, e em Berlim, de onde saiu como o favorito do público da mostra Panorama, e Mãe Só Há Uma, exibido na mesma seção na 66º edição do festival. No ano passado, fez o lançamento em vários países e a campanha para o Oscar para Que Horas Ela Volta?. Mãe Só Há Uma também gira em torno da maternidade. O adolescente Pierre (Naomi Nero) descobre que sua mãe (Dani Nefusi) o roubou, quando bebê, e é obrigado a se reunir com sua família biológica (Matheus Nachtergaele é o pai, a mesma Dani Nefusi como a mãe, e Daniel Botelho, o irmão). Em entrevista ao site de VEJA, a cineasta fala sobre as diferenças entre os dois trabalhos, sexualidade fluida e machismo.

Você fez Mãe Só Há Uma e Que Horas Ela Volta? ao mesmo tempo. Como isso se deu? O projeto de Que Horas Ela Volta? tem 20 anos. Mãe Só Há Uma tem uns 8. Eu ganhei o edital de baixo orçamento para fazer Mãe Só Há Uma no meio da captação de Que Horas Ela Volta?. Depois eu perdi, porque um dos concorrentes entrou com um processo. O Ministério da Cultura viu que ia sobrar um dinheiro e me deu o que tinha. Ficou faltando um pouco para completar o orçamento. Eu estava para fazer Que Horas Ela Volta? e tinha um prazo para usar o dinheiro do edital. Então, depois de rodar descansei um pouco e fiz o primeiro corte. Terminei Que Horas Ela Volta? filmando este. Mas olha minha voz! Agora vou descansar.

Foi quase como ter gêmeos, não? Sim, e sendo tão diferentes. Que Horas Ela Volta? é mais clássico, para cima, para agradar ao público. É um filme de cura, de apontar saída para uma crise. Mãe Só Há Uma é entrar numa crise, é "sai do meu colo". O outro é "vem para meu colo". Fora que o novo é mais arriscado. A gente tem um elenco de não famosos. Queria uma atriz de teatro. Fiz um filme de câmera na mão. É uma história provocativa, de jovem, de uma tragédia. Quase diria que o longa anterior é o amadurecimento de uma coisa que vinha fazendo desde Durval Discos. E agora fui para outro caminho. Mas isso não quer dizer que eu não vou voltar para o rumo anterior, provavelmente sim, porque minha escola é mais do cinema clássico.

Como foi a experiência de fazer campanha por uma indicação ao Oscar de produção em língua estrangeira para Que Horas Ela Volta? Foi ótima. Sempre soube, graças a Deus, que a gente tinha chance, mas não era certo. Não fiquei decepcionada. Eram só cinco indicados entre 80 bons filmes.

O filme é inspirado pelo famoso caso Pedrinho - na década de 1980, Vilma Martins raptou um bebê em Brasília, o que foi descoberto quando o rapaz tinha 16 anos. Quando pensou que dava um filme? E por que fazer sob o ponto de vista do menino? No final de É Proibido Filmar, falei com minha produtora, a Sara Silveira, sobre isso. Ela me disse que já havia um filme do cineasta Caetano Gotardo, O Que se Move. Sabia que o meu ia ser diferente. Eu tinha mais fascínio pelo personagem do filho. Imagine: ele troca tudo, tudo o que era não era. Foi isso que me interessou. Sempre que vou fazer um projeto, penso no que vai ser útil para as pessoas. Acho que de alguma maneira todo o mundo na adolescência vive isso. Porque, na infância, sua mãe o ama incondicionalmente, você é uma gracinha em todos os aspectos. De repente, com 16 ou 17, começa o "penteia o cabelo", "troca essa roupa", "esse amigo não serve". Vêm as restrições, os conflitos. Quis falar dessas duas mães, a oceânica e depois a restritiva, muitas vezes autoritária ou invasiva. Quase todo o mundo passa por essa sensação.

Já foi assim? Tento não ser. Mas às vezes sou. Li muito Freud. Minha ideia de educação sempre foi de respeitar a criança. Fui rígida com ir para a escola, escovar os dentes. Mas fora isso, conceitualmente, deixei cada um ser a flor que queria ser. Um dos psicólogos disse que eu estava estragando meus filhos porque deixava eles escolherem tudo. Eu respondi que fazia aquilo porque realmente acreditava. Fiquei mal depois de ele falar isso. Agora que eles estão maiores, acho que fiz uma coisa legal. Os dois estão muito seguros de quem são. Educar filho é a coisa mais difícil do mundo.




A questão da sexualidade fluida da juventude de agora foi incorporada recentemente. Pode falar sobre isso? Na verdade foi incorporado pouco antes de filmar. Por causa de Que Horas Ela Volta?, fiquei amiga de um monte de gente mais jovem. Voltei a sair, meus filhos agora estão crescidos. Fui a uma festa em São Paulo onde vi essa nova cena, com as meninas se agarrando, meninos de vestido e barba. Já não havia aqueles limites entre gay, hétero, homem, mulher. Essa galera jovem foi me explicando, me dando livros e filmes, como os do Xavier Dolan. Fui me inteirando de uma coisa que é nova para mim. Absorvi no personagem, porque já era uma história de identidade que poderia ficar mais interessante com essa questão do gênero.

Por que decidiu usar a mesma atriz para fazer as duas mães? É bem freudiano: você sempre está criando relações que repetem a que teve com sua mãe na primeira infância. Era baseado nesse conceito de que não importa, que aquela mãe sempre vai estar. Fora que tem essa ideia de que é uma mãe só, com os dois aspectos, uma da infância e outra da adolescência. A cara é a mesma, o sentimento é outro. Muita gente na equipe achava que podia confundir. No fim, ninguém percebe que é a mesma atriz.

Seu próximo filme, provavelmente, vai abordar o machismo. Você passou por aquela experiência com seus amigos, os cineastas, Claudio Assis e o Lirio Ferreira, que ficaram interrompendo um debate sobre Que Horas Ela Volta? no Recife. A escolha do tema teve a ver com isso? Não. Aquilo foi uma ocasião quase festiva e metafórica para uma coisa muito mais grave que aconteceu comigo no ano passado. Eu era uma Polyana. O que entendi é que a mulher pode ocupar um lugar no mercado de trabalho em posições que não sejam de destaque. No caso de uma cineasta, pode fazer um curta, ou um longa de arte. Agora, quando o filme alcança certo nível financeiro, nacional e internacional, a coisa muda. Meu filme saiu inclusive do nicho "cinema de mulher". O sistema machista sempre está te colocando num nicho. Meu filme extrapolou isso, e aí não tinha cadeira para mim. Na verdade, o episódio serviu para explodir o que estava me incomodando. Por exemplo, eu ganhar um prêmio e vir um homem responder por mim. Numa reunião, o homem não olhar para mim, não me vendo como responsável pelo sucesso. Saquei pela primeira vez que o dinheiro do mundo está na mão dos homens. Viu a lista da revista de milionários da Forbes? São 96 homens e 4 viúvas. Eu saquei que essa de artista que não liga pra dinheiro é uma bobagem. Assim como eu sei fazer roteiro, vou ter de saber fazer contrato. Senão, vou ser tratada como café com leite.

Como pretende tratar disso no filme? O que gostaria de fazer no filme novo é mostrar o ponto de vista da mulher com algo que vivi. Você não ser considerada pelo fato de ser mulher. Chegou a hora de uma nova onda feminista, e isso está acontecendo. A mulher é educada para ser humilde, servil, simpática, para não reclamar. O homem, para ser forte, para dar soco. Então quando chega a hora do trabalho, depois da faculdade, eu, mulher, acho que tenho de ser humilde e aprender, enquanto o homem já tem excesso de arrogância, acha que está pronto, porque foi o que ouviu desde pequeno. É comum o cara se estrumbicar na primeira esquina. Só que quando a mulher está se dando bem, a estrutura não dá chefia para a mulher. Se você está preparada para ser a chefe, precisa lutar por isso. Mulher sempre pensa: "Ah, não preciso de crédito, não preciso estar na foto". Isso vem da educação. Mas tem hora que a gente tem de ir, senão um homem vai no lugar. Ele vai ocupar a posição de poder que é sua, na verdade, quando não a sua voz. Quero falar disso, mas ainda não sei a maneira. O machismo é um conjunto de regras, não é o homem malvado, a mulher, coitada. A gente precisa começar a questionar. E às vezes é até difícil de perceber.

Morte de Harper Lee: Escritora de 'O Sol É para Todos' morre aos 89 anos

HuffPost Brasil  |  De Caio Delcolli



Morreu aos 89 anos a escritora norte-americana Harper Lee, autora do clássico O Sol É para Todos (To Kill a Mockingbird), como informado na manhã desta sexta-feira (19) pela prefeitura da cidade de Monroeville, no estado interiorano do Alabama, onde a autora morreu.

Lançado em 1961, O Sol É para Todos é um dos títulos mais relevantes da literatura dos Estados Unidos do século 20. Ambientada na década de 1930 em Maycomb, uma cidadezinha ficcional do Alabama, a história trata de um caso de injustiça racial em uma das regiões mais racistas e conservadoras dos EUA.

Nelle Harper Lee se inspirou na própria infância em Monroeville para escrever o romance, que se tornou imediatamente adorado por gerações e vendeu mais de dez milhões de cópias, sendo também uma leitura escolar obrigatória nos EUA. Venceu o prêmio Pulitzer de ficção no ano seguinte ao lançamento.




Em 1962, foi lançada uma elogiada e cultuada adaptação cinematográfica do romance dirigida por Robert Mulligan e produzida por Alan J. Pakula. Venceu o Oscar nas categorias de melhor ator (Gregory Peck), roteiro adaptado (Horton Foote) e direção de arte em preto e branco (Alexander Golitzen, Henry Bumstead e Oliver Emert), além de ter sido indicado a mais cinco, incluindo filme e diretor.

O filme só fez dar força ao sucesso de Lee, que nunca aceitou essa posição e se tornou reclusa – ela nunca havia imaginado que O Sol É para Todos seria bem sucedido em vendas, crítica e público.

O livro foi o primeiro e único da autora durante mais de 50 anos: em 2015, foi lançado Vá, Coloque um Vigia (Go Set a Watchman), sequência do lançamento de 1961.

Pessoas próximas a Lee foram acusadas de se aproveitar da delicada saúde da escritora para convencê-la a publicar o novo romance, cujo manuscrito ficou guardado desde antes do lançamento de O Sol É para Todos.

Vá, Coloque um Vigia deixou o mundo literário em furor. Vendeu mais de um milhão de cópias, embora a crítica não tenha o recebido tão bem quanto o primeiro.

Lee também escreveu ensaios de não ficção, embora estes nunca tenham tido o mesmo destaque de seu principal livro.

A escritora estudou direito na Universidade do Alabama, onde escrevia para o jornal universitário. Ela não chegou a concluir a graduação: mudou-se para Nova York, onde trabalhou como agente de reservas de viagens aéreas e escrevia paralelamente, até deslanchar na literatura.

Lee foi amiga próxima do escritor Truman Capote (1924-1984), a quem ajudou na investigação do livro A Sangue Frio. Lançada em 1966, a obra que também se tornou um clássico do século 20 relata, baseada em fatos, a história do assassinato de uma família no interior dos EUA.




Um dos retratos mais famosos da relação de ambos está no filme Capote (2005), que conta os bastidores da investigação de A Sangue Frio. Em elogiada atuação, Catherine Keener interpreta Lee no longa dirigido por Bennett Miller – ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel. Philip Seymour Hoffman deu vida ao personagem-título.

Em 2007, Nelle recebeu de George W. Bush, então presidente dos EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade, por sua atuação na literatura.

Harper Lee morou durante anos em uma casa de repouso em sua cidade natal. Sabe-se que ela sofria de diversas limitações físicas e mentais, mas por ora, a causa específica de sua morte não foi divulgada.

Asteroide deve passar perto da Terra, mas não há risco de impacto, diz Nasa

Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger


Um pequeno asteroide chamado TX68 passou pela Terra há dois anos e está retornando no dia 5 de março. Desta vez o objeto pode passar bem mais perto da Terra do que antes mas, de acordo com a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) não há possibilidade de cruzar a atmosfera terrestre.

Em 2014, o asteroide passou a uma distância de cerca de 2 milhões de quilômetros do planeta. Desta vez, pode passar a uma distância entre 17 mil quilômetros e 14 milhões de quilômetros, a depender da trajetória que o objeto seguir. A Nasa informou que não sabe ao certo a órbita do TX68, porque foi descoberto em 2013 e ainda foi pouco rastreado.

“A órbita desse asteroide é bem incerta, será difícil prever onde procurar ele no céu”, informou ao site da Nasa o gerente do Centro de Estudos NEO, Paul Chodas. “Há uma chance de que o asteroide seja observado por telescópios especializados durante essa passagem, nos provendo com dados para definir a órbita em torno do sol com mais precisão”, disse.

Os cientistas que avaliaram o caso identificaram uma possibilidade remota de impacto do TX68 com a Terra no dia 28 de setembro de 2017. A chance seria de uma em 250 milhões. “As possibilidades de colisões nas próximas três aparições previstas do asteroide são muito pequenas para serem motivo de preocupação”, disse Paul Chodas. “Eu realmente espero que as observações futuras reduzam essa possibilidade [de impacto] ainda mais”, completou.

O diâmetro do TX68 é estimado em 30 metros, dez a mais que o meteoro que se transformou em uma bola de fogo e provocou uma chuva de meteoritos ao cruzar a atmosfera sobre a cidade russa de Chelyabinsk, há três anos. Segundo a Nasa, se um asteroide do tamanho do TX68 entrasse na atmosfera terrestre, causaria uma explosão com o dobro de energia do episódio na Rússia.


Banco Central lança quarto conjunto de moedas sobre Olimpíadas

Da Agência Brasil Edição: Kleber Sampaio



Moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a Tocha OlímpicaDivulgação/Banco Central

O Banco Central (BC) lançou hoje (19) o quarto conjunto de nove moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo uma de ouro, quatro de prata e outras quatro de circulação comum. Assim, o BC encerra a série especial dos jogos, que contém 36 moedas.

A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a Tocha Olímpica, que é o símbolo dos jogos. As moedas de prata são referentes ao Rio de Janeiro, trazendo paisagens conhecidas pelo carioca como a prática de esportes e aspectos culturais e da natureza da cidade.

Já as de circulação comum lembram dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas nas Olimpíadas e nas Paralímpíadas, que são o boxe e a natação paralímpica, além de apresentarem os mascotes dos jogos, Vinícius, mascote olímpico, e Tom, representando os Jogos Paralímpicos.

O diretor de Relações Internacionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), João Sidney Figueiredo Filho, lembrou que, no mundo, existem milhares de colecionadores de moedas e que este é um nicho que o Brasil poderia aproveitar mais.

“A gente iniciou esse projeto [confecção de moedas comemorativas] ainda em 2010 visando resultados benéficos para o nosso país. Ao redor do mundo existem milhares, milhões de colecionadores de moedas de todos os tipos. É uma grande indústria que chega a render milhões. Por anos, estivemos parados nesse ramo, mas esperamos que, com o lançamento de todas que já colocamos à venda desde 2014, o Brasil se mostre um mercado forte nesse ramo”, disse.

Momento histórico

Já o diretor de Relações Institucionais do Banco Central, Edson Feltrin, se disse orgulhoso pelo banco participar diretamente de um momento histórico para o Brasil. “É uma grande honra e motivo de muito orgulho termos a nossa marca nesse momento. É uma pequena contribuição para o sucesso do evento. Com o lançamento deste quarto conjunto de moedas, esse se torna o maior programa numismático [termo que se refere ao colecionismo de moedas] já feito para as Olimpíadas”.

As moedas poderão ser adquiridas no site do Banco do Brasil por meio de boleto bancário, ou, no caso de correntistas do banco, via débito em conta. Elas também estarão disponíveis para venda em algumas agências do Banco do Brasil, onde o pagamento deve ser feito em dinheiro. Todas elas foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil.

App Vigilante permite denunciar casos de violência policial pelo celular

HuffPost Brasil  |  De Ana Beatriz Rosa




“Não é só pelos 20 centavos”, “O gigante acordou”, “Vem pra rua, vem”.

Essas frases marcaram o ano de 2013, quando ocorreram diversas manifestações por todo o País. A população estava descontente com uma série de pautas e o aumento da tarifa do transporte público se encarregou de ser a gota d'água.

Nas ruas lotadas, jovens e adultos se misturavam. Mas, de repente, era recorrente sentir a ardência nos olhos, a fumaça, a correria e a brutalidade.

A ação truculenta da polícia nas passeatas, principalmente em São Paulo, ecoaram para o resto do Brasil.

A situação foi vivenciada bem de perto por um grupo de estudantes de direito que, mais tarde, foram os responsáveis por reivindicar o habeas corpus coletivo para os manifestantes presos durante os atos organizados pelo Movimento Passe Livre.

Entre eles, estava Luccas Adib, bacharel em Direito e diretor-executivo da EvoBra, associação sem fins lucrativos que pesquisa inovações em políticas públicas.

Em entrevista ao HuffPost Brasil, Adib explicou a origem do projeto:

“Toda aquela situação me intrigou. Vi pessoas tendo o seu direito violado por policiais. A maioria da população, na verdade, não sabe quais são os seus direitos. Um policial pode pedir para acessar ao seu celular? Ou cometer qualquer tipo de violência? Resolvi estudar e pesquisar mais sobre o tema. Foi ai que surgiu a ideia de criar uma ferramenta que mediasse essa situação e atuasse em colaboração com a própria polícia para conter os abusos.”
Nascia a ideia do Projeto Vigilante, aplicativo lançado este mês para o sistema Android, que tem por objetivo principal empoderar o cidadão, mediar as denúncias de situações de abuso de autoridade ou violência e, assim, fortalecer o papel das ouvidorias nas instituições -- a ouvidoria da polícia é uma espécie de ombudsman da segurança pública no Estado. É um órgão dirigido por um representante da sociedade civil, com autonomia e independência, cuja principal função é ser o porta-voz da população em atos irregulares praticados pelas Polícias.

