Prêmio Pierre Verger incentiva produção e difusão fotográfica no País

s
Foto: Ricardo Teles


Os fotógrafos que pretendem se inscrever para a sétima edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2018-2019) podem esperar por novidades na premiação. Pela primeira vez, a categoria Ancestralidade e Representação fará parte da premiação realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA). 


Na categoria, poderão concorrer ensaios fotográficos autorais que trazem abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro. Neste ano, as inscrições para o prêmio acontecem entre 25 de março e 30 de maio.

As outras duas categorias da premiação dos ensaios são: Fotografia Documental, com ensaio fotográfico voltado à compreensão da realidade brasileira com livre temática e técnica e; Trabalhos de Inovação e Experimentação, para ensaios fotográficos com livre temática e técnica que ampliem o campo de experimentação e pesquisa da fotografia brasileira. 

O Prêmio foi instituído em 2002 com o propósito de incentivar e divulgar trabalhos fotográficos contemporâneos que se destaquem no cenário nacional. Ao longo desses anos, a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, foram sendo aprimorados objetivos e critérios do Prêmio.

Público recorde - Em sua última edição, em 2016-2017, o Prêmio recebeu um número recorde de inscrições: 700, mais do que o dobro em relação à edição anterior. Foram avaliados 531 conjuntos fotográficos habilitados, provenientes de 25 estados brasileiros, a maioria da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

Exposição Coletiva – Nesta edição do concurso, além dos três premiados, a Comissão de Seleção vai indicar 12 artistas para participar da Exposição Coletiva e do Catálogo do Prêmio Pierre Verger.

Cada um dos 15 participantes receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00 para despesas com os trabalhos a serem expostos. Além disso, três fotógrafos, um em cada categoria, serão premiados com o valor de R$ 30.000,00. As propostas dos trabalhos apresentados na exposição deverão ser adequadas ao espaço expositivo, em diálogo dos autores com a curadoria e com a Funceb.

A Exposição contará com a curadoria de profissionais de experiência comprovada. A mostra acontece na Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Junior, no Palacete das Artes, Rua da Graça nº 284, no bairro da Graça, no período de 08 de outubro a 24 de novembro de 2019, aberta para visitação pública.

Inscrições – As inscrições da sétima edição do Prêmio Nacional Pierre Verger são gratuitas e o edital estará aberto entre os dias 25 de março e 30 de maio de 2019. As inscrições serão realizadas por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos, e não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior. Confira mais informações no edital!

Serviço

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: 25 de março a 30 e maio de 2019
Gratuito



Teatro para seu evento


Ouça enquanto lê