Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger está com inscrições abertas até 30 de maio

a
Foto: Pierre Verger


Até o momento, 101 inscrições de diversos estados do país concorrem ao Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Com inscrições abertas até dia 30 de maio, o prêmio visa incentivar e valorizar trabalhos fotográficos inéditos do cenário nacional e traz nova categoria para ensaios que refletem sobre reconstrução histórica acerca da ancestralidade e suas representações.

Além das categorias “Fotografia Documental” e “Inovação e Experimentação”, a nova categoria “Ancestralidade e Representação” se destaca nesta sétima edição do prêmio. Podem concorrer ensaios fotográficos autorais que tragam abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro.

“O grande diferencial desta edição é a incorporação desta categoria que representa o grande discurso de Pierre Verger”, disse Renata Dias, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As imagens em preto e branco do célebre fotógrafo Pierre Verger, homenageado com este prêmio, poderão servir de inspiração para a Categoria 1 - Ancestralidade e Representação. Além de fotógrafo, Pierre Verger foi etnólogo e é considerado um dos principais antropólogos e historiadores da cultura brasileira, sobretudo, da ancestralidade africana presente na constituição do país.

Serão premiados três fotógrafos, um em cada categoria, que irão receber o valor de R$ 30 mil. Além dos três premiados, serão selecionados mais 12 inscritos para compor a Exposição Coletiva e o Catálogo no Prêmio.

Inscrição – A primeira etapa da inscrição é online através da página de editais do site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br. Em seguida, o candidato deve enviar à Funceb, em meio físico e envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias devem ter no máximo formato 20x30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato.

Serviço

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019
Mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Gratuito