“Nosso objetivo não é acumular dados e direcionar para outros fins. O que queremos é ser um facilitador paraestatal da denúncia. Não faz mais sentido que o Estado utilize como meio formal de comunicação um telefone, notificação escrita ou fax. A ouvidoria das polícias foi criada em 1995 e os mecanismo de diálogo com a população são da mesma época. Estamos atrasados nessa ponte e a ideia do projeto veio para complementar uma lacuna.”
Um método mais dinâmico que facilite o diálogo entre a população e o Estado pode vir a ocupar um espaço importante na construção de uma sociedade que se preocupa com os direitos do cidadão.

No site da Ouvidoria da Polícia de São Paulo, por exemplo, é possível acessar relatórios de prestação de contas das denúncias.

O último período contabilizado, no entanto, foi o primeiro semestre de 2015, que contou com 95 queixas de abuso de autoridade, 88 de corrupção passiva, 27 de tráfico de drogas com envolvimento de policiais e 544 queixas de má qualidade no atendimento. A taxa de indivíduos responsabilizados pelas queixas, porém, não é divulgada.

O App



Dividido em duas partes, “Denuncie” e “Conheça seus direitos”, o app é gratuito e tem capacidade para armazenar até dez mil queixas, que podem ser cadastradas de forma anônima ou não.

Mas, como garantir que os dados enviados pelos usuários sejam encaminhados, processados e as devidas partes do processo responsabilizadas, de fato? Por uma imposição legal, qualquer ouvidoria é obrigada a receber todo tipo de denúncia e encaminhar o protocolo.

Contudo, segundo o bacharel em direito, é comum que as vítimas não tenham suas queixas processadas por falta de elementos que estruturem as denúncias.

E ai está o diferencial do aplicativo: permitir que a queixa seja feita em diversas mídias, uma vez que é possível armazenar fotos, áudios, vídeos e mensagens por meio dos smartphones.

O serviço conta ainda com geolocalização, a possibilidade de identificação da corporação (polícias Civil, Militar, Federal ou Guarda Metropolitana), a descrição e o tipo do delito e a diferenciação entre “testemunhas” e “vítimas” no momento de cadastro da ocorrência.

Para ser efetivo, o Projeto Vigilante deve trabalhar em parceria com as ouvidorias e corregedorias.

“O nosso papel é fazer com que as denúncias sejam entregues. Depois disso, a responsabilidade é do Estado. Nós somos uma ferramenta e nos preocupamos em ser acessíveis para todo usuário que quiser fazer uma denúncia, inclusive o policial que sofre com o abuso de autoridade de seus superiores”, afirma o fundador do app.

A plataforma, somente disponível para Android, por enquanto, é resultado do projeto colaborativo EvoBra, fundado em 2015 por Luccas e que hoje conta com uma equipe de 7 integrantes.

A associação sem fins lucrativos, ainda, lançou uma campanha de financiamento coletivo para finalizar a estruturação do aplicativo para outros formatos, como o IOS e o Windows, além de outras melhorias.

Após perder contrato com a Nike, Pacquiao reafirma posição contra casamento gay

HuffPost Brasil  |  De Rafael Nardini



Por incrível que possa parecer, Manny Pacquiao não está acabado. Jogado às cordas pela patrocinadora, a Nike, o pugilista filipino continua extremamente popular.

E não parece estar arrependido. Nesta quinta, ele chegou a dizer que sentiu-se "aliviado porque muitas pessoas ficaram alarmadas com a verdade" (sobre os ataques ao casamento entre pessoas do mesmo sexo). Ele também não se abalou nenhum um pouco com o final do acordo com a Nike: "Qualquer que seja decisão, eu respeito. Nosso contrato já havia acabado... eles me apoiavam apenas com o boxe".

Até aqui, o caminho parece livre para que ele consiga uma vaga no Senado das Filipinas nas eleições gerais de 9 de maio.

Lembrando: Pacquiao comparou os gays à animais. A Nike rapidamente agiu e repreendeu seu ex-contratado, classificando as ofensas como "detestáveis". O contrato foi rompido imediatamente.



O país asiático, considerado conservador e de maioria absoluta católica - cerca de 80% dos 100 milhões de habitantes -, pode dar ao lutador uma das 12 cadeiras no Senado.


Benito Lim, professor de ciência política da Universidade Ateneo de Manila, ouvido pela Reuters, diz:

"Pacquiao ofendeu claramente a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros com seus comentários sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas este grupo representa uma minoria, e isso não irá afetar a popularidade do boxeador entre os eleitores".    

"Ele ainda pode vencer as eleições", confirma, o professor.

O que pode então derrubar a popularidade do extremamente habilidoso lutador de 37 anos? Uma derrota frente Timothy Bradley, em abril.

Candidato à presidência do Peru retira candidatura e denuncia irregularidades

Da Agência Lusa


O congressista peruano Renzo Reggiardo vai retirar sua candidatura à presidência do Peru por considerar que o processo para as eleições de 10 de abril está “contaminado, sujo e cheio de irregularidades”.

Líder do partido Peru Pátria Segura, Reggiardo anunciou a desistência em uma coletiva de imprensa, na quinta-feira (18). “Nós não vamos disputar um jogo contaminado, um jogo sujo, um jogo cheio de irregularidades”, assinalou.

Renzo Reggiardo, que aparece com 1,1% das intenções de voto nas sondagens, questionou a substituição de um membro do Jurado Nacional de Eleições (JNE) em pleno processo eleitoral e também lamentou “uma série de denúncias feitas em relação a possíveis atos de corrupção”.

“Exigimos que o órgão eleitoral seja imparcial e, lamentavelmente, o que se viu até ao momento gerou dúvidas, suspeitas, e o que vier a seguir não vai nos dar confiança”, disse.

A situação do processo eleitoral também foi questionada ontem pelo ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006), candidato do partido Perú Posible.

"Cuidado. Quero advertir que esta disputa eleitoral já está muito manchada e muito polarizada e cheia de vícios. Tenho um grande respeito pelo JNE, mas tomem decisões e não politizem a questão", disse Toledo, em declarações publicadas pelo portal do diário El Comercio.

Toledo criticou a eventual mudança de um magistrado do JNE e pediu aos membros do organismo para não serem parciais nem fazerem política com isso, caso contrário “vai haver muitos candidatos que não vão querer disputar este jogo”.

As mais recentes sondagens dão a vitória a Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), com 35% das intenções de voto, seguido de Julio Guzmán (17%), o ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski (11%) e César Acuña (8%).

O sistema político do Peru, onde o voto é obrigatório, tem por base um regime presidencialista com um mandato de cinco anos renovável, mas não de modo consecutivo, e um parlamento de câmara única.


Avião ataca casa na Líbia e mata 40 supostos membros do Estado Islâmico

Da Agência Lusa Edição: Kleber Mota Vaz Sampaio


Mais de 40 pessoas morreram hoje quando um avião estrangeiro atacou uma residência perto da capital da Líbia, Tripoli, onde estavam reunidos supostos membros do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, informaram fontes da segurança líbia. Acrescentaram que as vítimas, entre as quais mulheres e crianças, nasceram na Tunísia.

A casa, na cidade de Sabratha, cerca de 70 quilómetros a oeste de Tripoli, ficou completamente destruída.

Um responsável ocidental citado pelo jornal New York Times disse que o ataque foi feito por aviões norte-americanos e visou um responsável operacional tunisiano do grupo extremista, envolvido nos atentados perpetrados em 2015 no Museu do Bardo e na estância turística de Port el-Kantaoui, perto de Sousse, na Tunísia.

Os serviços de informações dos Estados Unidos tentam agora determinar se entre as vítimas se encontra Nouredine Chouchane, um dos principais dirigentes do grupo extremista Estado Islâmico na região.

Pelo menos 17 pessoas morrem em atentado suicida em Camarões

Da Agência Lusa


Pelo menos 17 pessoas morreram hoje (19) em um atentado suicida que ocorreu em um mercado, próximo à cidade de Mora, na região do extremo borte dos Camarões.

Por volta das 8h40 (5h40 em Brasília), dois homens acionaram os explosivos que transportavam presos ao corpo, quando várias pessoas chegavam ao mercado. As forças de segurança camaronesas procuram um terceiro suspeito, que teria fugido, disseram as mesmas fontes.

A autoria do atentado ainda não foi reivindicada por nenhum grupo terrorista, mas a região do extremo norte dos Camarões é palco de frequentes ataques do grupo islamico radical nigeriano Boko Haram.

A explosão acontece uma semana depois que duas meninas cometeram um atendado suicida, durante um funeral em Nguetchéwé, na mesma região do país, quando pelo menos oito pessoas morreram.

As forças de segurança camaronesas acreditam que o Boko Haram utiliza crianças e adolescentes para transportar os explosivos, que são acionados à distância por milicianos do grupo.

Os Camarões registraram mais de 30 atentados terroristas, desde o início do ano, perpetrados pelo Boko Haram. De acordo com dados governamentais, cerca de 30 pessoas morreram nestes ataques.

Os jihadistas nigerianos aumentaram os atentados suicidas na região do lago Chade, após o início das operações da força multinacional regional contra o Boko Haram. A região é de difícil controle devido à quase ausência de postos ao longo das fronteiras entre a Nigéria, Camarões, Chade e Níger.

Na terça-feira, forças da Nigéria e dos Camarões reconquistaram a localidade de Goshi, no estado de Borno (nordeste da Nigéria) e libertaram mais de 100 reféns. Na operação foram mortos mais de 162 milicianos do Boko Haram, informaram as autoridades camaronesas.


Seul e Washington simulam envio de tropas americanas em caso de guerra

Da Agência Lusa


A Coreia do Sul e os Estados Unidos (EUA) realizaram hoje (19) um exercício para agilizar o envio de tropas norte-americanas em caso de guerra, em meio a momentos de tensão com a Coreia do Norte devido aos ensaios nuclear e de mísseis.

Na manobra conjunta, os soldados simularam uma situação de guerra em que era necessário proporcionar apoios pertinentes para o envio urgente de soldados dos Estados Unidos para a península coreana, confirmou um representante do Ministério da Defesa de Seul à agência EFE.

Os dois países fazem exercícios como esses com regularidade há mais de duas décadas, mas atualmente as ações têm particular importância, pois a Coreia do Sul e os Estados Unidos intensificam a pressão política e militar sobre a Coreia do Norte.

Os dois aliados ampliaram e intensificaram suas manobras militares na Coreia do Sul e destacaram mais armamento – incluindo quatro caças F-22 Raptor norte-americanos e um submarino de propulsão nuclear – depois dos últimos avanços da Coreia do Norte no domínio da tecnologia nuclear e de lançamento de mísseis.

A Coreia do Norte fez o quarto ensaio nuclear em 6 de janeiro e um mês depois anunciou o lançamento para o espaço do seu segundo satélite, uma operação considerada, porém, um teste encoberto de mísseis balísticos, o que violaria as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Enquanto se aguarda que o Conselho de Segurança da ONU decida as sanções a aplicar, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou na quinta-feira (18) uma lei que prevê a imposição de mais sanções, de forma unilateral, contra a Coreia do Norte.

Essas sanções, que incluem o confisco de bens, a proibição de vistos e a recusa de contratos públicos norte-americanos, visam a qualquer pessoa ou a empresa que ajude o regime norte-coreano, principalmente na aquisição de materiais para produzir armas de destruição em massa.


Síria: Turquia bombardeia posições curdas no norte de Alepo

Da Agência Lusa


A Turquia bombardeou na noite dessa quinta-feira (18) zonas controladas pelos curdos no norte da província de Alepo, no Norte da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com a organização não governamental, é a mais forte ofensiva da Turquia contra essas áreas desde que começou a atacar as suas posições há dias.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, disse à agência France Presse que os ataques aéreos visaram ao reduto curdo de Afrin e não apenas às zonas controladas recentemente pelas Forças Democráticas Sírias, uma coligação árabe-curda dominada pelas Unidades de Proteção do Povo (YPG, o braço armado do Partido da União Democrática, principal formação política dos curdos da Síria).

Apoiadas pelos foguetes aéreos russos, as Forças Democráticas Sírias assumiram o controle de diversas localidades que estavam nas mãos dos rebeldes no norte da província de Alepo, próximo da fronteira turca.

Os avanços das forças alarmam a Turquia que faz bombardeios desde sábado (13).

Ancara lançou ataques pela primeira vez, nessa quinta-feira, contra Afrin, área ocidental curda, onde dois civis morreram e 28 ficaram feridos, segundo Abdel Rahmane.

A província de Alepo está atualmente controlada por diversos grupos a partir da fronteira turca: os rebeldes estão ao norte, confrontados com os curdos mais ao sul. Estão também presentes as forças pró-regime que controlam a maioria do sul da província, enquanto o grupo jihadista Estado Islâmico controla os setores a leste.

Segundo o OSDH, os novos combatentes pertencem a um mosaico de grupos rebeldes e islamitas, entre elas a Faylaq Al Cham (Legião do Levante).


Autoridades sul-coreanas fazem buscas em escritórios da Volkswagen em Seul

Da Agência Lusa


Testes feitos em carros da Volkswagen para avaliar emissões de gasesEPA/Patrick Pleul/Agência Lusa/Direitos Reservados

As autoridades sul-coreanas realizaram hoje (19) buscas na sede da Volkswagen em Seul no âmbito da investigação ao escândalo da manipulação de emissões de poluentes, informou um porta-voz do fabricante automóvel alemão.

Os investigadores confiscaram discos rígidos de computadores e documentos depois de buscas na sede em Seul e em outros escritórios da Volkswagen na capital sul-coreana, indicou a agência Yonhap.

Residências de funcionários da empresa responsáveis pelo controle de qualidade também foram foco das operações.

“Deixamos claro que vamos cooperar totalmente com a investigação e que a nossa posição se mantém inalterada”, disse um porta-voz da Volkswagen à agência noticiosa AFP.

A ação ocorre um mês depois de o Ministério do Ambiente da Coreia do Sul ter interposto uma ação criminal contra Johannes Thammer, o diretor da unidade da empresa alemã no país asiático, alegando que o plano de chamada à revisão dos veículos manipulados apresentava deficiências jurídicas.

O segundo maior fabricante de automóveis do mundo enfrenta processos judiciais em diversos países, depois de ter admitido em setembro do ano passado que manipulou os testes de emissão de poluentes em alguns dos seus veículos com motores a diesel.

Em novembro, Seul ordenou à Volkswagen da Coreia que chamasse para revisão 125 mil automóveis a diesel vendidos no mercado sul-coreano e multou a empresa em 14,1 bilhões de won (10,2 milhões de euros).

Onda de frio atingirá a China até amanhã

Da Agência Lusa


Uma frente fria atingirá grande parte da China, provocando ventos fortes e temperaturas baixas ao longo dos próximos três dias, informou hoje o Centro Meteorológico Nacional da China.

As regiões ao longo das partes médias e baixas e ao norte do rio Yangtze serão afetadas por uma onda de frio entre hoje e sábado, com temperaturas de até 6 graus em algumas partes do nordeste e do norte.

As províncias e regiões da Mongólia Interior, Gansu, Ningxia e Xinjiang, no noroeste do país, deverão ser atingidas por tempestades de areia, enquanto o sul será afetado por chuvas nos próximos dois dias.


Japão vai triplicar produção de energia eólica nos próximos cinco anos

Da Agência Lusa


O Japão vai triplicar a capacidade de produção de energia eólica (gerada pelos ventos) até 2020, segundo estimativa publicada hoje (19) pelo diário económico Nikkei, com base nos planos de investimentos das principais empresas do setor.

O jornal adianta que a Eurus Energy Holdings e a J-Power pretendem investir 60 bilhões de ienes (478 milhões de euros) em novas instalações nos próximos cinco anos.

A Eurus, uma joint-venture entre a corretora Toyota Tsusho e a operadora da Central Nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), planeja instalar 200 mil kilowatts (kw) durante esse período, o que elevaria sua capacidade para até 850 mil kw.

O primeiro projeto é uma fábrica de cerca de 40 mil kw na prefeitura de Akita, no Norte do Japão, cuja construção deve começar ainda este ano.

A J-Power também quer um aumento em torno de 200 mil kw, até 600 mil, a partir de novos centros de geração de energia em Hokkaido (Norte) e Ehime (Sul).

O jornal Nikkei estima que esses projetos e outros de menor escala vão contribuir para aumentar a capacidade de produção de energia eólica do Japão dos atuais 3 milhões de kw para até 10 milhões, o que equivaleria a uma dezena de centrais nucleares.

O governo japonês propôs aumentar a proporção da eletricidade gerada por meio de energias renováveis dos atuais 3% para 15% até 2030.

Apesar das vantagens da eólica em relação a outras fontes renováveis, esse tipo de energia pouco avançou nos últimos anos devido aos procedimentos administrativos e estudos de impacto ambiental exigidos para novas instalações.

Desse modo, a energia eólica atende apenas a 0,5% das necessidades de eletricidade do Japão, valor muito abaixo de países como a Alemanha (9,6%), os Estados Unidos (4,4%) ou a China (2,8%).


Brasil e Argentina vão começar a renegociar acordo automotivo em abril

Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli


Os governos brasileiro e argentino vão começar a renegociar, em abril,  o acordo automotivo entre os dois países, que vence no dia 30 de junho. Entretanto, o ministro do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior, Armando Monteiro, disse nessa quinta-feira (18) que a criação de um regime de livre comércio neste setor ainda vai demorar. “Eu imagino um horizonte inferior a cinco anos”, disse .

Monteiro deu entrevista após um encontro, em Buenos Aires, com o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, no qual o principal tema foi o acordo automotivo. Uma das questões que tem dificultado a liberalização do setor é a adoção, por parte de cada país, de políticas próprias de incentivos à indústria, que acabaram criando assimetrias.

Apesar de reconhecer que elas existem e precisam ser eliminadas, Monteiro explicou que não se pode fazer isso “em um estalar de dedos”. No caso do Brasil, o programa de incentivos Inovar-Auto tem duração prevista até 2017 – apesar de ter sido questionado na Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelos argentinos.

Pelo atual regime automotivo,  cada vez que o Brasil exporta US$ 1,5 em veículos e autopeças para a Argentina, tem que importar US$ 1 desses produtos do país vizinho.  Os dois governos reconheceram que, na atual conjuntura internacional,  interessa a ambos superar os obstáculos e construir uma “plataforma industrial integrada” para conquistar outros mercados.

Monteiro citou como exemplo os países da Aliança do Pacifico, mas também falou na necessidade de criar uma indústria regional competitiva para fazer frente a outros blocos econômicos. “Estamos negociando um acordo [de integração]  com a União Europeia (UE)”, disse Monteiro. “Se não tivermos capacidade de construir uma plataforma nova e competitiva no setor automotivo, como vamos nos relacionar com os europeus?”

Segundo o ministro, as negociações entre o Mercosul (mercado comum integrado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e os  28 países da UE estão avançando rapidamente. Ele acha que o processo de negociações para liberalizar o comércio entre os dois blocos pode começar esse semestre. “Quem sabe ainda nesse trimestre”, disse.

Monteiro também manifestou satisfação com a decisão do novo governo argentino de eliminar a Declaração Antecipada de Importação (DJAI)  - um mecanismo que restringia as importações e afetava os exportadores brasileiros.  Em seu lugar foram adotadas outras medidas para assegurar o equilíbrio da balança comercial mas, segundo o ministro, o número de produtos brasileiros afetados é pequeno.


Anatel propõe fim das concessões de telefonia fixa na maior parte do país

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou hoje (18) uma proposta de mudança nos contratos de concessão de telefonia fixa e das metas de universalização dos serviços. A ideia é fazer com que a prestação do serviço em regime público seja apenas para as localidades que atualmente só têm orelhões para a comunicação e não têm cobertura de telefonia celular.

De acordo com o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, atualmente são 18 mil setores censitários (bairros ou conjuntos de bairros) que contam apenas com o serviço dos orelhões para se comunicar. Segundo a proposta, no restante do país, a telefonia fixa seria oferecida por meio de autorizações, como ocorre em muitas cidades do país, mas com alguns compromissos como a manutenção da oferta de acessos individuais.

Freitas explicou que atualmente a telefonia fixa não é mais considerada um serviço essencial, por isso não é mais necessário manter as concessões para o setor. “O objetivo da concessão é que o serviço chegue a todo mundo em ambiente competitivo. No serviço de voz, isso já foi atingido para a larga maioria da população, então a concessão é dispensável. A concessão mantida integralmente no país fere o interesse público, porque ela aloca investimento disponível para um serviço que não é a prioridade da população”, disse o relator.

A proposta não foi votada hoje por causa de um pedido de vista do conselheiro Rodrigo Zerbone. Depois de aprovada pela Anatel, a proposta será encaminhada para análise do Ministério das Comunicações, que já analisa mudanças no modelo de prestação dos serviços de telecomunicações em vigor no país.


PT pede arquivamento de ação contra Dilma e Temer no TSE

André Richter – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco


O PT pediu hoje (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o arquivamento da ação na qual o PSDB pede a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Os tucanos alegam que houve irregularidades fiscais na campanha presidencial petista relacionadas a doações de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

O PT sustenta que as contas da campanha eleitoral da Dilma e Temer foram aprovadas pelo tribunal em dezembro de 2014 e que, por isso, os fatos alegados pelo PSDB já foram julgados. Na manifestação, o PT também alega que o PSDB apresentou apenas ilações sobre supostas irregularidades nas contas eleitorais da campanha presidencial.

A defesa petista afirma que a coligação oposicionista também recebeu doações de empresas que foram citadas na Lava Jato. De acordo com levantamento do partido, os tucanos receberam 31,38% de empreiteiras do total de receitas arrecadadas em 2014.

“Não é crível imaginar que as empresas investigadas na operação policial por fraude à licitação e formação de cartel tenham condições de diferenciar dinheiro de corrupção e dinheiro sem corrupção. Se as doações ocorridas ao Partido dos Trabalhadores por estas empresas são consideradas como de corrupção, logicamente que as doações ocorridas ao partido PSDB, à Coligação Muda Brasil, também o são”, argumentam os advogados.

Mais cedo, os advogados da presidenta Dilma Rousseff entregaram ao TSE a defesa na ação de investigação. De acordo com os advogados da presidenta, o PSDB pretende obter no TSE “aqueles inúmeros votos que não conseguiu nas urnas”.

Outro lado

Em nota divulgada à imprensa, o PSDB afirma que a presidenta, na ausência de argumentos consistentes para sua defesa, ataca o partido e o TSE. De acordo com a legenda, Dilma deveria se defender das “inúmeras e graves acusações que pairam sobre sua campanha”.

A íntegra da nota é a seguinte:

“Na ausência de argumentos consistentes para sua defesa, a presidente Dilma Rousseff ataca o PSDB e agride o TSE, que existe para garantir o equilíbrio e a lisura dos pleitos eleitorais. Ao acatar a ação proposta pelo PSDB, o tribunal reconhece haver fortes indícios de abuso de poder econômico e político e utilização de dinheiro da corrupção e caixa dois na última campanha presidencial. Ao invés de dispender energia mais uma vez atacando o PSDB, deveria a presidente da República dedicar-se a se defender das inúmeras e graves acusações que pairam sobre sua campanha.”


Aeronautas aceitam proposta do TST e encerram estado de greve

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura



Pilotos e comissários de bordo aceitaram a proposta de conciliação do ministro Ives Granda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para encerrar um impasse na negociação salarial com as companhias aéreas. A categoria encerrou o estado de greve.

Em assembleias realizadas hoje (18) em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Campinas, além do Rio de Janeiro, os aeronautas resolveram aceitar integralmente a proposta, que também foi acatada pelo Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), representante das companhias aéreas Azul, Avianca, Gol e TAM.

Os aeronautas receberão reajuste salarial de 11% em duas parcelas de 5,5% em fevereiro e maio, não retroativo à data base vencida em 1º de dezembro. Além disso, foi concedido reajuste de 11% nos benefícios e feita a promessa de que nenhuma retaliação recairá sobre os trabalhadores, em função da paralisação feita em 3 de fevereiro.

O Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa trabalhadores que atuam em solo (agentes de check-in, auxiliares de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agentes de bagagem, operadores de equipamentos) marcou assembleias a partir de amanhã (19) para deliberar se aceitam a proposta do TST.


Pesquisa investiga se outros fatores associados ao Zika causam microcefalia

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil* Edição: Luana Lourenço


Pesquisadores dos Estados Unidos e do Brasil vão investigar se o vírus Zika provoca sozinho a microcefalia ou se a malformação ocorre quando o agente está combinado com outros fatores.

“[Vamos descobrir se a causa do aumento de microcefalia] é o vírus Zika só ou associado a alguma coisa, ou é o virus Zika no organismo que tem essa ou aquela predisposição. São questões em aberto”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em entrevista antes da abertura de encontro entre pesquisadores e representantes dos governos brasileiro e norte-americano na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília.

A pesquisa está sendo desenvolvida na Paraíba, em parceria entre técnicos do governo local e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.

A reunião de hoje (18) juntou o Instituto Butantan, o laboratório Biomanguinhos, o Instituto Evandro Chagas, os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Saúde, além de representantes norte-americanos do CDC, do Departamento de Saúde e da Food and Drug Administration (FDA).

Os principais pontos a serem discutidos pelas instituições são o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika, de tratamento para a doença, de melhores tecnologias para o diagnóstico e o combate ao Aedes aegypti.

Na abertura da reunião, a embaixadora dos Estados Unidos do Brasil, Liliana Ayalde, disse que infecções não respeitam barreiras e por isso os países devem atuar juntos e coordenadamente para combater a transmissão de doenças como a zika.

*Colaborou Paula Laboissière


Pacientes do DF podem pedir a importação de medicamentos à base de canabidiol

HuffPost Brasil  |  De Rafael Nardini



Brasileiros lutaram anos para conseguir acesso aos medicamentos que seus familiares que sofrem com dores crônicas, Parkinson e epilepsia refratária tanto precisam. O motivo? Os remédios contarem na fórmula com canabidiol, substância presente na maconha.

