Parte da recém-inaugurada ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, desabou durante uma ressaca no mar de São Conradono último dia 21Fernando Frazão/Agência Brasil |
“Eram falhas da parte construtiva e não da infraestrutura. Eram coisas sem significado estrutural. Chamamos a atenção para que fosse corrigido”, disse Montebello. “O tribunal erra menos, porque tem tempo para fazer as coisas, não faz de afogadilho. A concorrência pública ficou nesse vai e vem no tribunal, porque tinha inúmeras imperfeições, que foram corrigidas ao logo do tempo”, acrescentou.
A fiscalização da parte estrutural do projeto, segundo Montebello, foi feita no processo licitatório. Ao todo, os técnicos do TCMRJ fizeram seis visitas à obra e encontraram uma série de imperfeições e irregularidades da parte construtiva, mas não na infraestrutura.
Rio de Janeiro - Desabamento de parte da recém-inaugurada ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, durante uma ressaca no mar de São Conrado, deixa mortos e feridos (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Parte da recém-inaugurada ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, desabou durante uma ressaca no mar de São Conradono último dia 21Fernando Frazão/Agência Brasil
A última visita técnica foi em janeiro. Montebello disse que todas as obras emergenciais da prefeitura do Rio com a Concremat, empresa responsável pela obra da ciclovia, também foram comunicadas ao tribunal.
Cerca de 46% das obras emergenciais executadas pela prefeitura do município com a Concremat foram contratadas sem licitação. “A caracterização da emergência cabe ao Poder Público, ao gestor, o tribunal depois vai aferir se essa emergência é real ou é criada”, disse o presidente do tribunal.
Sobre o valor da ciclovia, R$ 44,7 milhões, Montebello disse que os técnicos ainda estudam se o orçamento está de acordo os preços de mercado.
O laudo da perícia independente que a prefeitura do Rio contratou para determinar a causa do acidente deve ser concluído no fim de maio.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) está apurando, por meio de relatório de fiscalização, as responsabilidades sobre o acidente da ciclovia Tim Maia.
No dia do acidente, a fiscalização do conselho e o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Manoel Lapa estiveram no local e obtiveram informações sobre as empresas, profissionais e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) que caracterizam as responsabilidades de cada etapa do processo.
Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
*Matéria ampliada às 18h28 para acrescentar informações sobre a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro