Plantão das Eleições 2020: Giro pelo Brasil.






Eleições municipais 2020. 


Principais notícias no Brasil. 

Região Sul

Das 7.900 urnas disponíveis para eventuais problemas de votação na região Sul, apenas 39 foram trocadas até as 16h deste domingo. De acordo com o 4º Boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio Grande do Sul foi o estado com mais substituições (25), a frente de Santa Catarina (12) e Paraná (2).

Em todo o Brasil 583 máquinas foram trocadas durante o processo de votação até agora. O número corresponde a 0,40% do total de 48.231 urnas de contingência.
 
Da meia noite de sábado até as 14h deste domingo, o Ministério da Justiça (MJ) identificou 197 crimes eleitorais, sendo 94 desobediências às ordens da Justiça Eleitoral, 35 situações de desordem que prejudicam a eleição, 52 bocas de urna, oito compras de voto, quatro concentrações de eleitores e, um caso falsidade ideológica, uma ocorrência de fake news, outra de transporte de eleitores, e ainda mais um caso de impedimento do direito de voto.

Ainda segundo o boletim do MJ, R$ 16.382,00 em dinheiro, seis carros e 1.050 materiais de campanha foram apreendidos pela Justiça Eleitoral. A Polícia Federal também acompanha a segurança da votação e instaurou, até o momento, três inquéritos policiais, além de lavrar 19 termos circunstanciados.

Reportagem: Agatha Gonzaga
 


Região Sudeste

O maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo, repetiu o que foi observado no primeiro turno, e bateu o maior número de substituições de urnas do País até as 16h deste domingo (29). Ao todo, 175 máquinas apresentaram problemas no estado e precisaram ser substituídas. Logo atrás, em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 165substituições. 

Os dados foram apresentados no 4º  Boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indicou também, na região Sudeste, 26 urnas substituídas em Minas Gerais e 16 no Espírito Santo. 

Em todo o País, da meia noite de sábado até as 14h deste domingo, o Ministério da Justiça (MJ) identificou 197 crimes eleitorais, sendo 94 desobediências às ordens da Justiça Eleitoral, 35 situações de desordem que prejudicam a eleição, 52 bocas de urna, oito compras de voto, quatro por concentrações de eleitores e, um caso falsidade ideológica, uma ocorrência de fake news, outra de transporte de eleitores, e ainda mais um caso de impedimento do direito de voto.

Ainda segundo o boletim do MJ, R$ 16.382,00 em dinheiro, seis carros e 1.050 materiais de campanha foram apreendidos pela Justiça Eleitoral. A Polícia Federal também  acompanha a segurança da votação e instaurou, até o momento, três inquéritos policiais, além de lavrar 19 termos circunstanciados.

Reportagem: Agatha Gonzaga


Região Norte

Os estados do Pará e do Amazonas somam 23 das 34 urnas substituídas na região Norte do país até as quatro horas da tarde deste domingo (29). Segundo o boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 13 em território paraense e 10 no Amazonas. Rondônia teve cinco equipamentos trocados e Roraima, seis. Não houve defeito em urnas no Acre. Até o momento, o TSE não registrou seções com votação manual no Norte do Brasil. 

Entre os estados da região com segundo turno, o Amazonas tem o maior colégio eleitoral –  são mais de 1,3 milhão de votantes. Na sequência, aparecem o Pará, com 1,2 milhão, e Rondônia, com 333 mil.

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e boca de urna são os crimes eleitorais mais frequentes em território nacional. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Justiça, 53 pessoas haviam sido presas em todo o país. 

Reportagem: Thiago Marcolini


Região Centro - Oeste

Eleitores de três cidades da região Centro-Oeste compareceram às urnas neste domingo (29). O pleito ocorreu em Anápolis e Goiânia, em Goiás, e em Cuiabá, capital mato-grossense. Na capital de Mato Grosso, um vereador reeleito foi flagrado cometendo boca de urna e transporte irregular de eleitores. O político fugiu do local, mas o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MT) afirma que vai investigar o caso. 

Segundo boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi atualizado às 15h35, das 3.410 urnas eletrônicas em Goiás, apenas 15 foram substituídas. Em Mato Grosso, do total de 1.109 equipamentos, 7 foram substituídos. Em nenhum dos estados foi necessário a realização do voto impresso.

Centralização de votos no TSE não fragiliza segurança da votação, dizem especialistas

Em todo o País, de acordo com o Ministério da Justiça, foram registrados 197 crimes eleitorais. A desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (94), boca de urna (52) e desordem que prejudica os trabalhos eleitorais (35) foram as principais irregularidades constatadas. Cinco crimes comuns relacionados ao pleito, como ameaça, furto e porte ilegal de arma de fogo, foram registrados em todo o Brasil. 

Em toda a região Centro-Oeste mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar, segundo o TSE. Em Goiânia, um homem não identificado se recusou a higienizar as mãos com álcool antes de pegar a caneta emprestada para registrar a assinatura. As imagens foram divulgadas em um portal estadual. Após a intervenção da Polícia Militar, o eleitor cumpriu o protocolo de higiene, assinou a presença no caderno de votação, votou e foi embora do local.

Reportagem: Paulo Oliveira

Região Nordeste

 Até as quatro  da tarde deste domingo de eleições, o Ceará é o estado nordestino com maior número de urnas substituídas. Já foram 52 equipamentos de votação trocados na unidade da Federação. O quantitativo é pouco quando comparado ao número total de urnas no Ceará – representa 0,7%.

Em Sergipe, 21 urnas precisaram ser trocadas e no Maranhão, 12. Pernambuco e Paraíba tiveram defeito apenas em dois equipamentos cada. Em nenhum estado do Nordeste, no entanto, houve registro de seção com votação manual. Até o último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, apenas uma seção em São Paulo precisou do voto em papel.

O Ministério da Justiça também tem divulgado boletins com atualização de ocorrências em território nacional. Segundo o último informativo, desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e boca de urna são os crimes eleitorais mais frequentes, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições. Até as três horas da tarde, 53 pessoas haviam sido presas em todo o Brasil.


Thiago Marcolini
Fonte: Brasil 61