Atendendo à decisão judicial, o governo do Distrito Federal vai importar os tais medicamentos. A decisão publicada no Diário Oficial da União no dia 15 dispensa a necessidade de licitação para os produtos.

A importação em caráter emergencial acontece até 17h de amanhã. Os pedidos devem ser encaminhados via email ou presencialmente, na Diretoria de Aquisições da Secretaria de Saúde.



Poderão ser importados medicamentos em frascos ou seringas preenchidas. Para fazer o pedido, os pacientes deverão comprovar a necessidade do uso e precisam da devida prescrição médica.

No entanto, os pacientes que não optarem por fazer a encomenda de maneira individual - por e-mail ou pessoalmente - e contarem com o pedido feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão necessitar de decisão judicial.

As encomendas dos medicamentos não poderão ultrapassar a quantidade necessária para um ano de tratamento.

Na Argentina, filhote de golfinho morre após ser retirado do mar para banhistas tirarem selfies

HuffPost Brasil



Um filhote de golfinho morreu depois que banhistas o retiraram do mar de Santa Teresita, na Argentina, para fazer selfies com o animal.

A ONG WWF (World Wildlife Foundation), que denunciou o caso, informou na última quarta-feira (17) que os turistas tiraram dois golfinhos da água e passaram de mão e mão para dezenas de pessoas tirarem fotos. Um deles não resistiu depois de ficar tanto tempo fora da água.

O caso aconteceu no último final de semana. Em nota, a WWF afirmou que o filhote era um golfinho Franciscana, um dos menores golfinhos do mundo, medindo entre 1,30 e 1,70 metro de comprimento, que tem pele frágil e, portanto, não pode passar muito tempo longe da água porque ele superaquece e morre.

"Por isso, a ocasião serve para informar a população sobre a necessidade urgente de devolver estes golfinhos ao mar ao encontrá-los na orla", alertou a ONG. "Isto é fundamental para que pessoas ajudem a resgatar estes animais, porque cada Franciscana conta."

"Por ser uma espécie prioritária para a vida silvestre, há mais de dez anos trabalhamos junto a diferentes instituições para a proteção destes animais."
A espécie, também chamada de "golfinho La Plata", é encontrada na Argentina, Uruguai e Brasil e está vulnerável à extinção, de acordo com a Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (UICN). Estima-se que existem menos de 30.000 na Argentina.






Francisco defende João Paulo II e diz que amizade com mulher é possível

Da Ansa Brasil


O papa Francisco disse a jornalistas hoje, dia 18, no avião que o trouxe do México para o Vaticano, que sabia da relação entre João Paulo II e a filósofa Anna-Teresa Tymieniecka, e que a amizade entre homens e mulheres não é um pecado.

"A amizade com uma mulher não é um pecado, é uma amizade. Uma relação amorosa com uma mulher que não seja sua esposa, sim, é um pecado", disse, acrescentando que o papa João Paulo II “era um homem que queria pensar como as mulheres”.

“O Papa tem um coração que pode ter uma amizade saudável e santa com uma mulher”, disse.

Centenas de cartas enviadas pelo papa João Paulo II para a filósofa norte-americana de origem polonesa foram reveladas em um documentário da emissora britânica BBC nesta semana. Os documentos mostram uma amizade “intensa”, mas não apontam evidências de que o religioso tenha rompido o voto de celibato feito ao se tornar padre.

Francisco acrescentou que um homem que não sabe ter uma boa amizade com uma mulher é alguém a quem falta algo. “E eu, por experiência, quando peço conselhos a colegas ou amigos, sempre gosto de receber a opinião de uma mulher”.

As mulheres "te dão tanta riqueza, olham para as coisas de uma maneira diferente. Eu gosto de lembrar que a mulher é aquela que constrói a vida no útero".

Apesar de o conteúdo só ter sido revelado agora, a troca de mensagens era conhecida no Vaticano - e não são as primeiras do Pontífice com mulheres. Ainda segundo Francisco, as mulheres são, até hoje, pouco levadas em consideração. “Ainda não entendemos o bem que a mulher faz para a vida do sacerdote e da Igreja, no sentido do conselho, da ajuda e da amizade saudável”.

As correspondências iniciaram-se em 1973, quando João Paulo II era o arcebispo de Cracóvia. A primeira carta enviada pela norte-americana tinha como objetivo o debate sobre um livro publicado pelo religioso.

Desde então, uma série de documentos foram trocados entre os dois e vários encontros para debates filosóficos foram feitos. Os primeiros escritos apontam uma comunicação “mais formal”, que foram ficando mais “íntimas” ao longo do tempo, segundo a emissora britânica.


Para combater Zika, papa sugere uso de anticoncepcionais

Da Ansa Brasil


Em uma entrevista coletiva no avião que o levou do México para o Vaticano, o papa Francisco defendeu métodos contraceptivos como um “mal menor” para combater a disseminação do vírus Zika, mas criticou o uso do aborto para evitar o nascimento de crianças com microcefalia.

"O aborto não é um problema ideológico, é um problema humano, um problema médico; é matar uma pessoa para salvar outra, no melhor dos casos, ou para deixá-la bem. É um mal em si mesmo", declarou o Pontífice.

Contudo, segundo Jorge Bergoglio, não se deve confundir o “mal para evitar a gravidez” com a interrupção da gestação. "Sobre o mal menor, evitar a gravidez, falemos em termos de conflito entre o quinto e o sexto mandamentos ['não matar' e 'não pecar contra a castidade']. Paulo VI, o grande, em uma situação difícil na África, permitiu às freiras o uso de anticoncepcionais em casos de violência", declarou Francisco aos jornalistas presentes em seu avião.

No início de fevereiro, o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Zeid Al Hussein, havia pedido a revogação de leis que limitassem o acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, inclusive ao aborto e à contracepção de emergência, para fazer frente a disseminação do Zika, que pode causar microcefalia em fetos.

Além disso, no Brasil, algumas personalidades, como o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão (PSB-RJ), defendem que as mulheres tenham direito de interromper a gestação de fetos com malformação cerebral.

"Evitar a gravidez não é um mal absoluto. Em certos casos,anti como esse do vírus Zika ou aquele que mencionei, do beato Paulo VI, isso fica claro", ressaltou o Papa.




Notificação de casos de Zika passa a ser obrigatória no Brasil

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura



A partir de hoje (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika passa a ser obrigatória. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.

No caso de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus Zika ou de óbito suspeito, a notificação deverá ser imediata, ou seja, feita pelos profissionais de saúde em até 24 horas.

O Ministério da Saúde informou que a mudança é resultado de uma análise dos métodos de acompanhamento do Zika no Brasil. Até então, a infecção era monitorada por meio do Sistema de Vigilância Sentinela, para prestar apoio a medidas de prevenção à doença.

A decisão de tornar a notificação obrigatória foi tomada em parceria com estados e municípios, além de especialistas.

“Os profissionais de saúde de todo o Brasil estão sendo orientados sobre a medida por meio dos diversos canais de comunicação de rotina, como videoconferências, e-mails, ofícios e contatos diretos”, destacou o ministério.


* Colaborou Aline Leal







Após eleição de Picciani, ala insatisfeita do PMDB promete manter resistência

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante


Leonardo Picciani (PMDB-RJ) concede entrevista após ser reconduzido à liderança do partido na CâmaraFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mesmo com a recondução do deputado Leonardo Picciani (RJ) à liderança do PMDB na Câmara, com 37 dos 71 votos, a ala insatisfeita do partido promete manter resistência. Darcísio Perondi (RS), um dos deputados que defenderam na eleição de ontem (17) a troca no comando da bancada, afirmou hoje (18) que a divisão dentro da legenda será levada inclusive à convenção do partido, marcada para 12 de março. “Vamos continuar sendo dissidentes, defendendo que o PMDB saia do governo e vamos continuar trabalhando pelo impeachment [da presidenta Dilma Rousseff]”, afirmou.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que o grupo que defendia a eleição de Hugo Motta (PB), concorrente de Picciani, amarga o resultado, mas manterá resitência ao governoJosé Cruz/Agência Brasil

O deputado explicou que o grupo que defendia a eleição de Hugo Motta (PB), concorrente de Picciani, amarga a derrota, com diferença de sete votos. “O jogo foi muito pesado. Fomos incompetentes. Perdemos por competência do outro lado, da prefeitura do Rio de Janeiro e do Palácio do Planalto”, completou, ao mencionar o retorno de titulares que ocupavam cargos no Executivo e foram exonerados para participar das eleições, como Marcelo Castro, que deixou momentaneamente o Ministério da Saúde para poder votar na escolha do líder do PMDB.

Em janeiro, as duas alas do PMDB chegaram a um acordo em relação à questão que acabou criando toda a divisão no partido: a formação da comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidenta Dilma. Picciani comprometeu-se a entregar uma lista equilibrada. Para Perondi esta será um dos momentos decisivos que o líder enfrentará este ano. “Se ele quiser mesmo a unificação da bancada, como disse ele, terá que comportar o [grupo] perdedor”, cobrou.

