Roraima pede ao STF fim da imigração venezuelana

Após conflito, Força Nacional enviará agentes para reforçar a segurança em Pacaraima, Roraima

Episódio de violência reacende debate sobre imigração no pais



O estado de Roraima pediu ao Supremo Tribunal Federal a suspensão da entrada de imigrantes venezuelanos. O estado pede que os imigrantes da região sejam distribuídos para outras unidades da federação. Os casos de violência entre brasileiros e venezuelanos no fim de semana motivaram a decisão.

No pedido protocolado no STF, o estado de Roraima pede uma série de medidas, como a adoção de barreira sanitária, suspensão temporária da imigração e a instalação de um hospital militar para atender os venezuelanos exclusivamente.

Já o Governo Federal decidiu enviar de 120 agentes da Força Nacional para reforçar a segurança em Pacaraima, cidade onde brasileiros e venezuelanos entraram em conflito no fim de semana. Episódios como esse dão uma dimensão da gravidade do problema.


Marcelo Haydu é um dos fundadores do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus). Ele destaca que o Brasil, historicamente, nunca foi um destino conhecido entre refugiados e relembra que a falta de planejamento para lidar com essa questão havia sido evidenciada em 2010, com o fluxo de haitianos para o país.

Para Haydu, faltam políticas específicas para os imigrantes, como o acesso a moradias e educação.


“A sociedade deve ter consciência de que essas pessoas não estão vindo para cá porque querem. O refúgio é uma migração forçada. Essas pessoas são obrigadas a saírem dos seus países de origem por uma questão de perseguição ou de violação dos direitos humanos. O Brasil tem condições sim, além da obrigação moral e legal para receber algumas dessas pessoas e de tentar possibilitar a condição mínima para essas pessoas retomarem sua vida de maneira digna.”

No último sábado, moradores de Pacaraima queimaram acampamentos e pertences dos imigrantes, o que forçou a volta de mais de mil venezuelanos para o país vizinho. A atitude seria uma resposta a um roubo violento a um comércio da região, que supostamente teria o envolvimento de imigrantes. Eles entram no Brasil desde o começo do ano passado, fugidos da delicada situação do país, que se encontra em uma crise financeira grave com conflitos entre opositores e defensores do governo de Nicolas Maduro.


Reportagem, Raphael Costa

ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads