Governador do Estado da Bahia, Rui Costa afirmou que a vacina russa poderá chegar em outubro.

Foto: ilustração
O governador da Bahia, Rui Costa através das redes sociais, anunciou que, "A Bahia assinou um acordo de cooperação com o fundo soberano da Rússia, o RDIF, para o fornecimento de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V,
a primeira contra o coronavírus registrada em todo o mundo".

Essas doses da candidata a vacina contra o Covid-19, será para realizar os testes no estado, distribuindo 50 milhões de doses.

Rui Costa, anunciou na sexta-feira dia 11 de setembro, que assinou o acordo com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), o fundo soberano da Rússia, no qual está previsto o fornecimento de 50 milhões de doses da "vacina russa contra a covid-19". Com isso a ideia é iniciar os ensaios clínicos já a partir do próximo mês de outubro com 500 voluntários. Essa vacina está iniciando ainda a fase 3 de testes.

Por outro lado, o protocolo para validar a fase 3 dos estudos clínicos, com testes em humanos, depende ainda de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Rui finalizou afirmando, "Acredito na ciência e estou confiante nos resultados. É mais um importante passo dado para salvar vidas humanas".

No caso de vir a ser aprovada pelos órgãos responsáveis, essa vacina poderá ser fornecida para todo o país, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem a possibilidade de ser entregue já a partir de novembro de 2020 e poderá ser realizado pela Bahiafarma, Fundação Estadual de Tecnologia e Distribuição de Medicamentos.

Geraldo Brandão