PIX: Alguns problemas desagradáveis sentidos por vários clientes.

Logo Pix: Banco Central
Desde o início do cadastramento das chaves PIX até o momento, já são mais de 30 milhões de registros. A competição para atrair clientes, tem movimentado as fintechs e os grandes bancos que vêm adotadando estratégias bastante agressivas para captar clientes. 

Ao fazer seus cadastros das chaves para utilizar no sistema que começará em novembro, os clientes têm se deparado com uma situação inesperada que tem gerado reclamações.

Ao fazer o procedimento no seu banco, acaba descobrindo que seu CPF, e-mail ou telefone já está ligado a uma chave Pix. Só que é em outra instituição financeira e sem solicitação ou confirmação de um pré-cadastro. É um procedimento indevido por parte de algumas instituições, que bloqueia os dados do consumidor, já que ele só pode ser usado para uma conta Pix e em um banco, fintech ou cooperativa.

Através de uma pequena nota, o Banco Central declarou que, "Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente."

Alem disso, foram detectados golpes em que foram roubaram dados de usuários antes mesmo do início do período de cadastro no começo de outubro. Quanto a isso, o Banco Central divulgou uma circular dizendo que "Iniciamos processos formais de fiscalização de participantes do sistema." 

Sem fornecer informações das empresas que são alvo desse procedimento, o Bacen disse que, "Iremos punir os envolvidos."

Geraldo Brandão