Academia de Letras da Bahia tem novo imortal

Academia de Letras da Bahia tem novo imortal na cadeira de número 39

s
Foto: Fidelis Melo

A Cultura da Bahia está em festa. Nesta quinta-feira (30) tomou posse na cadeira número 39 da Academia de Letras da Bahia, o renomado artista plástico e professor, Juarez Paraíso. Nascido no distrito de Arapiranga, município de Rio de Contas, região da Chapada Diamantina. A secretária Arany Santana participou da cerimônia, representando o Governador Rui Costa.


Teatro para seu evento

Ouça enquanto lê

Ele integra a chamada segunda geração de artistas modernos da Bahia, juntamente com Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Jenner Augusto, Betty King, entre outros. Se destacou a partir da década de 1960 pela abordagem não-figurativa na produção de desenhos abstratos, constituindo-se no mais importante artista daquela segunda geração.

Chega para substituir um dos grandes expoentes da educação baiana, o escritor e professor Edivaldo Machado Boaventura, falecido em agosto de 2018. Nas suas obras, Paraíso apresenta características de dinamismo, organicidade e sensualidade, com destaque na utilização da linha como elemento básico das composições, bem como nas experimentações em diversas técnicas e no desenvolvimento de pesquisas artísticas. 

A Academia de Letras da Bahia é uma instituição apoiada financeiramente pelo Governo do Estado, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.