Reabertura das praias de Salvador. Saiba quais, quando, como e o que pode e não pode.

Foto: reprodução
ACM Neto, prefeito de Salvador, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira dia 18 de setembro, anunciou a reabertura de algumas praias da cidade com algumas as restrições.
Essa reabertura ocorrerá a partir da segunda-feira dia 21 de setembro.


Acrescentando ACM Neto com relação as restrições impostas disse que, "Isso serve para que a volta das praias de Salvador se torne um convite para aglomeração. Um palco para a disseminação da Covid-19 como vimos as cenas de aglomeração geradas pela reabertura das praias no Rio de Janeiro e na Baixada Santista. O mesmo não pode se repetir na capital baiana, sob pena de prejudicar a retomada da atividade econômica."

O prefeito disse ainda, "O que está controlado, pode sair do controle. Na Baixada Santista houve um aumento significativo do número de casos e isso está ligado as aglomerações nas praias. Se perdemos o controle, não só as praias serão fechadas, mas seremos obrigados a fechar bares, restaurantes, salões. Não queremos isso. Cada passo que demos é analisando a consequência e os comportamentos."

A reabertura de algumas praias seguirão alguns critérios como:

Apenas algumas delas serão abertas e outras permanecerão fechadas. As praias que continuarão interditadas são:
Porto da Barra (Barra);
Paciência (Rio Vermelho) e
Buracão (Rio Vermelho).

Já as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Amaralina, Ribeira e Itapuã estarão liberadas porem, apenas de terça-feira a sexta-feira, com horário livre.

Fora essas, as demais praias abrirão de segunda-feira a sexta-feira, também com horário livre.

No bairro da Barra, fora a praia do Porto (fechada) o trecho de areia do Barravento ao Farol estará liberada. Já as praias próximas a praia do Porto, como a praia do Reloginho, também ficarão interditadas.

Algumas atividades não serão permitidas nas praias, como por  exemplo, o comércio, a circulação de vendedores ambulantes, barracas, uso de cadeiras, caixas térmicas, realização de piqueniques e atividades físicas em grupo a não ser, os que estão autorizados como é o caso de esportes individuais e em dupla.

  • Protocolo de Segurança a ser seguido.

PMS - Protocolo

Disse o prefeito que, "Pode fazer protesto, pode reclamar. Nesse momento não podemos permitir qualquer atividade comercial nas praias, no caso dos vendedores ambulantes, a prefeitura tem pago auxílio de R$ 270 para trabalhadores informais, por meio do programa Salvador por Todos."

Neto pediu que a população entenda a situação e faça sua parte, não descartando voltar a fechar as praias e ouras atividades econômicas, caso a situação saia do controle.

Concluindo, Neto disse, "É difícil ser babá de criança adulta 24 horas. Eu não posso deixar a Guarda Municipal 24 horas no Porto da Barra. Se o descumprimento se tornar regra, vamos fechar tudo e acabou. O descumprimento tem que ser exceção. As pessoas sabem apontar o dedo para a prefeitura, mas basta apenas olhar no espelho e saber o que você pode fazer que é cumprir os protocolos. Não ir pro Porto da Barra não mata ninguém. O coronavírus mata."

Geraldo Brandão
--------------------

SIGA-NOS

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI