Secult apoia intercâmbio de jovens músicos do Recôncavo em Brasília

novos_cachoeiranos2
Coletivo Novos Cachoeiranos (CNC) (Foto: Divulgação / Internet)

O ritmo contagiante da música baiana, de gênero contemporâneo e de matrizes africanas, desenvolvido pelo Coletivo Novos Cachoeiranos (CNC), vai movimentar o circuito musical, em Brasília, no período de 12 a 17 deste mês, quando o grupo, dos municípios de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, participa de um Estágio de Vivência com músicos locais.


A atividade, que integra o projeto Do Recôncavo ao Cerrado, tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Edital de Mobilidade Artística, com financiamento do Fundo de Cultura. A iniciativa propõe a circulação, difusão e intercâmbio de jovens, de 13 a 23 anos, integrantes do grupo, na Escola de Música de Brasília (EMB).

Para estabelecer o intercâmbio e mostrar as matrizes africanas encontradas na região do Recôncavo, indicando possíveis aplicações composicionais para grupos orquestrais, os membros do Coletivo Novos Cachoeiranos vão ministrar a Oficina Música Baiana de Matriz Africana”, na segunda-feira (12), das 8 às 18 horas, aos estudantes e professores da Escola de Música de Brasília.

Clique AQUI para OUVIR

Já o concerto “Música Baiana Contemporânea”, do Coletivo Novos Cachoeiranos, ocorrerá no Teatro de Câmara Carlos Galvão, na Escola de Música de Brasília, na terça-feira (13), às 19h. Com um repertório formado por 13 composições autorais, o Coletivo contará com a participação especial do professor Lucas de Campos da Escola de Música de Brasília.

Na quarta-feira (14), no CEP-EMB (Centro Profissionalizante Escola de Música de Brasília), das 8h às 18h, acontece a Oficina do Choro. O objetivo é destacar aspectos estruturais e harmônicos do choro, além de apresentar a técnica de contraponto no choro através da utilização do violão de 7 cordas. A oficina será ministrada pelo professor Lucas de Campos, com direcionamento especial para os membros do Coletivo.

Além das atividades descritas, o roteiro vai dar oportunidade aos jovens músicos baianos de participar, na sexta-feira (16), da roda de samba “QUE TRABALHO É ESSE..?”. No sábado (17), haverá um Estágio de Vivência, no ILÊ AXÉ TOJÚ LABÁ, que abriga o projeto educativo para crianças ABC MUSICAL e o Bloco de Afoxé OGUM PÁ.

Coletivo Novos Cachoeiranos 

Concebido a partir de um projeto de extensão proposto pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em parceria com a Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, o Coletivo Novos Cachoeiranos é formado, em sua maioria, por jovens com faixa etária entre 13 a 23 anos, oriundos das cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo da Bahia.

Liderado pelo doutor em composição, Sólon Mendes, o CNC vem se aprofundando em estudos específicos da música afro-baiana, afro-barroca, técnicas de contraponto, composição, atonalismo, sounpainting, dentre outros. O grupo reflete tanto em seus estudos, quanto em seu repertório, os fundamentos rítmicos, melódicos e harmônicos que alicerçam a cultura musical destas cidades - desde as filarmônicas ao candomblé, do samba de roda à capoeira.

O Coletivo já realizou diversas apresentações em cidades como Cachoeira, Santo Amaro e Salvador, participando de importantes festivais e eventos, com destaque para o III Festival de Jazz do Recôncavo, Festa da Purificação de Santo Amaro, III Paisagem Sonora, I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias (ENICECULT) e o Ciclo de Música Contemporânea (CMC).

--------------------------------------------------------------------
Teatro para seu evento