Portugal ajudará Espanha a combater incêndio

Da Agência Lusa

Portugal vai enviar nas próximas horas mais de 100 soldados e 30 veículos para ajudar no combate ao fogo florestal que atinge há três dias a província espanhola da Extremadura. Pelo menos 2.500 pessoas estão desabrigadas.

Três grupos de combate a incêndios serão deslocados para combater as chamas.

O fogo, que começou na quinta-feira na Sierra de Gata, já consumiu mais de 6.500 hectares e é combatido por centenas de bombeiros de várias regiões da Espanha, apoiados por 16 helicópteros e aviões de combate a incêndios.

Cerca de mil habitantes da aldeia de Hoyos deixaram hoje suas casas, juntando-se aos cerca de 1.400 retirados na sexta-feira de outras duas aldeias próximas, informou hoje o governo regional da Extremadura.

A causa do incêndio ainda não foi apurada, mas, segundo o chefe do governo regional, Guillermo Fernández Vara, “tudo parece indicar”  origem criminosa.
Segundo os bombeiros, o vento forte e em constante mudança de direção está dificultando a ação dos bombeiros.

Ex-presidente do Egito faz greve de fome na prisão

Da Agência Lusa

O ex-presidente do Egito, Mohamed Mursi, revelou hoje em um tribunal que está fazendo greve de fome, depois de ter sido alvo de "incidentes" dentro da prisão.

Numa mensagem de vídeo exibida durante uma sessão do tribunal e transmitida pela cadeia de televisão Al Jazeera, Morsi afirmou que não confia nas refeições que lhe são servidas, que já sofreu pelo menos cinco incidentes que puseram em causa a sua integridade física.

Mohamed Morsi foi deposto por um golpe militar no dia 3 de julho de 2013 e aguarda julgamento porque responde a vários processos.
Em junho, ele foi condenado à pena de morte, considerado culpado, juntamente com mais 108 pessoas, de ter ajudado na libertação de mais de 20 mil reclusos de três prisões egípcias em 2011.


Cinco funcionários da ONU estão entre os mortos em ataque a hotel no Mali

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Cinco funcionários que trabalhavam para a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali estão entre os 12 mortos de um ataque com sequestro de reféns, em um hotel em Sevaré, no centro do país. A informação foi divulgada hoje (8) pela ONU.

O ataque ocorreu ontem, quando homens armados - supostos jihadistas - invadiram o hotel onde estavam instalados vários estrangeiros. As forças especiais do Mali combateram o ataque, mas 12 pessoas morreram na operação.

A informação da Minusma, a missão da ONU no Mali, é que entre os 12 mortos, cinco são funcionários de empresas subcontratadas pela organização no país: um malinês, um nepalês, um sul-africano e dois ucranianos.

Uma fonte do governo maliano informou, em comunicado, que sete pessoas ligadas ao assalto foram detidas.

Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas as autoridades suspeitam do envolvimento de seguidores de Amadou Kouffa, um jihadista local próximo da Al Qaeda no Magrebe Islâmico.
O último atentado contra estrangeiros no Mali ocorreu em março, em um restaurante da capital, Bamako, e deixou cinco mortos, dois deles europeus.


Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Marcelo Camargo/Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff confirmou hoje (8) a indicação do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para um novo mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi informada ao próprio procurador-geral na manhã deste sábado, em reunião no Palácio do Alvorada, com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Após a reunião, Cardozo afirmou que a escolha da presidenta reflete respeito pela autonomia do MPF, que já havia aprovado a recondução do procurador-geral ao cargo.

Sobre as críticas de alguns investigados à atuação de Janot na condução da Operação Lava Jato, o ministro voltou a defender a autonomia do MPF e ressaltou que a Constituição garante liberdade investigatória aos que atuam nessa área.

“É evidente que nós não podemos jamais condenar pessoas sem que lhes seja assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, também estabelecidos na Constituição. Mas as instituições do Brasil, na medida em que a Constituição estabelece essas prerrogativas, devem funcionar e funcionar com eficiência. E a autonomia é o que está assegurado na Constituição Federal", acrescentou Cardozo.

Na última quarta-feira (5), Rodrigo Janot foi eleito em primeiro lugar, com 799 votos, para elaboração de lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

A indicação deverá ser publicada no Diário Oficial da União.

O próximo passo é a aprovação da indicação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo plenário do Senado. Em seguida, haverá a nomeação, por decreto presidencial, para a recondução ao cargo por mais dois anos.




Receita esclarece que não fiscaliza rascunho do Imposto de Renda

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

Uma ferramenta que facilita a vida de quem preenche a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física provocou preocupação em alguns contribuintes. Disponível na página da Receita Federal na internet e nos dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS o rascunho da declaração trouxe receios em relação ao armazenamento das informações.

Segundo a Receita, contribuintes têm procurado o Fisco para saber se os dados preenchidos no rascunho são analisados antes mesmo do preenchimento da declaração. O Fisco nega, esclarecendo que as informações ficam armazenadas nos computadores, mas não são fiscalizadas.

“As informações do rascunho ficam armazenadas em uma nuvem. É um espaço que a Receita Federal destina nos servidores [computadores] para o contribuinte poder acessar o rascunho pelo computador pessoal ou pelos dispositivos móveis. Agora, o que está lá não interessa a gente. Só analisamos os dados a partir do momento em que o contribuinte entrega a declaração finalizada”, diz o subsecretário de Atendimento e Arrecadação da Receita, Carlos Roberto Occaso.

Usado pela primeira vez no ano passado e relançado este ano, o rascunho facilita a vida do contribuinte, que não precisa guardar documentos durante o ano inteiro e inserir os dados somente no período de entrega da declaração. Na prática, o rascunho funciona como um gerenciador fiscal, que permite o preenchimento gradual das informações, poupando tempo na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda, em março e abril de cada ano.

O rascunho para a declaração de 2016 está disponível desde o fim de julho. O contribuinte pode usar a ferramenta até 28 de fevereiro. A partir de 1º de março, quando começa o prazo de entrega da declaração de 2016, o rascunho não poderá ser atualizado.

O contribuinte poderá apenas transferir os dados para o programa preenchedor da declaração. Segundo Occaso, em 2016, a Receita pretende lançar o rascunho da declaração de 2017 em 1º de maio, no dia seguinte ao fim do prazo de entrega das informações do Imposto de Renda.

Neste ano, o rascunho da declaração do Imposto de Renda trouxe novidades. O contribuinte pode importar as informações da declaração do ano anterior para o rascunho e pode informar doações. A ferramenta agora permite a declaração de rendimentos recebidos de pessoas físicas (indicando o CPF da fonte pagadora), de rendimentos com exigibilidade suspensa (discutidos na Justiça) e de rendimentos isentos de lucro na alienação de bens. Ao contrário do ano anterior, o contribuinte pode alterar a palavra-chave usada para entrar no rascunho.

Forças Armadas reforçarão segurança dos Jogos Olímpicos com 38 mil militares

Da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Cerca de 38 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão reforçar a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, informou hoje (7) o Ministério da Defesa. No Rio de Janeiro, serão mobilizados 20 mil homens, além de 18 mil militares em Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo, que receberão jogos de futebol.

A operação deve custar, ao todo, R$ 580 milhões, valor aplicado desde o ano passado, conforme o ministério. O custo total é menor que o gasto na Copa do Mundo de 2014 pela Defesa (R$ 709 milhões), já que algumas estruturas do torneio devem ser aproveitadas nas Olímpiadas.

“A Defesa é responsável pelo espaço aéreo, pelo espaço marítimo, pelas áreas contra terrorismo e pela área de controle de estruturas estratégicas – como energia e torres de transmissão, segurança cibernética”, explicou o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi. O policiamento nas ruas cabe à Polícia Militar.

Segundo o ministério, mais de 15 mil atletas de 205 países vão participar dos Jogos, que começam em agosto do ano que vem. A pasta diz que cerca de 100 autoridades estrangeiras deverão passar pelo Brasil durante os eventos.

As Forças Armadas vão atuar na segurança de 65 modalidades, 44 eventos-teste e quatro cerimônias. Também está previsto o monitoramento da passagem da tocha olímpica por 300 cidades do país, que vai começar em 3 de maio de 2016 e deve durar 100 dias.

De Nardi disse que não descarta a possibilidade de atentado terrorista durante os Jogos. “A minha grande preocupação é de um lobo solitário. Esse, nem os Estados Unidos conseguem interceptar. E a Olimpíada tem esse viés”, afirmou o general. Ele destacou a necessidade de integração entre a Polícia Federal, a Interpol e as forças de segurança de outros países para o sucesso dos Jogos.

“Pela experiência que nós temos dos grandes eventos, estamos em condições de fazer o melhor e termos a melhor Olimpíadas dos últimos tempos”, finalizou De Nadai.

Dilma reúne-se domingo com Temer e ministros da coordenação política

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

A presidenta Dilma Rousseff marcou para este domingo (9) à noite a reunião de coordenação política. O encontro, que costuma ocorrer todas as segundas-feiras, desta vez foi adiantado em decorrência da viagem que Dilma fará segunda-feira (10) a São Luís.

