Tel Aviv

Filme de cineasta nazareno será exibido em Tel Aviv

a
Foto: Arquivo Pessoal

O majestoso Cinema Rio Branco, localizado na cidade de Nazaré no Recôncavo baiano, e que tem como atual proprietário o jogador de futebol Vampeta, completa 92 anos em 2019. O espaço é tema do curta-documentário de Eudaldo Monção Jr, que será exibido em Israel na programação da Mostra Cinemas do Brasil, no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv nos dias 20 e 27 de junho. 


Teatro para seu evento

Ouça enquanto lê

“Cine Rio Branco” é uma produção do Canal Futura e da Memorabilia Filmes, que conta a história de um dos mais antigos cinemas de rua do Brasil. O projeto de difusão tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da através da 4ª Chamada do edital mobilidade artística e cultural do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv está ligado a Embaixada do Brasil e tem por objetivo a disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira em Israel.

A programação da Mostra Cinemas do Brasil homenageia os cinemas de rua do Brasil e propõe uma discussão sobre a atual situação destes espaços, que se encontram, em sua maioria, ou fechados, ou em condições precárias de funcionamento.

Circulando por diversos estados, a Mostra esteve no município de Nazaré, no Recôncavo baiano, homenageando o Cinema Rio Branco, que já recebeu artistas como  Luiz Gonzaga, Waldick Soriano, Raul Seixas e Dalva de Oliveira. Construído em estilo art nouveau, o Cine Teatro passou períodos de crise entre os anos 1970 e 1990 e, após reforma, foi reaberto no ano 2000.´

O evento percorreu 42 cidades do Brasil, e os filmes da mostra estão sendo exibidos às quintas-feiras às 22h30, até o dia 13 de junho, na TVE Bahia e no portal IRDEB.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

Programação da Mostra Cinemas do Brasil em Tel Aviv

SESSÃO 1 (20/6): (QUANDO A SALA DE PROJEÇÃO VIRA PERSONAGEM) - 66 min


- Cine Rio Branco - Eudaldo Monção Jr.- Nazaré/BA - 17’33’’
- Cine Centímetro - Dannon Lacerda - Valença/RJ - 15’27’’
Uma balada para Rocky Lane - Djalma Galindo - Arcoverde/PE - 20’00’’
- Casa sem janela - Juliette Yu-Ming, Marcelo Engster,Vitor Kruter-Rio de Janeiro/RJ - 13’04’’

SESSÃO 2 (27/6): ( MEMORABILIA ) - 55 min

- Cine Paissandu: histórias de uma geração - Christian Jafas - Rio de Janeiro/RJ - 14’56’’
- Cine Rincão - Fernando Grostein Andrade - São Paulo-SP - 14’56’’
- Cosmorama - Relatos dos cinemas em Caruaru -Moema França - Caruaru-PE - 14’06’’
- Victor vai ao cinema - Albert Tenório - Olinda/PE - 11’20’’ 

Confira os lugares onde ainda acontecerá a mostra:
TERESINA-PI - FACHADA DO ANTIGO CINE REX E CASA DA CULTURA – ATÉ 31 DE MAIO DE 2019

NAVEGANTES-SC - CEU DAS ARTES E FUNDAÇÃO CULTURAL DE NAVEGANTES - 03 A 07 DE JUNHO

CERES-GO - INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES – 10 A 15 DE JUNHO

TEL AVIV - ISRAEL - CENTRO CULTURAL BRASILEIRO EM TEL AVIV - 20 E 27 DE JUNHO DE 2019 

ARACAJU-SE - CENTRO CULTURAL DE ARACAJU - 10 A 12 DE JULHO DE 2019

BARREIRAS-BA - CENTRO CULTURAL RIVELINO CARVALHO - 19, 26 E 27 DE JULHO DE 2019

SANTO ANDRÉ-SP - CINECLUBE ITINERANTE CIDADÃOS ARTISTAS E AFROESCOLA LABORATÓRIO URBANO - 04 A 31 DE AGOSTO DE 2019