Foto: ilustração
Previsão do tempo para terça-feira dia 01 de julho de 2025 para todo o Brasil, por regiões.
![]() |
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
A terça-feira (1º) será marcada por instabilidades em grande parte da Região Norte do país, com destaque para áreas mais ao norte, onde a chuva deve persistir ao longo de todo o dia.
No Amazonas, Amapá e Roraima, a previsão é de um dia chuvoso. As pancadas devem ocorrer de forma contínua em praticamente todas as regiões desses estados, inclusive nas capitais Manaus, Macapá e Boa Vista. Em alguns pontos, há risco de chuva forte e acumulados significativos.
No Acre, o dia começa com céu nublado em todo o estado. Apesar da cobertura de nuvens, não há previsão de chuva significativa e o tempo deve seguir estável ao longo do dia.
No Pará, a instabilidade se concentra no norte do estado. Regiões próximas ao litoral e à divisa com o Amapá podem ter pancadas de chuva, especialmente entre a tarde e a noite. No restante do território paraense, o tempo fica mais firme.
Já em Rondônia e Tocantins, o tempo permanece seco durante toda a terça-feira. O sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva. As temperaturas sobem ao longo do dia, com sensação de calor intenso em algumas áreas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 18°C, em Rio Branco. Já a máxima será em Manaus, com 34°C. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
![]() |
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom |
O início do mês no nordeste será de variação no tempo, com destaque para a presença de chuva nas áreas litorâneas da região, enquanto o interior segue com tempo seco.
No Maranhão, o dia começa com tempo firme em todas as regiões, inclusive no litoral. No entanto, a partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas de chuva, especialmente em áreas costeiras e na Ilha de São Luís.
Nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, a manhã será marcada por chuva fraca no litoral. A tendência é que essas instabilidades ganhem força no período da tarde e se estendam até a noite, com possibilidade de chuvas moderadas nas capitais e regiões próximas ao mar.
Já no interior de todos os estados nordestinos, o tempo segue seco, com sol predominando ao longo do dia e nenhuma chance de chuva. As temperaturas sobem rapidamente e a umidade relativa do ar pode ficar baixa em áreas do sertão e semiárido.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 21°C, em Maceió. Já a máxima será de 34°C, em Teresina. A umidade relativa do ar na região varia entre 60% e 100%.
Esta terça-feira (1º) será de tempo firme em toda a Região Centro-Oeste do Brasil. Não há previsão de chuva ao longo do dia nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o dia começa com céu nublado, especialmente nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, o tempo continua com muitas nuvens, mas sem qualquer possibilidade de chuva. As temperaturas permanecem elevadas à tarde, com sensação de abafamento em algumas regiões.
Em Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece com mais intensidade desde o início do dia, embora também haja presença de nuvens em alguns períodos. O tempo segue seco, com baixa umidade relativa do ar durante a tarde.
Entre as capitais, a mínima será de 9°C, em Campo Grande; já a máxima, será de 29°C, em Goiânia. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 90% em toda a região.
![]() |
Foto: Rafael Catarcione/Riotur |
Nesta terça-feira (1º), o tempo fica instável em parte da Região Sudeste, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há previsão de chuva ao longo do dia.
Em São Paulo, o tempo será instável, principalmente no litoral e nas áreas do centro-sul do estado. A chuva pode ocorrer de forma intermitente e, em alguns momentos, vir acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. No norte e noroeste paulista, o tempo tende a ficar mais firme, com possibilidade de sol entre nuvens.
No Rio de Janeiro, o cenário é semelhante. Há previsão de chuva para a capital. A chuva pode ser fraca a moderada, especialmente entre a tarde e a noite. No norte do estado, o tempo segue mais seco, mas com aumento da nebulosidade.
Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo permanece firme em todas as regiões. O sol predomina ao longo do dia, com poucas nuvens e sem previsão de chuva. As temperaturas ficam elevadas à tarde.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 12°C, em São Paulo. Já a máxima será em Vitória, de 28°C. A umidade relativa do ar na região varia entre 20% e 100%.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
![]() |
Foto: Nilton Rolin/Fotos Públicas |
Depois de vários dias seguidos de instabilidades, esta terça-feira será marcada por uma trégua na chuva forte na Região Sul do Brasil. O tempo começa a se estabilizar, com pancadas mais isoladas e menos intensas.
No Rio Grande do Sul, o tempo sem chuva predomina em praticamente todo o estado. O sol aparece entre nuvens, especialmente no centro, sul e oeste gaúcho, e não há previsão de chuva ao longo do dia. As temperaturas se mantêm amenas pela manhã e sobem gradualmente à tarde.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo também tende a ficar mais estável durante boa parte do dia. No entanto, há previsão de chuva fraca e isolada nas capitais Florianópolis e Curitiba, mas apenas à noite. Durante o dia, o tempo segue nublado, com períodos de abertura de sol em algumas regiões.
Essa melhora no tempo traz um alívio temporário, após dias consecutivos de chuva intensa em vários pontos do Sul.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 2°C, em Porto Alegre. Já a máxima será de 13°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.
Informações do Inmet (Instituto Nacional de meteorologia).
----------------------------
Geraldo Brandão
Fotos: Fotos Públicas
SIGA-NOS
Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:
![]() |
Se não entrar CLIQUE AQUI |