A reunião está marcada para as 19h, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Além do vice-presidente Michel Temer, participam ministros do governo de diferentes partidos, como tradicionalmente ocorre nas reuniões semanais promovidas pela presidenta.

Ontem (6) ela se encontrou com ministros do PT e pediu que reforçassem o papel de articulação com o Congresso Nacional que tem sido desempenhado por Temer.

Na capital maranhense, Dilma vai entregar unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Petistas fazem ato de repúdio a atentado ao Instituto Lula em São Paulo

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

Da janela do Instituto Lula, o ex-presidente joga rosas para militantes Daniel Mello/Agência Brasil
Militantes do PT, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais fizeram hoje (7) um ato de repúdio ao atentado sofrido pelo Instituto Lula na noite de quinta-feira (30), quando um artefato explosivo foi arremessado contra o portão da instituição, de dentro de um carro.

Ninguém ficou ferido, e ainda não foram apontados suspeitos pela ação. Em março, o Diretório Municipal do PT em São Paulo também foi alvo de um ataque a bomba. Duas semanas antes, a sede do partido em Jundiaí, na região metropolitana da capital, havia sido incendiada.

Os manifestantes se reuniram em frente ao instituto, que fica no bairro do Ipiranga, zona sul paulistana. Para o secretário municipal de Relações Governamentais de São Paulo, Alexandre Padilha, o ataque foi um ato terrorista: “O gesto de hoje é um repúdio a atentados terroristas, a manifestações de ódio e intolerância, que não fazem bem para a democracia”, ressaltou. Padilha enfatizou que o protesto também cobrava elucidação do crime. “É um gesto para cobrar punição para os responsáveis por esse atentado.”

Ao chegar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado pelos militantes, que se esforçavam para se aproximar dele e tirar fotos. Da janela do instituto, Lula jogou rosas aos manifestantes e agradeceu o apoio.

Militante petista há 34 anos, a administradora Joana Solitari disse que existe um movimento que tenta apartar o partido do poder. “Foi muita luta, muita batalha para a gente chegar aqui. E agora querem tirar a gente de tudo quanto é forma. Porque o PT está com o povo e eles acham que quem está com o povo está sempre errado”, afirmou.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a posição dos partidos oposicionistas em relação às ações de intolerância. “Não vi uma declaração de nenhuma liderança [da oposição] contra esse atentado aqui, contra o ex-presidente da República. Eles estão compactuando com setores que flertam com o fascismo e não estão se diferenciando. As próprias passeatas têm setores pedindo a volta da ditadura militar”, disse Lindberg, em referência aos protestos contra a presidenta Dilma Rousseff em que houve presença de grupos favoráveis ao regime autoritário.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, disse que tem críticas à política econômica do governo. Para ele, o ajuste deveria se iniciar pelo próprio governo, pelos empresários e, em último caso, chegar aos trabalhadores. "Mas nós começamos pelos trabalhadores”, reclamou. Patah disse, porém, que apoia a presidenta Dilma Rousseff e criticou a estratégia de alguns grupos de oposição. “Nós temos que buscar alternativas de governabilidade. Porque tem aqueles do quanto pior melhor, de uma certa forma, expressando opiniões odiosas que não levam a lugar nenhum.”


Temer nega que deixará articulação política do governo

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade

O vice-presidente da República, Michel Temer, negou hoje (7) que esteja deixando a articulação política do governo. “São infundados os boatos de que deixei a articulação política. Continuo. Tenho responsabilidades com meu país e com a presidente Dilma”, escreveu o vice-presidente em sua conta no Twitter.

A informação de que o vice-presidente estaria deixando o comando da articulação do governo com o Congresso Nacional, função que assumiu em abril deste ano, foi publicada no serviço em tempo real do jornal Valor Econômico. De acordo com a reportagem, Temer teria comunicado sua intenção de deixar o cargo durante conversa que teve com a presidenta Dilma Rousseff na quinta-feira (9).

Jihadistas executaram mais de 2 mil pessoas na cidade iraquiana de Mossul

Da Agência Lusa

O grupo Estado Islâmico executou mais de 2 mil pessoas na região de Mossul, no Norte do Iraque, desde junho de 2014, quando a segunda cidade mais importante do país foi conquistada pela organização jihadista, informaram hoje (7) fontes locais.

Em comunicado divulgado hoje, o presidente do Parlamento, Salim Al Joubouri, informou “a execução de mais de 2 mil cidadãos pela organização terrorista Daesh [nome árabe do Estado Islâmico]”.

Os nomes das pessoas foram inscritos em uma lista compilada pelo grupo radical sunita. Alguns nomes foram exibidos em uma parede de uma unidade local do Ministério de Saúde iraquiano, relataram testemunhas.

Fontes locais afirmaram que as vítimas que incluídas na lista foram acusadas pelo Estado Islâmico “de promover ideias que distorcem o Islã”.

O grupo extremista controla grande parte da província de Nineveh, da qual Mossul é a capital.


Conselho de Segurança aprova investigação sobre uso de armas químicas na Síria

Da Agência Lusa

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (7) por unanimidade a criação de um grupo de peritos para investigar os responsáveis pelo uso de armas químicas na Síria.

A Rússia, aliada de Bashar Al Assad, votou favoravelmente à resolução, ao lado dos outros quatro membros permanentes – Estados Unidos, China França e Reino Unido – e dos dez não permanentes.

A resolução cria um “mecanismo conjunto de investigação” composto por especialistas das Nações Unidas e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).

A comissão deve ser formada no prazo de 20 dias e terá mandato de um ano, prorrogável pelo Conselho por meio de nova resolução. O prazo para publicação do primeiro relatório é de 90 dias, após o início das investigações.

Segundo o texto da resolução, a missão dos peritos é identificar, tanto quanto possível, indivíduos, entidades, grupos e governos responsáveis pela organização, patrocínio ou realização dos ataques com gás de cloro.

O governo sírio é obrigado a “cooperar plenamente” com a comissão, fornecendo “qualquer informação pertinente” e permitindo o acesso ao local dos ataques para o recolhimento de amostras e depoimentos de testemunhas.

Após a votação, os embaixadores dos Estados Unidos, Samantha Power, e da Rússia, Vitali Tchurkin, congratularam-se com a rara demonstração de unidade do Conselho de Segurança, paralisado pelas divisões entre os membros permanentes em relação à Síria.

Samantha Power disse que há expectativa de que “esta unidade se manifeste igualmente para encontrar urgentemente uma solução política” para o conflito. Tchurkin, por sua vez, considerou a decisão “um bom exemplo da vontade de cooperar e da perseverança para chegar a um bom resultado”.

Contrariamente aos Estados Unidos, o Reino Unido e a França, que responsabilizam o regime sírio, a Rússia considera não haver provas irrefutáveis da responsabilidade de Damasco pelo uso de armas químicas.

ONU pede à França plano de emergência para migrantes de Calais

Da Agência Lusa

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje (7) à França para apresentar um plano global de “emergência civil” para criar acomodação digna para os milhares de migrantes acampados em Calais, no Norte do país, na esperança de conseguirem viajar para o Reino Unido.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) advertiu, por outro lado, que um reforço das medidas de segurança no Canal da Mancha apenas levará os migrantes que tentam atravessá-lo a correr riscos maiores.

“Vamos tratar isso como uma emergência civil”, disse Vincent Cochetel, chefe da Divisão Europa do Acnur, depois de ressaltar que o Alto Comissariado pede há um ano uma “resposta urgente, abrangente e sustentável” para o agravamento da crise migratória.

Cochetel destacou que um plano de emergência civil é uma resposta apenas parcial para o problema, mas que pode ser facilmente aplicada desde que haja vontade política. “Esta é uma situação gerenciável”, disse ele.

Cerca de 3 mil migrantes e refugiados, muitos deles fugidos de conflitos e perseguições em países como a Síria, a Líbia e a Eritreia, estão acampados em Calais à espera de uma oportunidade para passar para o Reino Unido em "condições terríveis", segundo descrição de Cochetel.

O Acnur manifestou também preocupação com o crescente número de mortes de pessoas que arriscam a vida ao tentarem passar o túnel sob o canal – foram mais de dez desde o início de junho.

Cochetel sublinhou que tanto o governo britânico quanto o francês têm se oposto à construção de um centro de acolhimento em Calais por recear que se torne um atrativo para mais migrantes. Ele salientou, no entanto, que esse receio não os isenta da responsabilidade de encontrar uma solução adequada. Para o chefe do Acnur, a França poderia transformar algumas das suas muitas instalações militares em centros de acolhimento.

O Acnur pediu também ao governo francês para resolver os “atuais significativos atrasos” na resposta aos pedidos de asilo, com uma espera de sete meses para que um pedido seja simplesmente registrado em Calais e mais meses de espera por um local de acolhimento.

