Festival Liga Salvador forma primeira turma do “Mestre Projetista”

s


O Festival Liga Salvador celebra a conclusão da primeira turma de alunos do projeto Mestre Projetista, uma jornada de aprendizagem em Desenvolvimento Colaborativo de Projetos Sustentáveis voltada para empreendedores da Economia Criativa, que contou com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), via edital Setorial de Economia Criativa. A programação acontece no dia 31 de janeiro, das 15h às 20h30, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris).


No Mestre Projetista, os “aprendizes” enfrentaram o desafio de desenvolver projetos de negócios sustentáveis, ou seja, negócios economicamente viáveis, socialmente justos, ambientalmente corretos e que valorizam aspectos da cultura local.

No Festival Liga Salvador, o público vai conhecer esses negócios criativos, suas diferentes linguagens, e vivenciar experiências artístico-culturais únicas. O festival será realizado com layout arquipélago: um sistema de ilhas interligadas por um cortejo dramatúrgico, um roteiro cênico com a participação do público, que será apresentado a cada um dos projetos integrantes do curso. Ao longo do evento, atrações musicais vão entreter o público com intervenções diversas. Simultaneamente, serão rodadas oficinas de contação de história infantis, produção audiovisual e artesanato sustentável.

O Mestre Projetista é um curso semipresencial em Desenvolvimento Colaborativo de Projetos Sustentáveis, lastreado em uma plataforma digital interativa e gamificada, que integra videoaulas, ferramentas colaborativas de planejamento e gestão de projetos, e assessoria online e presencial. A duração da jornada de aprendizagem é de quatro meses.

Serão realizadas as oficinas de Joghety, com Pocket show e criação livre e coletiva de canções em tempo real com a plateia. A programação também conta com a Revivart, oficina de artesanato que utiliza resíduos hospitalares livres de contaminação e leva o participante a uma experiência única que mescla criatividade, educação e arte.

Já a oficina Tapete Mágico vai trabalhar a contação de uma história fantástica, que leva as crianças para uma viagem ao Mundo do Magos por meio das palavras, imagens, música e improvisação. Por último, a oficina de produções fotográficas com celular e introdução à linguagem cinematográfica, dividida em parte teórica, parte prática, edição e finalização junto aos participantes.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO 

PROGRAMAÇÃO MESTRE PROJETISTA 

DATA: 31/01/2019
LOCAL: Biblioteca Pública do Estado, R. Gen. Labatut, 27/Barris, Salvador BA, 40070-100
HORÁRIO: 15h às 20h30
CAPACIDADE: 200 pessoas no Quadrilátero e 45 pessoas nas oficinas (15/oficina)
ENTRADA: Gratuita
PÚBLICO: Crianças de 5 a 9 anos nas oficinas de contação de história; Adolescentes e adultos nas demais experiências.

15:00 - 15:30 Cortejo de máscaras
15:30 - 16:00 Abertura e apresentação dos projetos
16:00 - 17:00 Pocket show - Joghety
17:00 - 17:45 Primeira rodada de oficinas

• Revivart: Criação e artesanato, reaproveitamento de SMS
• Tapete Mágico: Um Voo pelo mundo das histórias
• Audiovisual: Oficina de fotografia com celular

17:00 - 17:45 Atração musical
18:00 - 18:45 Segunda rodada de oficinas
18:00 - 19:00 Pocket Show - Joghety
19:00 - 19:45 Terceira rodada de oficinas
19:00 - 19:45 Atração musical
20:00 - 20:30 Encerramento com diplomação dos novos MESTRES

Clique AQUI para OUVIR











--------------------------------------------------------------------
Teatro para seu evento