Sessão Cine Horror

Sessão Cine Horror presta homenagem ao cineasta Larry Cohen

N
Foto: Divulgação

Cabriola Cia de Teatro

Cabriola Cia de Teatro
Teatro para seu evento

Rádio Cabriola

Rádio Cabriola
Para ouvir no celular

O Cine Horror presta homenagem ao diretor Larry Cohen, falecido em março aos 77 anos. No dia 19 de junho, a partir das 16h30, uma sessão dupla vai movimentar a Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris. Em cartaz, os cultuados "Nasce um Monstro" (It's Alive, 1974) e "A Coisa" (The Stuff, 1985). A entrada é gratuita.

Cohen fez grande sucesso com filmes de terror de baixo orçamento e com o gênero blaxploitation, trabalhando em produções onde a criatividade imperava. Sua carreira começou em 1950, quando foi contratado pela NBC para trabalhar com a programação e acabou desenvolvendo sua aptidão para escrever roteiros, como a série "The Invaders". Entre as décadas de 60 e 70, depois de elaborar muitos roteiros para a TV e cinema, começou a ter mais interesse em dirigir seus próprios filmes.

Como roteirista, Cohen também criou tramas importantes, como "Sete Homens e Um Destino 2" (1966), "Maniac Cop - O Exterminador" (1988) e "Por Um Fio" (2002), este último dirigido por Joel Schumacher e protagonizado por Colin Farrell. Os filmes de Cohen eram frequentes na TV e presentes nas locadoras, em especial  títulos como "A Coisa",  "A Ambulância", "Maniac Cop", "Q - A Serpente Alada", entre outros.

"Nasce Um Monstro", lançado em 1974, tornou-se um enorme sucesso, garantindo a Cohen um lugar de destaque no coração dos fãs do gênero. Com apenas meio milhão de dólares, o realizador comandou a história do casal que aguarda para muito breve o nascimento do próximo filho. O problema é que uma mutação radical dá origem a uma criatura monstruosa e feroz, que foge logo após o parto. Segue-se aí a caçada ao bebê, entremeada com os conflitos morais que os pais enfrentam e as mortes violentas causadas pelo pequeno. O título original faz referência a "Frankenstein", a versão dirigida por James Whale em 1931.

"A Coisa" é um dos mais conhecidos do diretor. O filme mostra uma nova sobremesa conhecida simplesmente como "the stuff" que vira mania graças a sua agressiva campanha de marketing, mas secretamente consome seus consumidores por dentro, sendo uma boa crítica à indústria do fast food americano, ganância e ao consumismo. Como curiosidade, temos pontas não creditadas de Patrick Dempsey e Mira Sorvino, que durante uma gravação chegou a visitar seu pai, o também ator Paul Sorvino. Foram os primeiros papéis destes dois atores.

"Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen" integra as atividades do IV Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.


Serviço

Cine Horror Apresenta - Tributo a Larry Cohen
Quando: 19 de junho (quarta-feira), às 16h30 e 18h30
Onde: Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, nº 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3328-7009
Realização: Cine Horror
Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS)
Entrada franca