Picciani confirmou o compromisso. No Salão Verde, ao lado de Perondi, garantiu que a lista do partido, com oito indicações, será equilibrada. “A comissão do impeachment contemplará todas as correntes de pensamento: os favoráveis, os contrários e os que ainda não manifestaram opinião. Em relação às comissões permanentes, os deputados recebem um formulário em que marcam suas preferências. Conseguimos atender a mais de 90% desses pleitos. Não vejo dificuldade.”

Perguntado sobre a convenção do PMDB, Picciani disse que o partido está buscando unidade partidária. “Talvez consiga chegar a um cenário em que não haja disputa. Esse é o melhor dos cenários”, afirmou. O líder da legenda na Câmara não acredita que a ruptura com o governo, defendida pela outra ala do PMDB, entre na pauta do encontro. “Na maioria dos convencionais não há um desejo de discutir este tema neste momento.”

Reforma da Previdência

Picciani ainda defendeu que a Câmara se debruce sobre pontos considerados estratégicos pelo governo, como a reforma da Previdência. “Há um sentimento geral de que a reforma é estruturante para o país e precisa ser feita. É preciso que Executivo envie o projeto para que a gente discuta o mérito da proposta. Mas que é preciso mexer não resta dúvida, e a situação do país, dos municípios e dos estados demonstra isto.”

Do lado do PT, a posição sobre a reforma ainda não é tão certa. O partido da presidente Dilma deve se reunir na próxima semana para tentar um consenso sobre a proposta. “O PT é o partido da presidente. O Brasil precisa fazer essa reforma. Até o PSDB deu sinais de que pode votar, se o PT fechar questão a favor da reforma da Previdência”, afirmou o vice-líder do governo, Silvio Costa (PSC-PE). “Quero perguntar ao PT se ele quer ajudar a presidente Dilma e o país ou quer fazer demagogia, porque o partido sabe que a reforma da Previdência é numa visão de futuro e que não vamos mexer em direitos adquiridos do trabalhador. Cobro do PT que seja aliado”, acrescentou Costa, visivelmente irritado.


Cunha aguarda escolha de líder do PP para definir comissões permanentes

Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco


O  presidente  da  Câmara, Eduardo  Cunha,  que se reuniu com líderes nesta quinta-feiraArquivo/ABr

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou hoje (18) que vai aguardar a escolha do líder do PP, único partido que ainda não concluiu a votação, para definir as comissões permanentes da Casa.

O anúncio, feito nesta quinta-feira durante reunião com líderes partidários, deixou a impressão, para alguns, de que o peemedebista tinha desistido de esperar resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) aos questionamentos sobre a composição da comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ao se encaminhar ao plenário pouco depois do encontro, Cunha esclareceu: "não muda nada. Ainda tem líder para ser escolhido. Vamos aguardar para depois discutir”, afirmou.

O líder reconduzido do PPS, Rubens Bueno (PR) entendeu o recado de forma diferente e disse que a distribuição do comando das comissões entre os partidos seria a mesma do ano passado. “Ainda não se fechou a lista de líderes indicados para que o presidente possa ajustar as eleições das comissões. Isso deverá ser resolvido na próxima semana, mas não haverá mudança nas comissões que seguirão as regras desde a posse dos deputados”, afirmou Bueno.

Cargos para novos partidos

Sem definições sobre como e quando os colegiados começam a funcionar, os líderes tentaram entrar em consenso sobre a necessidade de novos cargos de assessoramento para os partidos criados no ano passado: Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Rede. Há uma resolução sobre a mesa de Cunha que prevê 70 novos cargos para o PMB e mais 25 para a Rede, mas a proposta enfrenta resistência.

“Se temos novos partidos, temos que buscar redistribuir. De onde saíram os deputados que foram para os novos partidos?", questionou o deputado. Segundo ele, o partido do qual os parlamentares saíram perde esses assessores para que sejam alocados na nova legenda. "Essa deveria ser a regra permanente. Assim não se provoca nenhum tipo de injustiça”, ressaltou Bueno, ao mencionar uma proposta que foi feita pelo próprio líder da Rede, Alessando Molon (RJ).

O impasse ficou sem solução. Além da controvérsia sobre criação e redistribuição de cargos, os parlamentares lembraram que, com a promulgação hoje da Proposta de Emenda à Constituição 182/07, conhecida como PEC da Janela Partidária, a composição de muitas legendas deve mudar. O texto permite que, nos próximos 30 dias, políticos eleitos mudem de partido sem perder o mandato.

“Estima-se que em torno de 50 deputados deverão mudar de partido. Isso, obviamente, vai mudar a configuração aqui na Casa. [É] natural que esperemos esses 30 dias para votar o projeto de resolução. A Casa tem estrutura para oferecer aos partidos novos apoios técnicos”, disse o líder do DEM, Pauderney Avelino. De acordo com o deputado, será criada uma comissão para estudar a proposta em 60 dias. “Deveremos enxugar o máximo que for possível a estrutura da Câmara e do Senado”, amtecipou.


Líderes da União Europeia pedem interrupção imediata de bombardeios na Síria

Da Agência Brasil* Edição: Denise Griesinger


Os líderes da União Europeia (UE) pediram hoje (18) a interrupção imediata dos ataques da Rússia e do regime sírio contra a oposição moderada. Reunidos em Bruxelas até amanhã (19), os líderes europeus discutem a questão da Síria, entre outros assuntos.

“O Conselho Europeu exorta a Rússia e o regime sírio a cessarem imediatamente seus ataques contra os grupos de oposição moderada”, lê-se no rascunho das conclusões do encontro, acrescentando ainda que os bombardeios “ameaçam as perspectivas de paz, beneficiam o Estado Islâmico e alimentam a crise dos refugiados”, diz o comunidado.

Os chefes de Estado e de governo da UE salientam ainda sua preocupação com o “risco de uma nova escalada militar e condenam os bombardeios repetidos de infraestruturas civis”, em referência a escolas e hospitais.

A conclusão da cúpula deverá ser apresentada amanhã, ao final do encontro.

*Com informações da Agência Lusa


Indiano juntou dinheiro por 10 anos para comprar ambulância e salvar animais abandonados

Claudia  |  De Claudia




Muitas pessoas passam anos economizando para realizar aquele sonho de criança e comprar um carro.

O indiano Balu teve uma história bem semelhante, mas com uma nobre diferença: no lugar de um possante para passear por aí, ele juntou moeda por moeda para adquirir uma van e transformá-la em ambulância de animais.




Desde então, ele se dedica a melhorar a vida dos bichinhos abandonados: o rapaz e sua esposa passam o dia recolhendo cães e gatos e os entregando para veterinários.

Para bancar as viagens, ele cobra 16 rúpias, o equivalente a 94 centavos de real, por quilômetro rodado. Quem paga essa quantia é o tutor: a pessoa que entra em contato para indicar um animal que precisa de ajuda.



Quando não há vagas em ONG's ou clínicas, nada de devolvê-los para a rua. Balu os acolhe em casa - também pedindo uma colaboração financeira, de 300 rúpias ou R$ 17,64 por dia. Por lá, ele trata de ferimentos, dá comida e remédios.

Segundo o cuidador, em entrevista ao Open Road India, alguns vizinhos se incomodam. Já ele, não liga para as críticas. "Essa é minha vida agora e não posso deixá-los para trás. Vou continuar fazendo isso para sempre", finaliza.



A escola tem papel fundamental na saúde mental de uma criança

HuffPost Brasil  |  De Amanda Mont'Alvão Veloso




Uma sala de aula abriga crianças dos mais diferentes repertórios culturais e com os mais diferentes comportamentos.

Todas estão sujeitas às mesmas regras escolares e ao convívio comum, mas cada uma reage à sua maneira. Sem contar que cada experiência vivida entre os muros da escola – e fora dela – faz parte da formação de personalidade desses pequenos sujeitos.

Tais reações particulares dizem muito a respeito da saúde mental de uma criança e do ambiente familiar dela, e a escola tem papel precioso no equilíbrio emocional de seus estudantes.

Agressividade, desinteresse, ansiedade, rebeldia, introversão, problemas de comportamento em geral, vitimização, dificuldade na fala, de ir ao banheiro, de sono, de aprendizagem ou de alimentação podem ser sintomas de que essa criança merece atenção e cuidados próximos, sobretudo da escola, que recebe boa parte da interação desse(a) aluno(a).

“É importante que o professor e escola conheçam um pouco do perfil de seus alunos, por meio do contato com os pais, inclusive. Assim, tendem a perceber alguma alteração ou necessidade com mais facilidade”, explica a psicóloga e psicanalista Raquel Baldo Vidigal, que atende crianças em seu consultório.

Uma criança introspectiva e com dificuldade de aprendizagem pode simplesmente ser míope e não enxergar pela falta de óculos, ou estar passando por uma situação emocional que não tem ideia de como resolver. A escola, por meio dos professores, diretores e até mesmo os colegas, pode ser um espaço sensível a essas pistas que a criança deixa vazar.

