Prorrogada a mostra de torços e turbantes de Negra Jhô no Museu Udo Knoff

s
Foto: Lucas Rosário


Devido ao sucesso de visitação, foi prorrogada até 12 de fevereiro a mostra ‘Coroa de Ouro: Torços e Turbantes’ no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho). De autoria da cabeleireira, esteticista afro e hair designer Negra Jhô, a exposição foi aberta em 20 de novembro e fez parte das atividades em comemoração ao Novembro Negro.


A expografia é uma parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e conta com 21 turbantes estilizados e confeccionados pelo Instituto Kimundo. A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h.

“O turbante faz parte da nossa cultura. Não existiria Ilê Aiyê, Filhos de Ghandy e diversos outros blocos afros sem esse adereço. O turbante também representa nossa autoestima e a valorização da ancestralidade”, afirma a artesã Negra Jhô.

Filha de Ogun com Iansã, a estilista é conhecida por seus projetos que visam promover a autoestima e o orgulho pela identidade negra por onde passa. Além da exposição, também serão realizadas mediações e oficinas de turbantaria e estamparia afro promovidas pela própria Negra Jhô e pelo setor educativo do museu. No encerramento da exposição, o público poderá apreciar 21 modelos num desfile que mostrará os torços e turbantes da mostra, além de indumentárias produzidas por estilistas e grifes afro-baianas.

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. O museu integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados das 13h às 17h. Entrada: grátis. Endereço:Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA). Contato: (71) 3117-6389.

Clique AQUI para OUVIR











--------------------------------------------------------------------
Teatro para seu evento