Dia dedicado para que lembremos das vítimas da intolerância religiosa.

Foto: Ilustração
Devido a violência causada pela intolerância religiosa, muitas pessoas foram vítimas de alguma forma por causa de suas crenças ou religiões. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) em 28 de maio de 2019,
aprovou a data de 22 de agosto para essas vítimas serem lembradas todos os anos.

O papa Francisco em sua conta oficial no Twitter,  publicou uma mensagem dedicada ao Dia Internacional das Vítimas de Violência baseada na Crença ou Religião.

O Pontífice afirmou que, "Deus não precisa ser defendido por ninguém e não quer que o Seu nome seja usado para aterrorizar as pessoas".

"Peço a todos que parem de instrumentalizar as religiões para incitar ao ódio, à violência, ao extremismo e ao fanatismo cego", no texto, estava a hashtag #fraternidadehumana.

Em outra oportunidade, o papa Francisco já havia dito que, "A histórica assinatura era um grande acontecimento humanitário, um sinal de esperança por um futuro livre de ódio, do rancor, do extremismo e do terrorismo, em que prevalecem os valores da paz, do amor e da fraternidade".

Essa mensagem de Francisco, se baseia em um pronunciamento em conjunto feito por Jorge Bergoglio e pelo Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi, em 2019, no qual afirmam, "Condenamos todas as formas de violência, especialmente aquela revestida de motivos religiosos", entre outras coisas tambem faladas pelo papa.

Geraldo Brandão