Palestra sobre mares e mangues da Baía de Todos os Santos

Museu do Recolhimento dos Humildes promove palestra sobre mares e mangues da Baía de Todos os Santos

h
Foto: Divulgação



Ouça enquanto lê

O Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro) promove amanhã (10), às 14h uma palestra sobre “Mares e mangues: patrimônio ambiental da Baía de Todos os Santos”. Ministrada pelo professor Francisco José Souto, a atividade faz parte do projeto de extensão “Memórias do Mar: patrimônio e cidadania”, do Centro de Estudos do Recôncavo (CER), que vai realizar até 14 de junho um ciclo de palestras e oficinas no museu.

O ciclo de palestras e oficinas é destinado a docentes que atuam nestes municípios e situa-se, prioritariamente, no campo da valorização patrimonial, visando a contribuir para a melhoria da educação básica e, como consequência, da qualidade de vida das populações na medida em que se destina a estimular trocas de saberes entre escola e sociedade. “As reflexões tangenciam categorias relacionadas ao patrimônio material, imaterial e natural em torno das experiências com o mar pelas comunidades, possibilitando o reconhecimento, sob este viés, do lugar vivido, dos saberes e fazeres ali existentes, com vistas à proposição de ações sustentáveis que tomem o patrimônio como instrumento promotor da cidadania e do desenvolvimento local, no que tange o âmbito da educação e da cultura”, explica e professora.

Já no dia (24), às 14h, o tema “Identidade, Cultura e territorialidade na comunidade quilombola Acupe” será apresentado pela Profª Mariana Balen (Antropologia – UFBA). Também em maio, no dia (31), às 14h, é a vez da palestra “Cultura marítima na Baía de Todos os Santos”, com a Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro). Em junho acontecem as últimas duas palestras: em 07/06, às 14h, “Cidade Educadora”, com a Profª Lys Vinhaes (BTS – UFRB) e, em 13/06, às 9h, “Alimentação e Comida na Baía de Todos os Santos”, com o Profº Ericivaldo Veiga (Antropologia – UFBA).

As oficinas serão realizadas entre maio e junho, em Santo Amaro e São Francisco do Conde, com os seguintes temas: “Navegação na Baía de Todos os Santos”, “Pesca e Mariscagem na Baía de Todos os Santos” e “Saberes Culinários da Baía de Todos os Santos”. As inscrições serão voltadas para os participantes das palestras (e datas serão divulgadas durante as atividades). O encerramento será em 14/06, com exposição de fotos e mostra de vídeo resultantes das oficinas promovidas no IFBA Campus Santo Amaro com a temática “Patrimônio Marítimo da BTS”, realizada com estudantes da rede pública de Santo Amaro e São Francisco do Conde.

O evento é proposto pelo Centro de Estudos do Recôncavo (CER) – núcleo de estudos e pesquisa ligado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) -, em convênio com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) – campus Santo Amaro – e em colaboração com o Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I. A atividade conta com o apoio do Museu do Recolhimento dos Humildes – unidade administrada por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Esta atividade faz parte da agenda socioeducativa que o Museu do Recolhimento dos Humildes vem realizando com a comunidade. “Estamos oferecendo diversas atividades de educação patrimonial para comunidade, além de oficinas de artes, música, teatro, dança, aula de flauta doce, exibição de filmes, exposições temáticas, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região”, informa Paola Publio, responsável pela articulação do museu.

PROGRAMAÇÃO
10/05/2019, 14h às 17h
Palestra: Mares e mangues: patrimônio ambiental da Baía de Todos os Santos – Profº Francisco José Souto (Ciências Biológicas – UEFS)

24/05/2019, 14h às 17h
Palestra: Identidade, Cultura e territorialidade na comunidade quilombola Acupe – Profª Mariana Balen (Antropologia – UFBA)

31/05/2019, 14h às 17h
Palestra: Cultura marítima na Baía de Todos os Santos – Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro)

07/06/2019, 14h às 17h
Palestra: Cidade Educadora – Profª Lys Vinhaes (BTS – UFRB)

13/06/2019, 09h às 12h
Palestra: Alimentação e Comida na Baía de Todos os Santos – Profº Ericivaldo Veiga (Antropologia – UFBA)

14/06/2019 – ENCERRAMENTO: Exposição de fotografias e mostra de vídeo.

Serviço

Ciclo de palestras e oficinas: “Memórias do Mar: patrimônio e cidadania”

Local: Museu do Recolhimento dos Humildes (Praça Frei Bento, s/n, Santo Amaro -BA)
Mais informações: Profª Gal Meirelles (IFBA – Santo Amaro) – (71) 99966-9097