Mais flexibilizações na retomada de atividades em Salvador.


Foto: arquivo
Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira dia 16 de outubro, ACM Neto anunciou novas flexibilizações das atividades liberadas nesse período de pandemia do Covid-19.

Segundo o prefeito declarou, estão incluidas nessa fase a reabertura de circos,

ampliação das atividades esportivas coletivas em áreas públicas, liberação do comércio de alimentos e bebidas nas praias, além de definição de medidas protetivas para realização de eventos sociais.

ACM Neto disse que , "Todas essas novas flexibilizações integram a terceira fase do nosso plano de retomada e estão autorizadas a serem implementadas em 48 horas, claro que dentro dos protocolos gerais e específicos de cada uma. No caso dos anúncios relacionados às praias, eles só podem valer a partir de segunda, já que o uso da faixa de areia não é permitido nos finais de semana e nem em feriados."

Os protocolos anunciados para cada atividade são os seguintes:

1 - Circos.
Poderão retomar funcionamento obedecendo o protocolo que abrange, os seguintes requisitos, poderão acontecer de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 10 às 22 horas.

A compra de ingressos, deverão ser no máximo de até quatro assentos vizinhos. Além disso, deverá haver um distanciamento de dois assentos livres entre aqueles que podem ser utilizados. A capacidade de público em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o máximo de 100 pessoas, somados os trabalhadores e prestadores de serviço. A duração máxima de cada sessão será de duas horas, com intervalo mínimo de uma hora entre as sessões. 

Pode haver venda de alimentos e bebidas nos circos seguindo o mesmo protocolo para o segmento de restaurantes e lanchonetes, inclusive quanto ao uso dos EPIs necessários. Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas com a plateia, inclusive fotos com esses profissionais antes, durante e após os espetáculos;

2 - Eventos Sociais.
Reuniões como casamentos, noivados, aniversários, batizados, formaturas, confraternizações corporativas, poderão ser realizados de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 12 às 24 horas.

Os eventos poderão ser realizados em locais específicos para esta finalidade, além de bares e restaurantes. Estarão permitidas apresentações musicais ao vivo com até dois integrantes, tipo voz e violão, voz e teclado ou formações similares, sem possibilidade de dança ou atividades que possam reduzir o distanciamento mínimo obrigatório.

O limite de convidados será de 40% da capacidade total do local ou uma pessoa a cada 6 m² , ou o que for menor, não podendo exceder a capacidade máxima de 100 pessoas por evento. Estarão proibidos os eventos e festas destinados ao público infantil e realização de feiras e similares para exposição e vendas de produtos. 

Os eventos com serviço de alimentação seguirão as medidas previstas no protocolo de restaurantes e bares. A distância entre as mesas deve ser de, no mínimo, 2 metros e entre as cadeiras de mesas diferentes, no mínimo, 1 metro.

3 - Esporte coletivo.
Atividades esportivas coletivas em áreas públicas, como praias e parques, estarão liberadas, incluindo em campos e quadras, que serão reabertos a partir de segunda dia 19 de outubro e em locais privados, como estabelecimentos de aluguel ou clubes.

4 - Praias.
Volta a ser permitido o aluguel de guarda-sóis, comércio de alimentos e bebidas nas praias, seguindo as normas já existentes, com protocolo específico para os permissionários.

A locação de cadeiras e banquetas seguirá proibida. Isso vale para os dias em que as praias estejam abertas.

5 - Mercado do Bonfim.
Será reaberto, tendo funcionamento aos domingos e feriados. O mesmo acontecerá em breve com o Mercado de Itapuã.

6 - Cursos Livres.
Poderão ampliar a carga horária máxima para 12 horas semanais, não excedendo três horas por dia.

7 - Clubes sociais e academias.
Poderão liberar o uso de vestiários e ampliar capacidade das piscinas para dois alunos por raia.

ACM Neto completou afirmando que, "Hoje, em nossa capital, não há queda, mas não há crescimento. Estabilizamos o número de novos casos de Covid-19. Isso é positivo porque, mesmo com a reabertura de atividades, não houve um crescimento da doença, como aconteceu em outros lugares. Isso é muito positivo e nos dá segurança nessas flexibilizações".

Geraldo Brandão