O Alto Comissariado criticou igualmente a falta de cooperação das autoridades britânicas, afirmando que Londres recusou-se a avaliar pedidos de transferência legal de candidatos a asilo na França com fortes ligações ao Reino Unido.

Admitindo que as medidas de segurança tomadas de ambos os lados do túnel são compreensíveis, Cochetel frisou, no entanto, que elas são apenas parte da solução. “Não é com mais cães e mais cercas que vamos resolver Calais. Precisamos de um plano abrangente e de uma resposta sustentável”, insistiu. "Este problema existe há 14 anos e vai continuar, porque não se pode mudar a geografia”.


Comissão Europeia estende ajuda aos agricultores afetados por embargo russo

Da Agência Lusa Edição: Talita Cavalcante

A Comissão Europeia aprovou hoje (7) formalmente a decisão de estender o apoio aos produtores de frutas e legumes até 2016 para minimizar o impacto do embargo russo às importações de produtos agrícolas da União Europeia.

“Introduzida pela primeira vez no ano passado, em resposta à proibição russa às importações de produtos agroalimentares da União Europeia, o anúncio de hoje surge após a decisão da Rússia de prorrogar as medidas restritivas por um período adicional de 12 meses”, acrescentou, em comunicado, a Comissão Europeia.

A medida abrange vários produtos e prevê, aos estados-membros, volume adicional de referência até 3 mil toneladas, em função das exportações para a Rússia nos três anos que antecederam o embargo.

O governo russo restringiu as importações de vários produtos agroalimentares provenientes da União Europeia, como carne, produtos lácteos e frutas e hortaliças.

Em 2013, as exportações de produtos agrícolas para a Rússia atingiram 5,2 bilhões de euros (4% do total de bens agroalimentares).


Coreia do Norte atrasa relógio em meia hora para fixar sua própria hora oficial

Da Agência Ansa

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira (7) que pretende criar um fuso horário próprio a partir da semana que vem. O horário oficial será atrasado em 30 minutos no próximo dia 15 de agosto (passando a GMT +8h30), data em que o país vai celebrar os 70 anos da libertação do domínio colonial japonês.

O fuso GMT +8h30 era o horário de toda a Coreia até 1912 e foi adiantado em meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945. Atualmente, Coreia do Sul, Japão e Coreia do Norte possuem o mesmo fuso.

"A instituição de um horário próprio de Pyongyang servirá para erradicar de vez a memória do passado colonial", informou a agência de notícias local KCNA. A agência também disse que a decisão de "privar a Coreia do Norte de seu horário é um dos crimes imperdoáveis cometidos pelos imperialistas japoneses".

A notícia, no entanto, foi recebida com ressalvas pela vizinha Coreia do Sul. "É provável que a medida provoque problemas às pessoas que frequentam a zona industrial de Kaesong", disse o porta-voz do Ministério da Unificação, Jeong Joon-hee.

Cinco pessoas são presas pelo naufrágio no Mediterrâneo de barco com imigrantes

Da Agência Lusa

A polícia italiana deteve cinco traficantes de seres humanos envolvidos em um naufrágio na costa da Líbia, na quarta-feira (5), no qual morreram pelo menos 25 pessoas, informaram hoje (6) os jornais locais. Os detidos são três líbios e dois argelinos que viajavam na embarcação que virou a cerca de 24 quilômetros da costa da Líbia. Os suspeitos são acusados dos crimes de imigração clandestina e de homicídio.

Foram resgatados 373 imigrantes: seis estão em um hospital na ilha de Lampedusa e outras 367 recebem assistência em Palermo, na Sicília. De acordo com relatos de sobreviventes resgatados, entre 400 e 600 pessoas viajavam na embarcação.

Após a tragédia, a Comissão Europeia pediu uma resposta global à crise migratória do Mediterrâneo, em conjunto com os países de origem e de trânsito, e pediu também coragem para aplicar medidas à escala comunitária.

“É fácil chorar em frente da televisão quando assistimos a estas tragédias. É mais difícil levantar-se e assumir responsabilidades”, disseram em uma declaração conjunta o vice-presidente Frans Timmermans, a alta representante para a política externa, Federica Mogherini, e o comissário para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.

França começa a buscar destroços de avião da Malásia Airlines na Ilha da Reunião

Da Agência Lusa

As operações francesas de busca começaram hoje (7) na Reunião, ilha francesa no Oceano Índico. O objetivo é tentar encontrar mais destroços do avião que fazia o voo MH370, desaparecido em março do ano passado.

Um avião militar do tipo Casa (de carga tático-militar) partiu, ao meio-dia, da Base Militar de Saint-Marie (norte da Reunião) "para fazer buscas em torno da costa da ilha", disse à agência France Press a comandante Aline Simon.

As autoridades francesas tinham anunciado, nessa quinta-feira (6), o destacamento "de meios aéreos e marítimos suplementares para detectar a eventual presença de novos destroços", depois da identificação de um fragmento da asa do Boeing 777, do voo MH370 da Malásia Airlines, desaparecido em 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo.

"Patrulhas a pé, helicópteros de busca e brigadas naúticas" também vão ser mobilizadas, informou o governo francês.

As condições meteorológicas dificultaram o lançamento da operação esta manhã, devido à chuva no norte e leste da ilha. "As condições não são ótimas para um voo ou para a mobilização de um navio da Marinha", disseram fontes próximas das autoridades da Reunião.

O município de Saint-André, área onde foram encontrados o fragmento da asa e pedaços de malas, no dia 29 de julho, anunciou que equipes municipais e voluntárias fariam uma busca minuciosa no litoral. As autoridades das vizinhas Ilhas Maurício mantiveram as buscas, iniciadas na segunda-feira (3) a pedido de Kuala Lumpur. Um avião utilizado pela polícia fez duas saídas nessa quinta-feira. Uma terceira saída foi feita por um avião Defender, usado em buscas marítimas, disse uma porta-voz da polícia das Ilhas Maurício.

A área das buscas é imensa, e as equipes francesas deverão concentrar-se na Corrente Equatorial Sul, entre a Austrália e a Indonésia, em direção a Madagascar.

De acordo com vários oceanógrafos, essa corrente teria levado o destroço do MH370 até a Ilha da Reunião.


Pelo menos 230 pessoas são capturadas pelo Estado Islâmico na Síria, diz ONG

Da Agência Lusa Edição: Talita Cavalcante

Pelo menos 230 pessoas, entre as quais dezenas de cristãos, foram capturadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico em Al Quariatain, no centro da Síria, região que foi tomada ontem (6) pelos rebeldes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A organização não governamental diz que o paradeiro dos prisioneiros, entre os quais 19 menores e 45 mulheres, é desconhecido.

Algumas dessas pessoas foram capturadas por extremistas no mosteiro de Mar Elian, em Al Quariatain. Há dez dias, o abade do mosteiro, Jack Murad, foi sequestrado por um grupo de homens armados.

O Estado Islâmico expulsou, nessa quinta-feira (6), as forças do regime sírio que controlavam a cidade, localizada na província de Homs.

Al Quariatain é importante porque está nas imediações de uma estrada que une a parte oriental de Homs com o leste da região de Al Qalamun, na periferia de Damasco.

O Estado Islâmico avançou em maio pelo leste de Homs, onde tomou várias localidades, como Palmira, que tem ruínas incluídas na lista de patrimônio da humanidade da Unesco.

No final de 2014, o Estado Islâmico proclamou um califado no Norte da Síria e do Iraque, onde controla vastas áreas do território.



ONU considera caótica situação de refugiados que chegam à Grécia

Da Agência Lusa

A Organização das Nações Unidas (ONU) qualificou hoje (7) de caótica a situação dos refugiados que chegam por mar à Grécia. Para a ONU, não existem as mínimas condições de acolhimento requeridas para ajudar as vítimas de conflitos e perseguição.

“Há um caos total nas Ilhas Gregas, não há locais de refúgio. Pedimos ao governo grego que assuma a liderança e a coordenação da resposta a essa emergência”, disse o diretor para a Europa da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, Vincent Cohetel.

Ele acrescentou que está ciente das limitações do governo grego, mas pede que seja encontrado um lugar para os refugiados. Cohetel lembra a existência de quartéis militares “que não são utilizados ou de terras não cultivadas”.





Presidente da Petrobras está satisfeito com balanço e ressalta transparência

Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e o diretor financeiro e de relações com investidores, Ivan Monteiro, durante divulgação do balanço contábil do segundo trimestre de 2015 (Tomaz Silva/Agência Brasil)
O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine (à esquerda), ao lado do diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Ivan Monteiro, destacou a transparência do balançoTomaz Silva/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse que ficou muito satisfeito com os resultados alcançados pela companhia no segundo trimestre deste ano, quando teve lucro líquido de R$ 531 milhões, em especial com o resultado operacional, que ocorreu dentro da política de transparência que a empresa vem desenvolvendo e a busca da previsibilidade no tratamento do seu planejamento tributário.

