Morte de Harper Lee: Escritora de 'O Sol É para Todos' morre aos 89 anos

HuffPost Brasil  |  De Caio Delcolli



Morreu aos 89 anos a escritora norte-americana Harper Lee, autora do clássico O Sol É para Todos (To Kill a Mockingbird), como informado na manhã desta sexta-feira (19) pela prefeitura da cidade de Monroeville, no estado interiorano do Alabama, onde a autora morreu.

Lançado em 1961, O Sol É para Todos é um dos títulos mais relevantes da literatura dos Estados Unidos do século 20. Ambientada na década de 1930 em Maycomb, uma cidadezinha ficcional do Alabama, a história trata de um caso de injustiça racial em uma das regiões mais racistas e conservadoras dos EUA.

Nelle Harper Lee se inspirou na própria infância em Monroeville para escrever o romance, que se tornou imediatamente adorado por gerações e vendeu mais de dez milhões de cópias, sendo também uma leitura escolar obrigatória nos EUA. Venceu o prêmio Pulitzer de ficção no ano seguinte ao lançamento.




Em 1962, foi lançada uma elogiada e cultuada adaptação cinematográfica do romance dirigida por Robert Mulligan e produzida por Alan J. Pakula. Venceu o Oscar nas categorias de melhor ator (Gregory Peck), roteiro adaptado (Horton Foote) e direção de arte em preto e branco (Alexander Golitzen, Henry Bumstead e Oliver Emert), além de ter sido indicado a mais cinco, incluindo filme e diretor.

O filme só fez dar força ao sucesso de Lee, que nunca aceitou essa posição e se tornou reclusa – ela nunca havia imaginado que O Sol É para Todos seria bem sucedido em vendas, crítica e público.

O livro foi o primeiro e único da autora durante mais de 50 anos: em 2015, foi lançado Vá, Coloque um Vigia (Go Set a Watchman), sequência do lançamento de 1961.

Pessoas próximas a Lee foram acusadas de se aproveitar da delicada saúde da escritora para convencê-la a publicar o novo romance, cujo manuscrito ficou guardado desde antes do lançamento de O Sol É para Todos.

Vá, Coloque um Vigia deixou o mundo literário em furor. Vendeu mais de um milhão de cópias, embora a crítica não tenha o recebido tão bem quanto o primeiro.

Lee também escreveu ensaios de não ficção, embora estes nunca tenham tido o mesmo destaque de seu principal livro.

A escritora estudou direito na Universidade do Alabama, onde escrevia para o jornal universitário. Ela não chegou a concluir a graduação: mudou-se para Nova York, onde trabalhou como agente de reservas de viagens aéreas e escrevia paralelamente, até deslanchar na literatura.

Lee foi amiga próxima do escritor Truman Capote (1924-1984), a quem ajudou na investigação do livro A Sangue Frio. Lançada em 1966, a obra que também se tornou um clássico do século 20 relata, baseada em fatos, a história do assassinato de uma família no interior dos EUA.




Um dos retratos mais famosos da relação de ambos está no filme Capote (2005), que conta os bastidores da investigação de A Sangue Frio. Em elogiada atuação, Catherine Keener interpreta Lee no longa dirigido por Bennett Miller – ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel. Philip Seymour Hoffman deu vida ao personagem-título.

Em 2007, Nelle recebeu de George W. Bush, então presidente dos EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade, por sua atuação na literatura.

Harper Lee morou durante anos em uma casa de repouso em sua cidade natal. Sabe-se que ela sofria de diversas limitações físicas e mentais, mas por ora, a causa específica de sua morte não foi divulgada.