Covid-19: Continente africano. Pouco se tem falado dele.

Foto: UA wikipédia
Matshidiso Moeti, diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) neste continente, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira dia 15 de outubro, disse que "A África está em um momento crucial na luta contra o covid-19, registrando um aumento no número de mortes após a flexibilização das restrições em vários países." 

De acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças na África (CDC da África), agência especializada da União Africana (UA), "Os casos de contágio semanais aumentam 7%, em média, em todo continente, e as mortes, 8%. Estamos realmente em um momento crucial da pandemia na África. Como curvas da epidemia no continente experimentaram uma tendência de queda nos últimos três meses. Essa queda se estabilizou", confirmou Matshidiso Moeti.

Considerando ser um continente pobre e com grande precariedade de saúde, nos 55 Estados da União Africana, foram registrados até o momento 1,6 milhão de casos, que corresponde a 4,2% do total mundial, segundo o CDC África.

Foram 39.000 óbtos contabilizados no continente africano o que corresponde a 3,6% do total de todo o planeta.

John Nkengasong diretor do CDC África falou na coletiva que, "Muitos países africanos adotaram rapidamente medidas restritivas limitando as viagens a pequenas distâncias e após o pico de casos serem reduzidos, foram sendo diminuídas as restrições. Já estamos vendo o que está acontecendo na Europa depois que eles começaram a reabertura das atividades, como o número de novos casos aumentou e como alguns países contemplam um novo confinamento. Não podemos permitir que isso aconteça aqui."

Matshidiso Moeti ainda complementou dizendo que, "Países como a África do Sul, com metade dos casos, Marrocos, Tunísia e Líbia também vêem registrando grandes números de pessoas que contraíram a doença nas últimas semanas. No momento em que a África reabre suas fronteiras para viagens de negócios e turistas, nos preocupa devido a situação europeia."

Com informações da AFP.

Geraldo Brandão