Ele destacou  que  foram feitos alguns lançamentos no balanço do segundo trimestre, que refletiram diretamente no resultado líquido da empresa. No primeiro semestre de 2015, a empresa registrou lucro líquido de R$ 5,9 bilhões, o que equivale a 43% de queda em relação ao mesmo período do ano anterior. Já de abril a junho, o lucro líquido de R$ 531 milhões representou queda de 90% na comparação ao mesmo trimestre de 2014.

Bendine explicou que um dos fatores não recorrentes que afetaram o resultado líquido foi a baixa contábil. Ele disse que a Petrobras tinha uma ação em curso relativa a pagamentos de IOF entre os anos 2007 e 2010. Ao todo, eram quatro processos e o de 2008 foi julgado. Segundo o presidente, não havia provisão para o julgamento e, diante da vantagem que a companhia conseguiria ao assumir este pagamento, a opção foi pagar o tributo. “Entendemos que a tese que defendíamos era frágil para dar uma continuidade nesse processo por via judicial. Conseguimos então um bom desconto. O valor dessa ação era de R$ 3,3 bilhões e conseguimos reduzir para R$ 1,6 bilhão, sendo que parte pagamos por caixa e o restante por compensação de prejuízo fiscal”, disse.

Quanto às outras três ações, semelhantes a que já foi julgada e que ainda estão em curso, o presidente esclareceu que, dentro da prática de conservadorismo e planejamento tributário que está sendo seguida pela empresa para resolver todo o passivo tributário e para que tenha uma previsibilidade maior no futuro, foi lançado no resultado uma provisão de R$ 2,6 bilhões.

O gerente-executivo de desempenho empresarial, Mário Jorge da Silva, destacou o resultado de fluxo de caixa livre de R$ 4,5 bilhões no primeiro semestre de 2015, enquanto no período anterior tinha sido negativo em R$15,8 bilhões. “A geração operacional da companhia foi maior do que os seus investimentos no período, o que é uma variável importante para uma companhia que está buscando desalavancagem e recuperação nos seus indicadores de endividamento”, completou.

Mário Jorge da Silva informou ainda que a companhia confirma a meta de produção de petróleo para este ano em 2 milhões 796 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). No primeiro semestre, a produção no Brasil e no exterior teve média diária de 2 milhões 784 mil boed, o que significou alta de 9% em relação a igual período do ano passado. Na camada do pré-sal, em junho, a Petrobras registrou recorde mensal de produção de petróleo de 747 mil barris/ dia.

Mário Jorge revelou que a companhia projeta para 2015 o equivalente a US$ 28 bilhões em investimentos. Desse total, já foram realizados US$ 12 bilhões. Já nos desinvestimentos, a empresa definiu o total para o ano de US$ 3 bilhões. Até agora a contribuição ao caixa atingiu US$ 0,2 bilhão. Com relação às captações, a Petrobras trabalha com o volume de US$ 12 bilhões. “Já realizamos US$ 10,6 bilhões de captação até o momento, objetivando fechar o ano de 2015 com um saldo em caixa de US$20 bilhões”, contou.

A diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, informou que a Petrobras vai participar da 13ª rodada dos blocos exploratórios da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombuatíveis (ANP), mas vai levar em consideração, de forma bastante séria, a situação da empresa.  “A estratégia será de avaliar as oportunidades”, comentou, acrescentando que a companhia ainda está em fase de análise do edital.




Moedas e nova série de selos são lançados em homenagem às Olimpíadas

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Os Correios lançaram hoje (6), no Rio de Janeiro, uma nova série de selos e moedas sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. A cartela tem 20 selos e retrata nove esportes olímpicos e um paralímpico. A Casa da Moeda lançou a terceira série de moedas com mais três esportes Olímpicos – voleibol, judô e futebol – e um paralímpico, o atletismo.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, informou que a série de selos já está em circulação em todas as agências do país, com tiragem de 2,4 milhões, no valor de R$ 1,40 cada. “É o registro de um evento esportivo mundial muito importante para a história do Brasil. Uma alegria para os Correios, que também são o operador logístico do evento”, disse Pinheiro.

Ele adiantou que, futuramente, haverá selos estampados pelos atletas brasileiros que ganharem medalhas. “Os selos são para registrar momentos históricos especiais. Parte da cultura e da história de um país”. Os Correios patrocinam equipes olímpicas de esportes aquáticos, tênis e handebol.

A série lançada pela Casa da Moeda inclui nove moedas, uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum. Os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda, com suporto do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a Luta Olímpica. As de prata apresentam imagens de atividades como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. Os reversos contêm imagens da cultura e da natureza do país.

As moedas de R$ 1 entrarão em circulação pela rede bancária e parte será vendida em embalagens especiais para coleção. Também será iniciada a comercialização de cartelas com conjuntos de quatro moedas de circulação comum. São três cartelas diferentes, contendo as moedas de cada um dos três lançamentos realizados.

Elas poderão ser compradas na página do Banco do Brasil ou em algumas agências do banco. A moeda de ouro terá valor de face de R$ 10 e custa R$ 1.180. O valor de face da de prata é R$ 5 e ela custa R$ 195. As de circulação comum, com valor de face de R$ 1, custam R$ 13.

O lançamento, no Estádio do Maracanã, foi feito pelo presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco, que destacou o trabalho da instituição. “São 36 moedas ao todo. Hoje, estamos lançando nove, que é o terceiro lote. A Casa da Moeda investiu em maquinário e nossos artistas participaram da confecção das moedas”, concluiu Franco.


Itamaraty admite que Brasil poderá antecipar entrega de contribuição à COP21

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

O Brasil poderá antecipar a data de entrega da Contribuição Nacional Determinada (INDC, do nome em inglês) à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), que ocorrerá em Paris, França, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro deste ano. O prazo final para a apresentação das propostas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) pelos países que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) é o dia 1º de outubro.

“Nada impede que o Brasil, uma vez feito todo o trabalho técnico-científico, que já está em fase final, e aprovação política, apresente antes”, admitiu hoje (6) o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, ministro Raphael Azeredo. A contribuição brasileira engloba as ações que o país pretende fazer em termos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Nós pretendemos fazer a apresentação antes (da data limite)”, enfatizou.

As contribuições de alguns países chamam a atenção. “O Brasil é um deles, porque é uma grande economia, por ser um país que sempre teve um destaque muito elevado nas negociações de mudanças do clima. A convenção foi adotada durante a Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento). Então, o Brasil está intimamente associado a todas as questões relativas a um acordo multilateral na mudança do clima”, disse o ministro.

Todos os setores relacionados com a questão de mitigação e adaptação foram ouvidos para a elaboração do relatório brasileiro à COP21. Por sugestão do governo, foi feito um esforço, desde o ano passado, para ouvir representantes dos vários segmentos da sociedade civil organizada, organizações não governamentais (ONGs), empresariado, e receber sugestões. Segundo Azeredo, essa consulta direta à sociedade civil “foi algo que pouquíssimos países fizeram”.

O documento está agora na fase final de elaboração. “O Brasil quer ter números muito consistentes. O Brasil tem uma clareza muito grande sobre a necessidade de demonstrar ambição necessária, inclusive para sinalizar para o mundo que esse é um problema grave, que exige políticas de governo sérias e voltadas exatamente para a questão do clima e é um problema que não pode ser dissociado da questão do desenvolvimento”.

Clima e desenvolvimento sustentável estão intimamente ligados e que isso é uma verdade para países em desenvolvimento, como o Brasil, disse Azeredo, segundo o qual as ações que forem feitas para combater as mudanças climáticas têm que estar em consonância com o projeto de desenvolvimento.

“E o governo tem todo o interesse de que nossa resposta às mudanças do clima se encaixe em uma estratégia de desenvolvimento sustentável”. Daí a importância de se ouvir os setores produtivos, como indústria, transportes e agricultura, uma vez que essas políticas afetarão a atividade econômica, acrescentou Raphael Azeredo.

O Brasil já encerrou o processo formal de consultas à sociedade civil e está agora em fase de reunir as sugestões e apresentar a contribuição consolidada do país aos vários ministérios envolvidos e à Presidência da República, para a decisão do que será efetivamente adotado pelo país. As metas constantes na declaração conjunta Brasil-Estados Unidos, divulgada durante recente viagem da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, são uma antecipação dos elementos que deverão constar da contribuição brasileira, admitiu Azeredo.
No caso do Brasil, grande parte do perfil de emissões de GEE sempre veio do setor de uso da terra, ou seja, do desmatamento. O ministro Azeredo lembrou, porém, que o perfil vem mudando na medida em que o país tem sido exitoso no combate ao desmatamento. Destacou, ainda, que o acordo que for firmado em Paris, no final do ano, entrará em vigor a partir de 2020 “e ele pretende ser um acordo de duração longa”.

Para Azeredo, o Brasil permanece na liderança nas negociações climáticas mundiais. “A única proposta sobre a mesa para resolver a questão da diferenciação é do Brasil”. A proposta brasileira de “diferenciação concêntrica” respeita o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, reconhecendo que as condições dos países podem mudar ao longo do tempo, o que implicaria em que assumissem mais compromissos de redução das emissões no próximo acordo. (Alana Gandra)





Programa do PT no rádio e na TV destaca legado do partido

Da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Em Brasília, militantes assistiram ao programa do partido num telão em frente  à Torre de Televisão, ponto turístico da cidadeValter Campanato/Agência Brasil
O Partido dos Trabalhadores veiculou hoje (6), no rádio e  na televisão, um programa em que assumiu os desafios e os problemas do país, ao mesmo tempo em que enumerou as conquistas sociais. O partido rememorou políticas que o governo federal adotou nos últimos anos para amenizar as dificuldades financeiras. O Programa de Investimentos em Logística, a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Proteção ao Emprego são citados como projetos que o governo vem implementando atualmente.

Além disso, foram lembrados investimentos em programas sociais e políticas de desonerações para amenizar os efeitos da crise econômica internacional. Com Dilma, afirmou o locutor do programa, o Brasil teve melhorias em áreas como a exportação, salário, no campo e no combate à pobreza e ao desmatamento.

A presidenta Dilma Rousseff disse que está com o “ouvido e coração” abertos para “os que mais precisam” e que o país vai superar o atual momento.

Primeiro integrante do partido a aparecer no programa, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que as dificuldades estão em “toda parte”, em referência a outros países que também enfrentam dificuldades na economia.

“Uma coisa é cobrar e criticar o governo. Outra, bem diferente, é tentar desestabilizar um governo eleito democraticamente", afirmou. "Aos que não se conformam, pedimos juízo, pois o povo saberá defender grande conquista de todos brasileiros: nossa nova e vibrante democracia."

Dilma relembrou que a população passou a exigir mais direitos e que, diante desse cenário, nenhum governante pode se acomodar. “Quem pensa que nos faltam energia e ideias para vencer os problemas está enganado. Sei suportar pressões e até injustiças”, disse a presidenta.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a crise. “Sei que a situação não está fácil e que a crise já chegou em nossas casas. Também sei que essa não é a pior crise que enfrentamos. Nosso pior momento ainda é melhor para o trabalhador que o melhor momento dos governos passados”, afirmou.

Em frente à Torre de Televisão, ponto turístico de Brasília, militantes do PT assistiram ao programa num telão e soltaram fogos de artifício durante a transmissão e promoveram cinco minutos de foguetório após o fim do programa. Os maiores aplausos ocorreram nas aparições do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. Os militantes também bateram palmas no trecho do programa que citou os panelaços, dizendo que o povo não passa fome.

Na capital federal, houve panelaço durante a exibição do programa em bairros como Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste. Em São Paulo, motoristas promoveram buzinaço e moradores piscaram as luzes e bateram panelas nas janelas dos apartamentos em bairros como Jardins, Bela Vista e na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro,o panelaço programado pelas redes sociais ocorreu em bairros como Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Copacabana, Lagoa, Ipanema e Leblon.


Dilma cobra de ministros do PT mais apoio a Michel Temer no Congresso

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

A presidenta Dilma Rousseff reuniu hoje (6) ministros políticos do PT para cobrar deles a responsabilidade pela articulação política com o Congresso Nacional. Após o vice-presidente Michel Temer ter feito um apelo público pela união do país, ela elogiou aos ministros o papel que Temer tem desempenhado, mas disse que ele está sobrecarregado e que é necessário todo o conjunto dos ministros envolvido na governabilidade.

O encontro ocorreu nesta tarde, no Palácio da Alvorada, e não constou da agenda oficial da Presidência. Antes, Dilma recebeu Michel Temer no Planalto. A presidenta reconheceu a situação de dificuldade política e baixa popularidade pela qual passa o governo. Ela também pediu que os ministros voltem a dialogar e negociar com os deputados e senadores, evitando a aprovação de medidas que prejudiquem a situação econômica do país.

Nessa madrugada, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a vinculação do salário de advogado público ao de ministro do Supremo Tribunal Federal. A avaliação do Palácio do Planalto é que é preciso retomar a atitude e reagrupar a base.

Participaram do encontro os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Jaques Wagner (Defesa).


Economistas apontam irresponsabilidade do Congresso ao aprovar aumento de gastos

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

A aprovação recente de medidas que aumentam os gastos públicos num ano de crise econômica representa um descompromisso do Congresso com a realidade do país. Segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil, os parlamentares estão pondo disputas políticos à frente dos interesses do país.

Ontem (6) à noite, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que vincula o salário de advogados públicos e de delegados de polícia à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O texto estabelece índice de 90,25% do salário dos ministros do STF como a maior remuneração de cada carreira.

De acordo com o Ministério do Planejamento, a proposta terá impacto de R$ 2,4 bilhões nos cofres federais em 2015. A partir de 2016, o impacto aumenta para R$ 9,9 bilhões ao ano. Para os economistas, essa despesa é insustentável num momento de queda da arrecadação que obrigou o governo a reduzir a meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública.

“Sob qualquer ponto de vista, o Congresso está sendo, no mínimo, irresponsável. O que está em disputa não é a questão fiscal, mas uma disputa política para aprovar propostas que aumentem o desgaste do governo. Um dos ingredientes é aprovar um conjunto de condições fiscais que inviabilizam qualquer governo”, dissse o professor Francisco Lopreato, especialista em política fiscal da Universidade de Campinas.

Doutora em economia pela Fundação Getulio Vargas, Virene Matesco também reprova a postura do Congresso, ao não levar em conta as dificuldades fiscais do país. “Quando o Congresso se predispõe a atacar pessoalmente um presidente, mostra que não trabalha para a população nem representa o povo que o elegeu. A solvência do país tem de estar acima de quaisquer interesses partidários”, alertou.

Em relação ao quadro econômico atual, os economistas consideram que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, rendeu-se à realidade ao reduzir de 1,1% para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) a meta de superávit primário. Para eles, a recente atuação do Congresso agrava as dificuldades fiscais do país, que enfrenta queda de arrecadação por causa da contração da economia.

“Mesmo com a incapacidade de cortar gastos, o ministro Levy precisa passar ideia de que há comprometimento em manter as finanças em ordem. A ajuda do Congresso é importante para isso”, informou Lopreato.

Segundo ele, a articulação política seria importante para mostrar empenho em aprovar projetos que aumentariam as receitas do governo, como a repatriação de recursos enviados legalmente ao exterior e a redução da desoneração da folha de pagamentos.

Para Virene, a diminuição do esforço fiscal representou um sinal de transparência de Levy, que reconheceu rapidamente as dificuldades em executar o ajuste inicialmente prometido. Ela diz que o Congresso deveria atuar como parceiro, não como adversário da equipe econômica.

“O governo tem margem pequena para cortar gastos e precisaria do apoio do Congresso para diminuir despesas obrigatórias. Se a receita está caindo de um lado, por outro o revanchismo dos parlamentares complica ainda mais o ajuste fiscal”, concluiu.




Inep lança portal para explicar resultado da Prova Brasil

Da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O ministro Renato Janine explicou que o portal permite saber exatamente o que se passa em sala de aulaAntonio Cruz/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou hoje (6) um portal na internet que “traduz” em liguagem pedagógica os resultados da Prova Brasil, principal exame para avaliar qualidade da educação básica do país.

A plataforma Devolutivas Pedagógicas disponibiliza os itens da prova, incluindo comentários e explicações sobre o que o aluno errou ou acertou. Ela explica os objetivos curriculares das questões da Prova Brasil e os conhecimentos e habilidades necessários para o aluno respondê-las corretamente.

“Antes, estávamos muito ligados à medida, ao número. Com essa plataforma, damos um passo importante para transformar o número em algo curricular, que possa ser utilizado em sala de aula. É o encontro entre a medida e a relevância pedagógica”, explicou o presidente do Inep, Francisco Soares.

Com a ferramenta, é possível selecionar a escola e visualizar em um gráfico a distribuição dos alunos nos níveis de eficiência de cada área ou etapa avaliada. Também é possível comparar a distribuição à de escolas similares, além de contextualizar fatores como níveis socioeconômico e de formação dos docentes.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou que o portal permite saber exatamente o que se passa em sala de aula. “Os professores e gestores podem ver o que está dando certo ou errado em sua escola. Checar com outras escolas, repartir experiências, avaliar práticas que mais dão certo”, acrescentou.

A Prova Brasil é aplicada aos alunos de quinto e nono ano do ensino fundamental. A avaliação é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de fornecer dados de aprovação escolar. Até hoje, o Inep divulgava os resultados do exame apenas em números, sem contextualização pedagógica.

“Estamos preocupados em que professor entenda quais os conhecimentos e habilidades que o aluno precisa dominar. O foco agora é o que significa o número no currículo”, conclui o presidente do Inep.


Mais de 220 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo até julho, informa ONU

Da Agência Lusa Edição: Juliana Andrade

Mais de 220 mil migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo em direção à Europa no período de janeiro a julho, informou hoje (6) a Organização das Nações Unidas (ONU), um dia depois de mais um naufrágio que pode ter provocado mais de 200 mortes.

