Desfile de turbantes encerra exposição "Coroa de Ouro" de Negra Jhô

s
Foto: Lucas Rosário

Utilizado por descendentes africanos e de uso muito comum em vários países do mundo, o turbante será tema de um desfile promovido pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) no próximo dia 12/03, a partir das 16h. A atividade celebra o encerramento da mostra “Coroa de Ouro” e contará com 21 modelos negras apresentando cada uma das peças expostas na exposição em cartaz no museu. A mostra tem autoria da cabeleireira, esteticista afro e hair designer Negra Jhô e foi aberta em 20 de novembro em comemoração ao Novembro Negro.

 Filha de Ogum com Iansã, a estilista é conhecida por seus projetos que visam promover a autoestima e o orgulho pela identidade negra por onde passa. Além da exposição, também foram realizadas mediações e oficinas de turbantaria e estamparia afro promovidas pela própria Negra Jhô e pelo setor educativo do museu. No encerramento da exposição, o público poderá apreciar 21 modelos num desfile que mostrará os torços e turbantes da mostra, além de indumentárias produzidas por estilistas e grifes afro-baianas.
 “O turbante faz parte da nossa cultura. Não existiria Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e diversos outros blocos afros sem esse adereço. O turbante também representa nossa autoestima e a valorização da ancestralidade”, afirma a artesã Negra Jhô.
 A expografia é uma parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e conta com 21 turbantes estilizados e confeccionados pelo Instituto Kimundo. A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h até 12/03.
 Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. O museu integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados das 13h às 17h. Entrada: grátis. Endereço:Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA). Contato: (71) 3117-6389.