Líder norte-coreano supervisiona testes de novo sistema de mísseis

Da Agência Lusa



O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou os testes de lançamento de um novo sistema de mísseis antiaéreos para “estudar a sua viabilidade”, informou hoje (2) a agência estatal KCNA.

Sob a supervisão de Kim, “foram disparados foguetes para atingir, com precisão, alvos inimigos aéreos simulados”, assinalou a agência de notícia, sem detalhar o local ou a data dos ensaios.

A KCNA indicou que o teste permitiu verificar que a viabilidade do novo sistema “é perfeita” e que corresponde “às exigências tecnológicas militares”.

Kim manifestou “grande satisfação” pelo “êxito” do teste, segundo a agência oficial norte-coreana, e o qualificou de “outra surpreendente demonstração da validade” das políticas do regime.

O Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que as informações sobre o teste parecem referir-se ao lançamento de um míssil antiaéreo efetuado pelo regime norte-coreano na sexta-feira, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap.

A capital Pyongyang lançou um míssil, a partir do Nordeste do pais, para o Mar do Leste (Mar do Japão) durante o sexto lançamento do tipo no intervalo de um mês.