Biografia de Dom Pedro Casaldáliga

Biografia de Dom Pedro Casaldáliga será lançada no MAB

F
Foto: Divulgação

Cabriola Cia de Teatro

Cabriola Cia de Teatro
Teatro para seu evento

Rádio Cabriola

Rádio Cabriola
Clique para entrar
A Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, o Grupo Tortura Nunca Mais, a Associação de Advogados e Advogadas Pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) promovem o lançamento do livro 'Um Bispo Contra Todas as Cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga'. Aberto ao público, o evento será realizado nesta quinta-feira (18), às 18h30, no Museu de Arte da Bahia.  

Na programação da noite contará ainda com uma roda de conversa e sessão de autógrafos com escritora e jornalista Ana Helena Tavares, que mantém o Blog Quem Tem Medo de Democracia. Entre outros livros já publicou 'O Problema é ter medo do medo – o que o medo da ditadura tem a dizer à democracia', obra que reúne em entrevistas uma cobertura contundente do regime militar brasileiro.

Nascido na Espanha, Dom Pedro Casaldáliga chegou ao Brasil em 1968. Tornou-se Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde vive até hoje. Dedicou a vida à luta em favor dos pobres e desvalidos, contra a opressão, a ditadura e a tortura, enfrentando latifundiários que comandavam os assassinatos de indígenas e posseiros naquela região.  

Em 'Um Bispo Contra Todas as Cercas', Ana Helena ouviu testemunhas que viveram ou vivem com Pedro Casaldáglia e colheu narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto. Além disso, o próprio personagem central da obra foi acompanhado de perto e por muito tempo por sua biógrafa, que revelou as diversas personalidades que compõe o bispo.

O lançamento conta com apoio das seguintes entidades: Cáritas Brasileira, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Memorial Marighella Vive, Rede Jubileu Sul Brasil (RJS), Conselho Pastoral de Pescadores (CPP), Sindicato dos Servidores da Fazenda (SINDISEFAZ) e Museu de Arte da Bahia (MAB).

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.