"O que temos à porta da Europa é uma crise de refugiados", afirmou o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), William Spindler, em declaração enviada por e-mail à agência France-Presse.

Segundo ele, até o final de julho, aproximadamente 224 mil refugiados e migrantes chegaram à Europa pelo mar.

No início de julho, o Acnur informou que já tinha sido atingido um recorde de migrantes no primeiro semestre do ano: 137 mil pessoas.

O porta-voz destacou que quase todas essas pessoas atravessaram o Mar Mediterrâneo, muitas vezes em embarcações frágeis e em condições precárias, em troca de pagamento a redes de tráfico de seres humanos. Deste total, 124 mil desembarcaram na Grécia e cerca de 98 mil, em território italiano.

No mesmo período, mais de 2,1 mil pessoas perderam a vida no mar ou estão desaparecidas, acrescentou Spindler. Ele ressaltou que esse número não engloba as cerca de 200 pessoas que poderão ter morrido em naufrágio ocorrido nesta quarta-feira na costa da Líbia, durante a travessia do Mediterrâneo.

A embarcação de pesca, que, segundo testemunhas, transportava 600 pessoas, enviou um pedido de socorro, sinal que foi recebido pela Guarda Costeira de Catânia, na Sicília.

Dois navios – o holandês Dignity One e o irlandês Le Niamh – foram enviados de imediato para o local do naufrágio, mas a embarcação naufragou quando os passageiros se deslocaram todos para um lado para serem socorridos, informou ontem a Guarda Costeira italiana.

O navio irlandês Le Niamh chegou hoje à cidade italiana de Palermo com 367 sobreviventes a bordo, incluindo 12 mulheres e 13 crianças, bem como os corpos de 25 vítimas que foram recuperados do mar.

Segundo Spindler, a maioria das pessoas que atravessam o Mediterrâneo é formada por refugiados que fogem da guerra e da perseguição, e não migrantes econômicos. Ele destacou que a guerra civil síria é responsável por 38% das chegadas verificadas até julho.


PSDB e DEM pedem novas eleições para enfrentar crise

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

Dirigentes do PSDB e do DEM disseram hoje (6) que só com novas eleições poderá ser alcançada a unidade nacional defendida pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

“Houve uma convocação, um chamamento do vice-presidente da República, e nós estamos aqui para concordar com ele, parcialmente, no sentido de que só será possível encontrar alguém que unifique o país por meio de novas eleições”, disse o líder tucano no Senado, Cássio Cunha Lima (PB).

Para o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), somente novas eleições poderiam dar legitimidade a um novo governante na condução do país. “É determinante agora convocar novas eleições. Estamos em uma democracia, e esse “alguém”, ao qual ele [Temer] se referiu, não pode sair de conchavos de cúpulas político-partidárias ungido como salvador da pátria", disse o senador.


Comissão Europeia critica países-membros e pede ações concretas no Mediterrâneo

Da Agência Lusa

A Comissão Europeia pediu hoje (6) aos países-membros que não se limitem “a lamentar” cada novo naufrágio no Mediterrâneo e que tenham a coragem de tomar ações concretas para evitar novas tragédias.

“Nesse momento, precisamos é da coragem coletiva para passar das palavras a atos concretos. Caso contrário, as palavras soarão ocas”, informaram, por meio de declaração conjunta, o vice-presidente da comissão, Frans Timmermans, a alta representante para Política Externa, Federica Mogherini, e o comissário para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.

“A migração não é um tópico popular ou agradável. É fácil chorar em frente da televisão ao assistimos essas tragédias. É mais difícil levantar-se e assumir responsabilidades”, acrescentaram.

A declaração foi divulgada um dia depois de mais um naufrágio no Mediterrâneo, quando uma embarcação com 600 pessoas a bordo virou ao largo da Costa da Líbia. Cerca de 400s pessoas foram salvas, 25 retiradas do mar já mortas e aproximadamente duas dezenas estão desaparecidas.

Horas antes do naufrágio, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tinha criticado a passividade dos estados-membros da União Europeia (UE), pedindo que eles agissem e admitindo recuperar os planos para um acolhimento obrigatório de cerca de 40 mil migrantes e refugiados.

“Os ministros, ao contrário dos cidadãos, têm a obrigação de agir. Fizemos uma proposta que ia longe, apesar de modesta face à escala do problema. Os estados-membros não nos seguiram. Se não chegarmos lá numa base voluntária, teremos de reconsiderar a proposta da comissão”, afirmoui Juncker.

Na declaração conjunta de hoje, os três representantes da comissão explicaram que a UE tem trabalhado intensamente para prevenir tragédias no mar e lembraram a estratégia proposta em maio e que começa a ser aplicada agora.

“Triplicamos os recursos dedicados ao salvamento e resgate no mar, o que permitiu resgatar mais de 50 mil pessoas desde 1º de junho.”

Segundo números da Organização Internacional das Migrações (OIM), entre janeiro e agosto do ano passado 188 mil pessoas chegaram às costas europeias pelo Mediterrâneo, a maioria à Grécia (97 mil) e à Itália (90 mil). No mesmo período, mais de 2 mil pessoas morreram na travessia.

“Não há uma resposta simples e nem única para os desafios da migração. Nenhum estado-membro pode resolver eficazmente a migração sozinho. É claro que precisamos de uma abordagem nova, mais europeia”, acrescentaram Timmermans, Mogherini e Avramopoulos.


Presidentes da Firjan e da Fiesp apoiam união pela governabilidade

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

Os presidentes da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Eduardo Gouvêa Vieira, e da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, manifestaram apoio à proposta de união pela governabilidade, apresentada pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Em nota conjunta divulgada hoje (6), eles dizem que “o momento é de responsabilidade, diálogo e ação para preservar a estabilidade institucional do Brasil”. Segundo Vieira e Skaf, o Brasil enfrenta a mais aguda crise econômica e política dos últimos 20 anos.

Ele dizem que o país “não pode se permitir irresponsabilidades fiscais, tributárias ou administrativas, e deve agir para manter o grau de investimento tão duramente conquistado, sob pena de colocar em risco a sobrevivência de milhares e milhares de empresas e milhões de empregos”.

De acordo com os dois presidentes, o interesse do Brasil deve ficar acima de ambições partidárias ou pessoais dos representantes eleitos pelo povo. Destacam também que o governo deve fazer a sua parte, “cortando suas próprias despesas; priorizando o investimento produtivo; deixando de sacrificar a sociedade com aumentos de impostos”.

Skaf e Vieira consideram fundamental que sejam apoiadas todas as iniciativas de combate à corrupção e punidos “exemplarmente” os culpados.


Inscrições para o Fies terminam às 23h59 de hoje

Da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade

Terminam hoje (6) às 23h59 as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, são ofertadas 61,5 mil vagas. A partir desta edição, estão valendo as novas regras do programa, como o aumento dos juros de 3,4% para 6,5%.

Além disso, os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda, e como contrapartida terão desconto de 5% nas mensalidades. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação e renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

Nesta edição do programa, a oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.

Com as novas normas, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Os estudantes pré-selecionados devem concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.

O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.


Anvisa suspende venda de aparelhos para redução de gordura

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (6) a suspensão da fabricação e da distribuição dos produtos Critotec Criolipólise e Lipocavitaçao, Criotec Portátil, Criolipólise e Lipocavitação, Cavitec Lipocativição e Radiofrequência e Membrana para Criolipólise. A medida proíbe também a divulgação e comercialização dos produtos no site da empesa Lipotec.

A Anvisa determinou a apreensão e inutilização de todas as unidades dos produtos, que são anunciados como redutores de gordura. Clínicas de estética e sites femininos explicam na internet que a criolipólise é o “novo método de esculpir o corpo”. Segundo a agência reguladora, nenhum dos produtos tem o registro, documento que deve ser pedido pela empresa à Anvisa e que é concedido ou não depois de análise sobre a eficácia e a segurança do produto.

Procurado pela Agência Brasil, o sócio da empresa que importa o produto no Brasil e responsável pelo site,  Ivan Latalisa de Sá, disse que o site é apenas uma forma de a empresa fazer pesquisa de mercado. Segundo ele, o produto não é vendido no país.


Fim de semana terá chuva no litoral e tempo seco no centro oeste e norte da Bahia


As condições do tempo na Bahia, neste final de semana, continuarão influenciadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, na faixa centro leste, e a massa de ar seco no centro oeste e norte do Estado. As informações são do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

Em Salvador e região metropolitana também são os ventos úmidos que influenciam as condições do tempo, o que mantém o céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Já a temperatura na capital baiana permanece sem grandes variações oscilando entre 21ºC (mínima) e 27ºC (máxima).

No centro leste, que compreende as regiões nordeste, Recôncavo Baiano, sul e setor leste da Chapada Diamantina e sudoeste, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Porém nas localidades mais próximas ao litoral do nordeste e Recôncavo, devido à maior intensidade dos ventos, a chuva poderá ser mais significativa e mais frequente Como é típico nesta época, a chuva deverá ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Ainda para essa faixa, está prevista temperatura entre mínima de 17°C (na região sul) e máxima de 30°C (na região nordeste). Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde o frio prevalece, são esperados os menores índices de temperatura, com mínima podendo chegar a 10°C.

