Preço de carro zero aumenta até 35,95%, aponta levantamento


Segmento de sedãs médios foi o que registrou a maior alta
Comprar um carro zero precisa ser uma decisão muito bem pensada pelo consumidor. Isso porque os preços dos automóveis novos subiram até 35,95% em três anos, de acordo com levantamento da consultoria especializada no setor automotivo, a Jato Dynamics.
A maior alta de preços foi verificada entre os sedãs médios, que inclui modelos como Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. Neste segmento, os preços subiram de 65,2 mil reais para mais de 100 mil reais, em média, no período de 2015 a 2018.
Já na categoria de hatchs compactos, na qual se enquadram o Volkswagen Fox e Hyundai HB20, o preço médio subiu 19,15% e foi de 45,6 mil reais para 56,4 mil reais.
A alta de preços foi influenciada pela inflação do período. Segundo o IBGE, a inflação medida pelo IPCA acumulada nos três anos do estudo atingiu 21,10%.
Os sedãs compactos, como o Fiat Grand Siena e o Volkswagen Voyage, foram os únicos que mantiveram os preços praticamente estáveis no período. O preço médio nesse segmento passou de de 58,3 mil para 58,6 mil reais, o que significa uma alta de apenas 0,52%.

Reportagem, Juliana Gonçalves