Museu Udo Knoff leva oficina de estamparia em tecido para escola

Foto: Mateus Pereira/GOVBA


O Museu Udo Knoff promoveu, nesta sexta-feira (9), uma oficina de Estamparia em Tecido para estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador. Com o tema ‘Ancestralidade Africana’, a atividade foi mediada pela museóloga Etiene Bosetto e pelo artista plástico Sandoval Soares.

“A iniciativa surgiu de um trabalho de visitação ao museu. A gente conversou com a coordenação da escola se havia o interesse de um trabalho a longo prazo. Nesses casos, a coordenação do museu avalia a possibilidade e o trabalho é feito durante o ano letivo. São atividades relacionadas ao que é trabalhado na escola, como artes plásticas, música e poesia, sempre articulando a escola e o museu”, revela Etiene. 

Professora de arte e educação da escola há mais de 20 anos, Conceição Lima destaca que a oficina estimula “uma questão de observação e de cuidado, em que o aluno tem de desenvolver a percepção visual. Com isso, é trabalhada a sensibilidade dos alunos”. 


Para Alicia Verena Pimentel, 15 anos, estudante da 7ª série, essas atividades “promovem mais entendimento nos estudos, além de trabalhar junto com os colegas”. A oficina é parte das atividades do Museu Udo Knoff para celebrar o Novembro Negro. Exposições e palestras também estão na programação especial do mês.

Nos próximos dias 13 e 14, será a vez da oficina de Pintura em Azulejos, que levará para crianças da Escola Municipal João Lino a temática das obras de Carybé presentes em azulejos e livros de encomenda. Já no dia 20, ocorre a abertura da 3ª edição da exposição ‘Coroa de Ouro: Torços e Turbantes’, de autoria da cabeleireira, esteticista afro e hair designer Negra Jhô. 

No dia 21, às 14h, o historiador e mestre em história Sávio Roz ministrará a palestra ‘Super-Heróis negros nos quadrinhos’. No dia seguinte, na Praça das Artes, será realizado o ‘Poemusik: Poesia Musicada’, com o tema sobre a ancestralidade baiana. Mais informações estão disponíveis na página da Diretoria de Museus (Dimus), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e responsável pela administração do Museu Udo Knoff. 

--------------------------------------------------------------------
Teatro para seu evento