Baixa umidade

Já na faixa centro oeste e norte, que inclui as regiões oeste, São Francisco, norte e setor oeste da Chapada Diamantina e sudoeste, o tempo continua influenciado pela massa de ar seco, o que mantém o céu ensolarado. Em decorrência da pouca nebulosidade, nessas áreas onde é esperada a temperatura mais elevada na Bahia, principalmente no período da tarde, quando a máxima poderá chegar aos 33°C. No período da noite, a pouca nebulosidade contribui ainda para a diminuição da temperatura, especificamente nas áreas serranas, onde a mínima poderá chegar aos 12°C.

Essa massa de ar favorece a manutenção dos baixos índices de umidade relativa, que estão em níveis de atenção (em torno de 30%). Com essa condição de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta a chance de ocorrer focos de queimadas nessas áreas do estado. Por isso é necessária cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo - uma simples ponta de cigarro poderá dar início a uma grande queimada e causar grandes prejuízos ambientais à região.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (7 a 8), a maré deverá atingir altura máxima, entre 9h e 12h, e das 21h à zero hora, com valores de 1,6 a 2,5 metros. Já a altura mínima será registrada, das 3h às 6h e entre 15h e 18h, oscilando de 0,5 a 1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Radiação

Uma das características do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Entretanto a condição de céu com poucas nuvens eleva os índices, como os que estão previstos para o período desta sexta a domingo, quando deverão variar de 8 a 10.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados na categoria ‘Muito Alta’. Por isso é recomendado evitar exposição prolongada ao sol, usar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, principalmente das 10h às 16h.

Secom Bahia

Sextas Instrumentais leva música erudita aos espaços culturais da Secult em agosto


O projeto Sextas Instrumentais, uma parceria entre Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) continua, no mês de agosto, recebendo nos espaços culturais de Salvador e região metropolitana as cameratas, pequenos grupos que executam música erudita. As apresentações são gratuitas.

Nesta sexta-feira (7), às 15h, a camerata Quadro Solar, formada pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Maria Cândida Lobão (violoncelo) e Mário Gonçalves (violino), irá tocar os quartetos para flauta e cordas do compositor alemão A .W. Mozart e explorar o repertório lírico no Espaço Cultural Alagados. No próximo dia 21, será na Casa da Música, no bairro de Itapuã.

Outro espaço contemplado pelo projeto é o Cine Teatro Lauro de Freitas, que recebe a camerata Quarteto Novo, no dia 21, às 15h. O grupo conta com uma formação diferenciada para o formato de música de câmara, pois possui dois instrumentos da família das madeiras e dois da família das cordas.

Os espetáculos circulam nos espaços culturais da Secult até dezembro, sempre às 15h. Os concertos têm caráter artístico-pedagógico e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Osba - Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é elaborado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes - Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Secom Bahia

Decisão de independência do PDT e do PTB faz parte da democracia, diz Temer

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O vice-presidente Michel Temer, disse hoje (6) que a decisão do PDT e do PTB de adotar postura de independência em relação às votações da Câmara, anunciada ontem, é “própria da democracia”.

“Essas coisas não devem nos impressionar. Muitas vezes acontece uma dissensão. Temos uma base aliada de muitos partidos. Um ou outro pode, momentaneamente, se afastar”, afirmou Temer, após palestra sobre governabilidade e governança na instituição de ensino superior Uniceub, em Brasília.

“Aliás, o que declararam foi independência: independência significa que votarão de acordo com suas convicções, o que de alguma maneira já vinham fazendo”, disse. Temer citou um exemplo: “O PDT, muito atento às suas convicções, quando se verificaram as medidas provisórias, [entre elas] a do seguro-desemprego, veio a mim, e disse que ia votar contra. Independência neste ponto temático já existia”.

Sobre a decisão dos partidos, que poderia resultar em mudanças nos ministérios, o vice-presidente informou que o assunto ainda será examinado. “Creio que precisamos manter, no sistema atual, a maior coalizão possível: a reforma ministerial é uma decisão da presidenta Dilma. Não tenho notícias do que será feito”, disse.

Temer destacou que o governo precisa ter tranquilidade para harmonizar a base aliada. “Temos que ter tranquilidade para harmonizar toda a base governista e mais do que harmonizar a base, haver uma preocupação com país. A presidenta Dilma tem, o Congresso tem, e a sociedade brasileira tem preocupação com o país”, afirmou.

O vice-presidente ressaltou não ter “a menor dúvida” sobre a existência de governabilidade plena no país. “A presidenta Dilma fez trabalho excepcional ao longo do tempo, ajudou a produzir os avanços sociais que o Brasil conhece, ajudou estados e municípios. Teve uma atuação no governo federal e um relacionamento, embora muitas vezes digam o contrário, muito fértil com o Congresso e com os governadores”, observou.


Itália resgata mais de 300 pessoas em mais um naufrágio

Da Agência Brasil* Edição: Denise Griesinger

As autoridades italianas resgataram hoje (6) 381 imigrantes em mais um naufrágio ocorrido 24 quilômetros ao norte de onde ontem (5) um outro barco tombou na costa da Líbia, no mar Mediterrâneo. Dos imigrantes resgatados, 55 eram mulheres e 26, crianças.

A maioria dos passageiros é proveniente da Síria, Bangladesh e África subsaariana. Todos foram resgatados pelas Guarda Costeira italiana, que estava na região para participar de operações de busca do naufrágio ocorrido ontem.

Equipes ainda estão procurando sobreviventes do acidente ocorrido na costa da Líbia com uma embarcação que levava cerca de 600 pessoas. Até o momento, foram retiradas do mar com vida 373 pessoas. As autoridades encontraram 25 corpos, mas o número de vítimas pode aumentar.

De acordo com testemunhas, o barco tombou porque os imigrantes tentaram pular no mar quando avistaram uma embarcação de resgate da Marinha italiana. Cerca de 188 mil pessoas chegaram às costas europeias através do Mediterrâneo e mais de dois mil imigrantes morreram desde o início do ano na travessia do Mar Mediterrâneo, informou nesta semana a Organização Internacional para as Migrações.

A Comissão Europeia pediu hoje aos países-membros que não se limitem a lamentar cada novo naufrágio no Mediterrâneo e que tenham a coragem de tomar ações concretas para evitar mais tragédias.

“Do que precisamos, neste momento, é da coragem coletiva para passar das palavras a atos concretos, caso contrário as palavras soarão ocas”, diz uma declaração comum assinada pelos representantes da comissão: o vice-presidente, Frans Timmermans; a alta representante para a política externa, Federica Mogherini; e o comissário para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.

“A migração não é um tópico popular ou agradável. É fácil chorar em frente da televisão quando assistimos a estas tragédias. É mais difícil levantar-se e assumir responsabilidades”, acrescenta a nota.

Horas antes do naufrágio na costa da Líbia, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, voltou a criticar a passividade dos países-membros da União Europeia (UE), instando-os a agir e admitindo recuperar os planos para um acolhimento obrigatório de cerca de 40 mil migrantes e refugiados.

“Os ministros, ao contrário dos cidadãos, têm a obrigação de agir. Fizemos uma proposta que ia longe, apesar de modesta diante do problema. (…) Os países-membros não nos seguiram (…). Se não chegarmos lá numa base voluntária, teremos de reconsiderar a proposta da Comissão”, disse Juncker em entrevista à agência France Presse.

Na declaração conjunta de hoje, os três representantes da Comissão sublinham que a União Europeia tem trabalhado intensamente para prevenir as tragédias no mar e evocam a estratégia proposta em maio e que começa agora a ser aplicada. “Triplicamos os recursos dedicados ao salvamento e resgate no mar, o que permitiu resgatar mais de 50 mil pessoas desde 1º de junho”, afirmam.

“Não há uma resposta simples, nem única, para os desafios que a migração coloca. Nem nenhum país-membro pode resolver eficazmente a migração sozinho. É claro que precisamos de uma abordagem nova, mais europeia”, afirmam Timmermans, Mogherini e Avramopoulos.

*Com informações das agências Ansa e Lusa


Autoridades russas começam a destruir alimentos europeus sob embargo

Da Agência Lusa

A Rússia começou a destruir hoje (6) produtos alimentares europeus e norte-americanos sob embargo, conforme um decreto do governo russo. Há cerca de um ano, o governo proíbe a importação da maioria dos produtos alimentares dos países que impuseram sanções pela posição da Rússia na guerra com a Ucrânia – decisão que afetou particularmente o setor agrícola europeu.

Esses produtos, que até agora eram simplesmente devolvidos aos países de origem pelas alfândegas, passarão a ser destruídos no local pelas autoridades, quer sejam apreendidos na fronteira ou em lojas.

A agência de saúde pública russa Rosselkhoznadzor anunciou, na manhã de hoje, a primeira apreensão, de 73 toneladas de peixes e nectarinas, na fronteira com a Bielorússia, que transitavam com um certificado turco falso e serão destruídas.