Uma vez percebido esse sinal, a abordagem deve ser particular e feita com delicadeza, além de estar de acordo com os valores que a escola e os pais compartilham.

Comumente se buscam profissionais comportamentais para lidar com o(a) aluno(a), mas, segundo Vidigal, a experiência dela com saúde mental infantil restringe a possibilidade de olhar além do sintoma visto. “Uma linha mais aberta, talvez com enfoque psicanalítico, pode mostrar que há algo a mais a ser considerado e acolhido no sintoma da criança e isso pode envolver pais e escola.”

O padrão e o fora do padrão; o bullying dos colegas; a temida aula de educação física, que exclui os não habilidosos nos esportes; trabalhos em grupo de vez em quando forçados; professores rígidos que intimidam e a cobrança desmedida por desempenho são situações que costumam ser familiares e podem afetar uma criança de maneira bastante intensa, já que ela ainda não tem uma defesa psíquica sólida.

Apesar da importância, a saúde mental de crianças ainda não tem a atenção necessária no Brasil, aponta a psicóloga Patricia Leila dos Santos, professora-doutora do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade de São Paulo (USP), em seu estudo Problemas de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes Atendidos em um Serviço Público de Psicologia Infantil.


“Por vezes o termo saúde mental fica restrito ao atendimento psiquiátrico, desconsiderando-se sua abrangência e a contribuição de várias disciplinas no atendimento de crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais.”
O mesmo estudo lembra que, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde citado pelo Ministério da Saúde em 2005, 30% dos países não têm políticas de saúde mental e 90% não têm políticas de saúde mental que incluam crianças e adolescentes.

“A saúde mental de uma criança ainda é muito frágil e em algumas etapas de vida, é machucada mais facilmente”, pondera Vidigal. É por isso que a escolha da escola é tão importante. Os pais devem enxergar nela uma continuação de suas crenças e ensinamentos, explica a psicanalista.

“Há pais que criam seus filhos com ideais que entendem como livres, mas matriculam seus filhos em escolas tradicionais que prezam, acima de tudo, o resultado. Ou mesmo o inverso: pais tradicionais, com regras firmes, que colocam seus filhos em ambientes criativos. Em ambos os casos, podemos pensar que buscam certo equilíbrio e a ideia parece atrativa, mas o mais comum é causar grande conflito na criança, que tende a se ver entre dois meios, dois desejos e pressões diferenciadas sobre ela.”
__________

Young Minds Matter é uma nova série dedicada a tomar a dianteira nas conversas com crianças sobre saúde mental e emocional para que elas se sintam amadas, valorizadas e compreendidas. Lançada pela duquesa de Cambridge como editora-convidada do The Huffington Post UK, a série vai discutir problemas, causas e sobretudo soluções para o estigma envolvendo crise de saúde mental entre crianças britânicas.

Mulheres dos EUA estão aliviando as dores menstruais com supositórios de maconha

HuffPost Brasil




A indústria da maconha nos Estados Unidos não brinca em serviço. Você já leu aqui que nem mesmo Bob Marley escapou.

Foria Relief é uma nova forma de tentar explorar o potencial mercadológico da erva. A empresa criou um supositório vaginal que faz une manteiga de cacau e concentrado de THC e CBD, componentes presentes na maconha que prometem relaxar os músculos do corpo feminino, proporcionando alívio.

Cada cápsula contém 60mg de THC e 10mg de canabidiol. Tudo, vale o grifo, sem efeito psicoativo da planta.



Como chegaram no produto? “A região pélvica é a parte do corpo com mais receptores canabinoides, depois do cérebro”, diz o fundador da Foria, Mathew Gerson.

Publicidade

O uso do produto depende da recomendação médica e só pode se comercializado nos estados americanos que legalizaram o uso do produto. O investimento é de US$ 44 para uma caixa com quatro cápsulas.

Começaram as filmagens de 'Guardiões da Galáxia Vol. 2'. E o diretor divulgou a primeira foto oficial

HuffPost Brasil  |  De Caio Delcolli



Eu sou Groot!

Começaram as filmagens do aguardado Guardiões da Galáxia Vol. 2. E, para divulgar a novidade, o diretor e roteirista James Gunn compartilhou no Facebook, nesta quarta-feira (17), a primeira imagem oficial do filme baseado nos quadrinhos da Marvel.

Nela, toda a gangue de anti-heróis do primeiro filme está de volta:

guardians of the galaxy vol 2

Da esquerda para a direita, você vê: Rocket Raccoon (na voz de Bradley Cooper); Drax (Dave Bautista); Groot (voz de Vin Diesel), sobre o ombro de Drax; Peter Quill, o Senhor das Estrelas (Chris Pratt); e Gamora (Zoe Saldana).

Groot, em sua versão bebê, ainda é adorável.

E o elenco tem uma novidade: Kurt Russell foi confirmado, embora seu papel não tenha sido divulgado.


"Não poderia estar mais eufórico", escreveu o diretor. "Meu filme favorito quando eu era uma criança pequena era O Homem Mais Forte do Mundo]", comemorou, citando o clássico obscuro da Disney de 1975, protagonizado por Russell.

"Nós teremos mais surpresas para vocês nos próximos meses. Mas, por ora, isso será o suficiente. Preciso voltar ao set!"

Guardiões da Galáxia Vol. 2 faz parte da terceira fase de filmes do Marvel Studios. Estreia no Brasil em 27 de abril de 2017, após Capitão América: Guerra Civil (28 de abril de 2016) e Doutor Estranho (3 de novembro de 2016).

Médico é preso suspeito de abusar de mais de 20 pacientes

HuffPost Brasil  |  De Grasielle Castro



Um médico foi preso, no seu consultório, em Florianópolis, na terça-feira (15), suspeito de abusar sexualmente das pacientes. Antes de deflagrar a operação, a Polícia Civil tinha ao menos dez boletins de ocorrência contra o nutrólogo Omar César Ferreira Castro, de 66 anos.

Após a divulgação da prisão, o número de pacientes que acusam o médico de abuso já subiu para 20.

De acordo com informações do Notícias do Dia, uma das mulheres diz que o médico a dopou para estuprá-la. No dia seguinte, a paciente voltou ao consultório, com um gravador, e conseguiu uma confissão.

O mesmo relato foi feito pelas demais pacientes. Ele diz que vai deixar as pacientes com o corpo bonito, se aproxima delas e, à força, toca no corpo, nos seios. No fim, ainda tenta beijá-las.

"É revoltante o que ocorreu comigo: ir a uma consulta médica, ser dopada e em seguida estuprada é um fato digno de ódio, fúria e raiva. E o pior foi a impossibilidade de esboçar reação, pois como estava dopada tentei tirar as mãos do médico de mim, porém não consegui. Ele me levou para maca. Tudo isso aconteceu sem eu entender o porquê”, disse uma das vítimas ao ND.
O caso chegou ao Conselho Regional de Medicina do estado. Embora não haja nenhum denúncia de abuso sexual registrada contra o médico no órgão, o conselho vai abrir uma sindicância para apurar o caso. Se a conduta irregular for confirmada, ele poderá ter o registro cassado.




Repúdio

As deputadas da Bancada Feminina do estado repudiaram o "atos que, se confirmados, atentam gravemente contra todas as mulheres catarinenses e expressam o mais elevado grau de violência que uma mulher pode sofrer, principalmente ante as denúncias que tais crimes foram perpetrados em condições de redução da capacidade de decisão destas mulheres".

Em nota, Angela Albino (PCdoB), Carmen Zanotto (PPS) e Geovania de Sá (PSDB) pediram rápida apuração e punição.

Caso semelhante

A prisão de Omar se assemelha ao caso do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente das pacientes enquanto elas estavam sob efeito de sedativos. Foram 52 estupros e quatro tentativas de abuso a 39 mulheres.

Nos dois casos, os médicos tinham boa reputação. Omar é considerado um dos melhores especialistas da capital e atende uma média de 40 pacientes por dia.

Abdelmassih era especialista em reprodução humana e foi um dos pioneiros da fertilização in vitro no País.

ProUni: pré-selecionados na 2ª chamada têm até hoje para comprovar informações

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto


Pelo ProUni, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior com base na nota do Enem Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil

Termina hoje (18) o prazo para os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da segunda chamada está disponível desde o dia 12, na página do programa.

Nesta etapa, é de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local para apresentação dos documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente eliminado.

Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio.

Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 29 de fevereiro, na página do ProUni.

Pelo programa, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta primeira edição de 2016, o ProUni teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. De acordo com balanço do Ministério da Educação, a maioria dos inscritos é mulher (59,5%) e tem até 22 anos (65%). Do total de inscritos, 12.834 são pessoas com deficiência. Os candidatos são principalmente de São Paulo, origem de 290,5 mil inscritos, Minas Gerais (193 mil) e da Bahia (114,6 mil).