Finos Trapos apresenta Beira de Estrada no Pelourinho

h
Foto: Reprodução / Facebook


O Grupo de Teatro Finos Trapos estreia nesta quarta-feira(07), no Teatro SESC SENAC, no Largo do Pelourinho, o espetáculo Beira de Estrada. As apresentações acontecerão às 19h30, nos dias 08, 09, 10 (quinta-feira, sexta-feira e sábado) 14, 15 (quarta e quinta-feira), 21, 22 e 23(quarta, quinta e sexta-feira) e uma sessão extra no dia 23, às 16h.


O espetáculo recorre a inspirações de cenas que remetem ao universo das tragédias gregas. No palco, três atores, três destinos ou mesmo três amigos desbravam o mundo com o desejo de levar a beleza da arte de interpretar e de revelar como o ofício podem representar de modo lírico e metafórico a sociedade.

A narrativa será contada pelos atores Yoshi Aguiar, Thiago Carvalho e Frank Magalhães, que também assina a direção do espetáculo (indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2014, como melhor diretor pelo espetáculo O Vento da Cruviana).



Clique AQUI para OUVIR


O trabalho traz a musicalidade como um lastro para contar a narrativa. A trilha de Beira de Estrada foi composta originalmente para o espetáculo, destaca-se nas composições o lirismo através dos versos, desenhando texturas em que enaltece e gera ricas imagens de delicadeza. O jovem Gabriel Carneiro é o diretor musical.

O grupo de Teatro que completou 15 anos vem desenvolvendo o projeto de Manutenção intitulado Abrigo e Morada Ano II, desde janeiro de 2018. O grupo desenvolve um trabalho continuado de repertório de espetáculos e realização de atividades de pesquisa, produção de eventos culturais e fomento das Artes Cênicas na Bahia.

O teatro contemporâneo do Grupo Finos Trapos, com sotaque regional fundamentado na filosofia do trabalho em grupo e no imaginário da cultura de tradição popular nordestina, já possui reconhecimento de público e crítica registrados nas indicações a Prêmios e aprovação em Editais Públicos Estaduais e Nacionais. Fazem parte do Fino Repertório os espetáculos: “Sussurros...” (2004), “Sagrada Folia” (2005), “Sagrada Partida” (2007), “Auto da Gamela” (2007), “Gennésius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor” (2009), “Berlindo” (2011) e “O Vento da Cruviana” (2014), “Mós Aì Quê” (2017), “Ponta D’Areia, Pedaço do Céu” (2018).

Acesso à cultura - Com o objetivo de viabilizar o acesso físico e linguístico à linguagem teatral, para estudantes de escolas públicas, associações sociais e comunitárias, o grupo realiza agendamento para que instituições possam levar os seus educandos, a partir de um acompanhamento pedagógico, ao teatro. Para tanto, basta entrar em contato através do e-mail: mediacaofinostrapos@gmail.com. Ainda na perspectiva de atender jovens, haverá uma sessão extra no dia 23 de novembro, às 16h, no Teatro SESC –SENAC Pelourinho, seguido de um bate-papo com o público.


SERVIÇO

Estreia: 07 de novembro (quarta)
Temporada: 08, 09, 10 (quinta-feira, sexta-feira, sábado) 14, 15, (quarta-feira e quinta-feira) 21, 22, 23(quarta-feira a sexta-feira)
Local: Teatro SESC Pelourinho (Largo do Pelourinho, 19 - Pelourinho, Centro Histórico, Salvador)
Horário: 19:30h │ 16:00 (sessão extra no dia 23/11)
Duração: 60min
Classificação: 12 anos
Site: www.grupofinostrapos.com.br
Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia- Edital n° 02/2016 - Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016
Realização: Finos Trapos Produções Culturais - Grupo de Teatro Finos Trapos
Crédito da imagem: Anderson Rodrigues

FICHA TÉCNICA:
Espetáculo: Beira de Estrada
Encenação: Frank Magalhães
Intérpretes: Yoshi Aguiar, Thiago Carvalho e Frank Magalhães
Criações textuais: Flora Rocha, Frank Magalhães, Rafaelle Aragão, Sérgio Agnelo, Thiago Carvalho e Yoshi Aguiar
Dramaturgia: Flora Rocha e Frank Magalhães
Cenário, Designer e Adereços: Yoshi Aguiar
Figurino: Ramona Azevêdo
Preparação Vocal: Bruno Barboza
Direção Musical e sonoplastia: Gabriel Carneiro
Costureira: Márcia de Azevêdo
Ilustrações: Sérgio Agnelo
Iluminação: Frank Magalhães, Yoshi Aguiar e Sérgio Agnelo
Operador de luz: Sérgio Agnelo
Fotografia e captação de imagens: Anderson Rodrigues
Coordenação de Produção: Thiago Carvalho
Assistentes de produção: Flora Rocha, Ive Carvalho, Rafaelle Aragão, Sérgio Agnelo
Mediação Cultural: Poliana Bicalho - Criare Projetos Culturais e Educacionais