Grande explosão em Beirute mata pelo menos centenas pessoas e deixa milhares de feridos e desabrigados.

Foto: reprodução Twitter
Uma gigantesca explosão na área portuária, perto do centro da cidade de Beirute no Líbano, registrou até o momento, o falecimento de pelo menos 154 pessoas, ferindo mais de 5.000 (dessas, 120 estão em estado grave) outras e deixando em torno de 300 mil desabrigados. Mais de 60 pessoas continuam desaparecidas. 

Atualizada em 8 de agosto às 07:05 h.

Devido a explosão, ocorreram ondas de choque devido ao deslocamento do ar pela capital do Líbano,
quebrando janelas e causando o desabamento de casa e varandas de apartamentos, atingindo tambem diversos veículos.

Centenas de bombeiros cambatem os focos de incêndio ainda existentes. Inicialmente, havia um incêndio acontecendo em seguida uma explosão muito grande ouvida a distância pelas pessoas em Beirute no Líbano, hoje dia 4 de agosto.
Foto: reprodução Twitter

Essa explosão sacudiu o chão, deixando alguns moradores achando ter sido um terremoto havia acontecido.  Pessoas atordoados e chorando, muitas delas feridas, caminhavam pelas ruas procurando por parentes e amigos na esperança de não estarem feridos.

Essa área portuária da cidade, existiam muitos armazéns onde estocavam explosivos, segundo informações que chegaram a agência de notícias estatal do Líbano, a NNA e a mais duas fontes de segurança.  Uma terceira fonte de segurança informou que haviam produtos químicos tambem ali armazenados.

A pouco, Michel Aoun presidente do Líbano, publicou em sua conta do Twitter que é,  "inaceitável que 2.750 toneladas de nitrato de amônio tenham sido armazenados por seis anos sem medidas de segurança. Os responsáveis enfrentarão as mais duras punições."

Imagens da explosão compartilhada por moradores nas mídias sociais mostram uma grande coluna de fumaça  e em seguida a enorme explosão.  A explosão foi tão grande que as pessoas que estavam filmando foram arremessadas.
Foto: reprodução Twitter

A Cruz Vermelha Libanesa disse que centenas de pessoas foram levadas a hospitais para tratamento.

Os hospitais em Beirute já estão com superlotação e grande dificuldade para atender a centenas de feridos.

 Michel Aoun, presidente libanês, convocou uma reunião de emergência do Conselho Supremo de Defesa do país, vista na conta do Twitter da presidência.

O Governo dos Estados Unidos, através do seu Departamento de Estado avisou que está pronto para oferecer assistência ao Líbano.

Segundo o chefe de segurança interna do Líbano, nessa área eram guardados muitos materiais altamente explosivos.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio que teve como consequência a explosão.

Abbas Ibrahim, chefe de segurança interna do Líbano, disse que, "não vamos antecipar nada sobre as investigações".

Autoridade israelense afirmou que Israel não tem nada a ver com a explosão.

Informações do administrador do porto de Beirute disse à Sky News que, "uma equipe de bombeiros que estava trabalhando no local havia desaparecido após a explosão".

O ministro da Saúde do Líbano afirmou existir um grande número de pessoas feridas.

Farhan Haq, porta-voz da ONU, declarou aos repórteres que, "não ficou claro de imediato qual foi a causa e que não havia indicação de feridos em nenhum funcionário da ONU".

Já o Pentágono nos EUA declarou que, "Estamos cientes da explosão e estamos preocupados com a potencial perda de vidas devido a uma explosão tão grande".

Em Chipre, os moradores relataram duas grandes explosões seguidas. Um morador da capital Nicósia disse que, "sua casa tremia, sacudindo persianas".

Com informações de:
Thomson Reuters Trust.

Agência de notícias estatal do Líbano, a NNA

Sky News

Reportagem 1 de:
Samia Nakhoul, Yara Abi Nader e Laila Bassam

Reportagem adicional:
Agência de Dubai e
Agência de Beirute;

Escrito por:
Lisa Barrington, Ghaida Ghantous e Dominic Evans;

Edição inicial de:
Gareth Jones e Edmund Blair


  • Vídeos feitos por testemunhas.

Vídeos amadores.