Biblioteca Central celebra 208 anos com programação gratuita

s
Foto: Mateus Pereira 



Ouça enquanto lê

No dia 13 de maio, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), completa 208 anos. Em pouco mais de dois séculos de serviços prestados à sociedade, a BCEB, primeira biblioteca pública da América Latina, comemora o aniversário com programação gratuita.

A abertura dos festejos acontece na próxima segunda-feira (13) com diversas atividades, como bate-papo, homenagens e apresentação do grupo de Cordas Dedilhadas da Neojibá e da Camarata da OSBA.

O destaque da programação é o bate papo A influência da Biblioteca na difusão da cultura em espaços não convencionais. A atividade conta com Maria José Goodwin, pedagoga e professora da Faculdade de Educação da UFBA, Ivanir Mattos, gerente de marketing do Shopping Center Lapa e do fotógrafo Nilton Souza.

A diretora da BCEB, Naiara Malta, destaca a importância da celebração. “Comemorar os 208 anos de existência da biblioteca é demonstrar para a sociedade que a unidade está em consonância com a discussão mundial sobre o papel das bibliotecas públicas contemporâneas na sociedade”, afirma.

Para a diretora, é papel da biblioteca, também, “oferecer à comunidade acesso a diversas manifestações culturais, tornando-se ponto de referência e serviços” completa Naiara.

Confira abaixo a programação completa:

MANHÃ

9h: Abertura das atividades do aniversário pela Secretaria de Cultura através do Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, e pela Diretora do Sistema de Bibliotecas do Estado da Bahia, Carmen Azevedo.
09h30: Abertura da Exposição Fotográfica “O Dia a dia da Biblioteca Central do Estado da Bahia”.
09h40: Apresentação do curta “A contribuição da Biblioteca na formação cultural do indivíduo”.
10h: Apresentação do grupo de Cordas Dedilhadas da Neojibá.
10h30: Bate–papo: “A influência da Biblioteca na difusão da cultura em espaços não convencionais”. Participantes: Maria José Goodwin (Pedagoga, Professora da Faculdade de Educação UFBA); Ivanir Mattos (Gerente de Marketing Center Lapa); Nilton Souza (Fotografo)
11h30: Homenagem a usuários atuantes da Biblioteca, com a entrega de placas de agradecimentos pela participação e presença nas ações e na utilização dos serviços prestados pela BCEB.

TARDE

14h30: Bate–papo: “O consumo da cultura em espaços não convencionais”. Participantes: Glaucea Fernandes (Produtora cultural); Dennissena (Artista e educador); Wilson Estavanovic (Fundador do Coletivo Retrô).
15h30: Apresentação do Grupo de Poesias Negritude em Nós. Moisés dos Palmares.
16h: Lançamento do livro “A Educação, o lúdico e a inclusão”, do Professor Doutor Marcos Welby.
16h30: Apresentação da Camerata da OSBA.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 207 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.

Serviço

Aniversário de 208 anos da Biblioteca Central do Estado da Bahia;
Quando: segunda-feira (13), às 9h;
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris)