Estarão proibidos eventos com qualquer número de pessoas na Bahia.


Nesta quinta-feira dia 3 de dezembro, Rui Costa, Governador do Estado da Bahia, anunciou a  proibição de shows e festas independentemente do número de participantes. 

A realização de shows e festas está suspensa em toda a Bahia. A decisão, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira dia 4 de dezembro, faz parte do decreto nº 19.586 e começa a valer no mesmo dia.

Conforme a publicação, ficam proibidos os "shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes". Esse  decreto tem validade até 17 de dezembro, e tudo indica que poderá vir a ser renovado.

Essa medida ocorre devido ao aumento de casos de Covid-19 no estado.

Na última quarta-feira dia 2 de dezembro, o Governo do Estado já havia prorrogado o decreto, que também suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e proíbe eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas.

Rui Costa disse que, "Passei hoje para o secretário de Saúde e vou pedir agora para o secretário de Segurança que faça o monitoramento das redes sociais para qualquer bar, qualquer barraca, qualquer estabelecimento comercial que esteja chamando para festa, nos meses de dezembro e janeiro."

"Que a polícia atue preventivamente, faça a notificação desse ente comercial avisando que não será permitido, e que a polícia fará o bloqueio de entrada desses estabelecimentos. Nós não permitiremos festa em nenhuma quantidade de público", completou o governador.

No último boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registradas 3.268 novas pessoas infectadas nas últimas 24 horas, totalizando do início da pandemia até hoje, mais de 412 mil casos e 8.366 mortes".

Geraldo Brandão

Foto: Miguel Padriñán