NOTA: Pesquisa em presídios que indicaria rejeição a Bolsonaro não tem registro no TSE

Checagem foi feita pelo Projeto Comprova, grupo de 24 veículos de mídia que tentam combater a desinformação durante o período eleitoral


A notícia que circula nas redes sociais sobre uma pesquisa de intenção de voto feita em presídios a respeito de Jair Bolsonaro não tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado seria 100% de rejeição ao candidato do PSL. A informação foi checada pelo Projeto Comprova, grupo de 24 veículos de mídia que tem por objetivo combater a desinformação durante o período eleitoral.
Para que uma empresa faça pesquisa em um presídio, precisa da autorização da Justiça e do registro junto ao TSE, além da disponibilização no site do Tribunal a respeito dos dados da realização.

A informação falsa que circula no Facebook e no Twitter afirma que a consulta teria sido com 13 mil detentos em 450 presídios e 150 delegacias de todo o país. Duas versões da notícia foram identificadas pelo Projeto Comprova, uma com origem em um post no Facebook e outra uma montagem produzida para parecer uma reportagem do portal G1.
A verificação foi feita por uma equipe de jornalistas da AFP, Nexo e SBT. Outras oito redações concordaram com a checagem, no processo conhecido como “crosscheck”: Estadão, UOL, O Povo, Jornal do Commercio, Folha de S. Paulo, Veja, Poder360 e Gazeta do Povo.

Reportagem, Thiago Marcolini

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI