Hábitos alimentares e estilo de vida podem evitar o câncer

Saiba como diminuir os riscos de desenvolver a doença


Muita gente não sabe, mas 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, a OMS. De acordo com o oncologista Daniel Gimenes, a ingestão de alimentos pouco saudáveis e a falta de exercícios físicos estão entre os principais fatores para este cenário.
“A falta de atividade física e a alimentação pouco saudável podem aumentar as chances de desenvolver câncer justamente porque estão envolvidos com o aumento do índice de massa corpórea.”

Segundo o especialista, existem alterações metabólicas no tecido gorduroso, que pode aumentar o desenvolvimento, principalmente, do câncer de mama. A boa notícia é que pequenos ajustes na rotina podem ajudar a reduzir os fatores de risco.
Por exemplo, fazer caminhadas, andar de bicicleta e subir ou descer escadas são algumas dicas de exercícios que devem ser feitos de 20 a 30 minutos por dia.

Segundo o especialista Daniel Gimenes, uma dieta rica em frutas, peixes, grãos e azeite é uma forma de prevenir o câncer. No caso das mulheres, após os 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano, afinal, a detecção precoce aumenta em até 95% as chances de recuperação em casos de câncer de mama.
No caso do câncer de pulmão, a doença está associada, na maioria dos casos, ao consumo de cigarro ou derivados. Por isso, para manter sua saúde, é importante ficar longe do hábito de fumar.
O câncer de pele é o tipo mais comum em todo o mundo, e pode ser prevenido. Por isso, evite e exposição ao sol entre dez da manhã e três da tarde. Não importa a cor da sua pele, os dermatologistas recomendam o uso de, no mínimo, um protetor com Fator de Proteção Solar 30.
Além dessas dicas, o importante é lembrar que a detecção precoce do câncer pode salvar vidas. Então, consulte sempre um médico e faça exames periodicamente.

Reportagem, Cintia Moreira

ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads