Boato ou Verdade: termômetros de raio infravermelho, que vêm sendo usados para aferir a temperatura de frequentadores nos estabelecimentos, fazem mal a saúde?

Foto: Grupo Boato ou Verdade
Vem circulando na internet, principalmente nas redes sociais, que esses termômetros de raio infravermelho, que vêm sendo usados para aferir a temperatura de frequentadores de shoppings, aeroportos, rodoviárias,
comércio em geral, etc, fazem mal à saúde.

Afirmam que, esse raio ataca a glândula pineal no cérebro e com isso trazem prejuízos a saúde podendo até trazer lesões na visão e gerar casos de câncer.

Diversos médicos especialistas já se pronunciaram a respeito negando essa ocorrência.

Eles afirmam que esses medidores de temperatura não são nenhuma novidade na medicina, e sim de algo não tão conhecido do cidadão comum.

"Os infravermelhos como método de tratamento são usados há muito tempo na medicina, desde a década de 50. Eles têm ação especial principalmente na área de reumatologia e na medicina estética. O que pode gerar problema é uso indevido. É recomendável que a pessoa que faz a medição fique a uma distância de 50 centímetros de quem passa pela aferição." Disse o clínico geral e cardiologista Marcelo Sampaio, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, em entrevista a CBN.

"Claro que não deve ser aplicado diretamente nos olhos, porque pode existir a possibilidade de lesões. Sobre a ocorrência de câncer, não existem relatos. Pelo contrário, o infravermelho é usado em alguns tratamentos oncológicos, assim como na área de reumatologia e na medicina estética". Concluiu dr. Marcelo.

Oftalmologistas se pronunciaram afirmando que, "Os termômetros usados no comércio não prejudicam a retina. Não é utilizado nos termômetros um laser de UV (raios ultravioletas), e sim ondas de luz de UV, que por si só não alteram nossa retina e não são apontados para os olhos, e sim para testa".

"O aparecimento de câncer ou dano à retina só se pensaria se fosse uma exposição muito prolongada. Existem vários tipos de raios infravermelhos, e este dos termômetros, pelo comprimento da onda, a baixa potência e o baixo tempo de exposição, não leva a malefícios para a retina. Mas é recomendado que a gente não direcione para os olhos."

"Pode ser lesivo, mas não nestas condições em que os termômetros de testa vêm sendo utilizados. A exposição à luz infravermelha por longos períodos pode causar, sim, queimaduras na pele e lesões oftálmicas. Mas a exposição para aferição de temperatura é um período muito curto, não sendo lesivo à pele. E claro ninguém vai direcionar diretamente nos olhos das pessoas." Afirmou a pneumologista dra. Patricia Canto Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública.

Portanto, a Informação que vem sendo divulgada sobre os prejuízos à saúde das pessoas, é uma notícia falsa.

Com informações do Instituto Oncoguia.

Geraldo Brandão
--------------------

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI