A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (3), a retomada de testes da vacina contra Covid-19 produzidos pelo laboratório Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Os testes estavam suspensos desde o dia 12 de outubro, depois que um voluntário dos Estados Unidos apresentou um evento adverso grave.
Foto: arquivo EBC
De acordo com as regras de pesquisa clínica, esses eventos estão previstos e, quando identificados, servem para conhecer e definir o perfil de segurança de cada medicamento. No entanto, quando se trata de algum evento grave, é exigido que haja a paralisação de todo o estudo e a investigação do caso antes da retomada da pesquisa.
Leia também:
Tribunal de Contas do Paraná vai fiscalizar produção da vacina russa contra Covid-19
MG: Governo estadual lança Plano de Contingência para deter proliferação de arboviroses
Quando houve a interrupção, 12 voluntários brasileiros já haviam participado do teste, recebendo a dose da vacina ou do placebo. Depois que os dados do evento adverso, assim como as informações do Comitê Independente de Segurança e da autoridade regulatória norte-americana foram avaliados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu que a relação benefício e risco ainda é favorável e que o estudo poderá ser retomado.
Reportagem: Marquezam Araújo
