Documentário Nkenda será exibido em escola estadual de Paripe


s
Foto: Divulgação 

O filme documentário Nkenda vai ser exibido durante os dias 28 e 29 de março (quinta e sexta-feira), para os alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Barros, no bairro de Paripe, em Salvador. A atividade é vinculada ao Edital de Mobilidade Artística e Cultural, instrumento pelo qual foi possível realizar as gravações do filme na Nigéria, com apoio financeiro do Governo do Estado, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A ação de contrapartida é composta, ainda, por um bate-papo e é aberta ao público, acontecendo em diferentes horários. 

O filme mergulha no processo de aceitação da religiosidade tradicional de Mary, uma mulher nigeriana que nasceu em uma família pentecostal, ao mesmo tempo em que a diretora saía em busca do seu próprio caminho interior. O encontro inesperado, tendo como elo as águas e Yemọjá, traz as memórias afetivas e ancestrais que pulsam em nossos corpos, em outros espaços, em outros céus.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO

Exibição do Filme Documentário Nkenda

Onde: Colégio Estadual Professor Carlos Barros, no bairro de Paripe
Quando: 28 e 29 de março (quinta, às 08h, 09h, 10h, 18h, 19h e 20h) e sexta (08h, 09h e 10h)
Quanto: Gratuito