Espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo acontecerá em diversas praias de Salvador

expasso1
Encenação do espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo (Foto: Divulgação)

Quatro praias de Salvador foram os locais escolhidos pelo espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo para apresentar seu mais novo trabalho. Serão oito apresentações nas praias da Ribeira à Itapuã, passando pelos bairros do centro e do Rio Vermelho. O espetáculo de dança Ex-Passo é atrelado à técnica circense de pernas de pau e visa transformar as praias de Salvador em um espaço cênico, através de uma coreografia itinerante construída pelo encontro e relação estabelecida entre os quatro artistas, suas experiências e o mar.


Cada bairro receberá duas apresentações durante todas as quartas e quintas de novembro, sempre às 17h30. As performances serão realizadas nos dias 7 e 8 na Praia da Ribeira; 14 e 15 na Praia da Preguiça (Comércio); 21 e 22 na Praia da Paciência (Rio Vermelho); e 28 e 29 na Praia de Itapuã.

A direção e concepção coreográfica são de Claudio Machado através da criação colaborativa com os intérpretes: Clara Garcia, Claudio Machado, João Rafael Neto e Matias Santiago; a música é original de Jarbas Bittencourt e a produção é por conta de Ramona Gayão.

expasso2
Espetáculo de dança contemporânea Ex-Passo (Foto: Divulgação)

O projeto de dança contemporânea Ex-Passo foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

Espaço místico - Para a produtora Ramona Gayão, “a escolha das praias como espaço-cenário se deu tanto pelas possibilidades temáticas de identificação com a nossa cidade quanto pela possibilidade de atingir público e locais diversos. O mar, culturalmente, além de ser um espaço místico para o público soteropolitano, onde todos, mesmo os mais descrentes, buscam e fazem seus rituais de limpeza e purificação do corpo ou do espírito, é também o lugar do encontro de todas as classes, religiões, gêneros e faixas etárias que juntos se banham e constroem um lugar comum de convívio e compartilhamento de experiências”.

Já o diretor do espetáculo, Claudio Machado trás à tona o discurso poético do projeto: “Esse trabalho é uma oportunidade de construir, através da linguagem da dança, um discurso que valoriza a conexão entre pessoas e o seu lugar, que há anos venho tentando praticar dentro e fora de cena. Expressar isso através do corpo é libertador porque já rompe a barreira da palavra. Ver isso se materializar no corpo do parceiro de cena, e através do contato entre os nossos corpos, é esperançoso dentro do tempo de intolerância que estamos vivendo. Apresentar em um espaço público é, pra mim, uma atitude política e social, um convite a todos os espectadores para construir juntos um discurso poético de conexão plena com o outro e com nosso espaço”.

Serviço:
Ex-Passo - Espetáculo de dança contemporânea 

Quando: Todas as quartas e quintas-feiras de novembro, sempre às 17h30;
Dias 7 e 8 na Praia da Ribeira; 14 e 15 na Praia da Preguiça (Comércio); 
21 e 22
 na Praia da Paciência (Rio Vermelho); e 28 e 29 na Praia de Itapuã.
Gratuito

Clique AQUI para OUVIR