Eleições: É preferencial e não exclusivo o horário de votação das 7 às 10 horas.

Foto: TRE-BA divulgação
Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou o horário de votação esse ano em uma hora (de 7 às 17 horas) por conta da pandemia da Covid-19 na intenção é evitar aglomerações no dia do pleito, ficou definida a prioridade para alguns eleitores votarem entre as 7 e 10 horas. 

Porém, o atendimento é preferencial e não exclusivo para  eleitores acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. Portanto, os demais eleitores também poderão votar neste horário assim como, os que tem prioridade nesse horário, poderão votar em outro período até as 17 horas.

Rita de Cássia Ferreira Souza, chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ressalta que, "Mesmo com o horário prioritário, os eleitores que não fazem parte deste grupo também poderão votar. Apesar de o horário ser preferencial, ele não será exclusivo. Outras pessoas também poderão se dirigir ao local de votação nesse horário, no entanto, como em todos os horários, elas deverão aguardar na fila e serão atendidas após a prioridade."

"Para auxiliar os trabalhos no dia das eleições, os locais de votação terão coordenadores de acessibilidade, exclusivamente, para receber, encaminhar e dar o tratamento adequado a essas pessoas que têm prioridade. Qualquer dificuldade que os eleitores tiverem, eles poderão procurar, em seu local de votação, os coordenadores de acessibilidade, que estarão identificados com camisas azuis", concluiu a chefe de cartório.

A decisão da ampliação no horário de votação de 7 às 17 horas foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, na quinta-feira dia 27 de agosto proporcionando maior tempo para que eleitores votem com segurança, além de tentar reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação.

Esse horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

Com informações da Ascom - TRE Bahia

Geraldo Brandão