Na terça-feira (4), as autoridades russas fizeram, na cidade de Samara, a primeira destruição de 114 toneladas de carne de porco europeia, em uma demonstração da determinação das autoridades. Na quarta-feira (5), várias personalidades de diferentes posições políticas manifestaram-se contra a destruição desses produtos, pedindo que fossem distribuídos para pessoas necessitadas.

O líder do Partido Comunista russo, Guennadi Ziuganov, lamentou "a medida extrema", enquanto o advogado Evgueni Bobrov, membro do Conselho dos Direitos Humanos no Kremlin (sede do governo russo), classificou a proposta de "arbitrária".

Uma petição assinada por mais de 250 mil pessoas no site Change.org exige que os alimentos apreendidos sejam dados "aos antigos combatentes, deficientes e famílias numerosas e a todos que tenham sofrido os efeitos de desastres naturais recentes".

O jornal russo Vedomosti denunciou, em editorial publicado hoje, uma "barbárie ostensiva" e uma "guerra absurda contra alimentos em período de crise econômica".

As autoridades, que acusam países como a Bielorrússia ou o Cazaquistão de colocar em território russo produtos europeus sob embargo como se fossem produtos locais, esperam que alguns casos de destruição desencorajem pessoas que pensam em desrespeitar o embargo.


Marcos Rotta e José Rocha são eleitos presidente e relator da CPI do BNDES

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Os deputados Marcos Rotta (PMDB-AM) e José Rocha (PR-BA) foram eleitos, respectivamente, presidente e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investigará o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A CPI vai investigar empréstimos feitos a empreiteiras pelo banco entre 2003 e 2014.

Rotta defendeu que os trabalhos da CPI, criada hoje (6), sejam conduzidos de forma imparcial e focada, com o objetivo de esclarecer a situação do BNDES e de prestar contas à sociedade. “Temos um foco, um fato determinado e um objetivo: investigar possíveis desmandos ocorridos na gestão do BNDES. Acho que se a Casa aprovou [a criação da CPI] é porque viu indícios suficientes [para instalá-la]”, disse ele momentos após ser eleito presidente da comissão. “Esta não será uma CPI de oposição nem de situação”, acrescentou.

Segundo o relator, um dos primeiros requerimentos a serem apresentados será para oitiva do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “Como presidente do banco, ele é a pessoa mais indicada para iniciar a CPI. Portanto vou fazer um requerimento para que ele participe já da primeira reunião de oitivas da CPI, para fazer esclarecimentos em relação ao programa, aos investimentos e aos empréstimos feitos pelo banco”, disse o relator.

Ele destacou a independência da comissão na condução das investigações. “A comissão tem uma responsabilidade muito grande por suas investigações envolverem o maior banco de fomento do mundo. Temos de ter responsabilidade com o país. Não permitirei que o uso político venha a fazer parte do nosso trabalhos”, disse ele. “Se alguém tiver de pagar por erros cometidos, pagará”, acrescentou.

Além de investigar R$ 2,4 bilhões emprestados pelo banco a empreiteiras citadas na Lava Jato, a CPI quer informações sobre empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba. A primeira reunião está prevista para o próximo dia 11. Também foram eleitos hoje o 1º vice-presidente, Miguel Haddad (PSDB-SP); o 2° vice presidente, deputado Carlos Zaratinni (PT-SP), e o 3° vice-presiente, Marcelo Squassoni (PRB-SP).


Estado Islâmico toma cidade estratégica no centro da Síria

Da Agência Lusa

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu hoje (6) o controle da estratégica localidade de Al Quariatain, na província central síria de Homs, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Segundo a organização não governamental, os jihadistas conquistaram a localidade após intensos confrontos com as forças do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, depois de terem lançado ofensiva na noite de terça-feira (4). Pelo menos 28 membros das forças do regime e 24 radicais morreram nos confrontos, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Al Quariatain é uma localidade importante porque se situa junto à estrada que liga a parte oriental de Homs ao leste da região da Al Qalamun, na periferia da capital síria, Damasco.

O grupo extremista avançou em maio pelo leste de Homs, onde assumiu o controle de várias localidades, inclusive Palmira, cidade que reúne ruínas que figuram na lista de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.




Encontrados mais destroços de avião próximos à Ilha da Reunião

Da Agência Lusa

Almofadas de assentos e janelas de avião foram encontrados ao largo da Ilha da Reunião, onde foi detectado, há cerca de uma semana, um fragmento da asa do avião da Malaysia Airlines desaparecido há mais de um ano.

"Também encontramos destroços como janelas, chapas de alumínio e almofadas de assentos”, disse hoje (6) à imprensa o ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai. O ministro adiantou, no entanto, que falta confirmar se esses destroços também pertencem ao MH370. “Há pequenas peças, mas não podemos confirmar que sejam do MH370. Isso tem de ser feito pelas autoridades francesas”, disse.

Horas antes, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, pôs fim aos 17 meses de espera por provas materiais do avião ao anunciar que uma equipe de peritos internacionais confirmou que a parte de asa encontrada na Ilha da Reunião pertencia ao Boeing 777 acidentado.

O avião desapareceu sobre o Oceano Índico em 8 de março de 2014, 40 minutos depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim, com 239 pessoas a bordo, a maioria de nacionalidade chinesa.

Parentes dos passageiros da Malaysia Airlines, desaparecido no ano passado, protestam do lado de fora do escritório da companhia aérea em Pequim, na China Rolex Dela Pena/EPA/Agência Lusa
Em Pequim, familiares de vítimas do acidente manifestaram desconfiança e irritação com o anúncio feito pela Malásia e se juntaram em frente aos escritórios da Malaysia Airlines na capital chinesa para pedir explicações.

“Não acredito nesta última informação sobre o avião, eles mentem desde o princípio”, disse à Agência France Presse Zhang Yongli, cuja filha viajava no MH370. “Sei que a minha filha está em algum lugar, mas não nos dizem a verdade”, acrescentou o homem.

Num comunicado escrito à mão e colocado em uma rede social chinesa, alguns familiares de vítimas manifestaram “sérias dúvidas” quanto às últimas informações e exigiram um encontro com um representante do governo malaio.

Os peritos franceses que analisaram os destroços encontrados na Ilha de Reunião afirmaram que há “uma probabilidade muito alta” de pertencerem ao MH370.

Wen Wancheng, pai de uma das vítimas, destacou a “grande cautela” dos peritos franceses e o fato de ainda não terem “tirado uma conclusão” absoluta. “Como é que se pode chegar à conclusão precipitada de que o avião caiu com base numa única peça? Pode ser de outro avião”, afirmou.

Incêndios na Califórnia mobilizam mais de 10 mil bombeiros

Da Agência Lusa

Mais de 20 focos de incêndio atingem o estado, devastando grandes áreas EPA/Noah Berger/Agência Lusa/Direitos Reservados
Os incêndios que têm devastado nos últimos dias o estado da Califórnia, no Sudoeste dos Estados Unidos, mobilizam mais de 10 mil bombeiros, informam as autoridades locais.

São mais de 20 os incêndios que devastam grandes áreas. Os trabalhos de combate tiveram avanços em alguns desses incêndios por causa da melhoria das condições meterológicas nas últimas horas.

A queda da temperatura e o aumento da umidade ajudam os bombeiros, observou o órgão governamental que coordena o combate ao fogo.

O maior incêndio ativo – denominado Rocky Fire – ocorre em uma zona agreste entre os condados de Lake, Yolo e Colusa, no norte de Sacramento, e a área vitivinícola do Vale de Napa.

As autoridades estão confiantes de que o Rocky Fire poderá ser considerado extinto na próxima segunda-feira (10).

Mais de 3,1 mil bombeiros tentavam extingui-lo, pouco menos de um terço do total destacado em toda a Califórnia para conter o avanço das chamas que, no dia 30 de julho, causaram a morte de David Ruhl, um integrante do Corpo de Bombeiros.


CPI do Sistema Carcerário aprova relatório final com 20 propostas de melhorias

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário concluiu nessa quarta-feira (5) os trabalhos, ao aprovar por unanimidade o parecer final apresentado pelo deputado Sérgio Brito (PSD-BA). No relatório, os integrantes da CPI sugerem a apresentação de 20 propostas legislativas que devem ser apreciadas pela Câmara e pelo Senado para melhorar o sistema carcerário no país.

No parecer, o relator fez uma série de recomendações e encaminhamentos a ministérios e a comissões da Câmara. O parecer recomenda a volta da discussão de projetos que estão em tramitação na Câmara, como o que prevê a criação de centros de saúde em todos os presídios com mais de 100 detentos.

Entre as propostas apresentadas pela CPI, estão a que determina a adoção de escâner corporal nos presídios, para acabar com a revista íntima, e regras para o interrogatório por vídeo conferência para réus presos. Outra sugestão é a instalação de câmeras de vídeo com captação de áudio nas celas prisionais. O relatório também propõe ampliar de seis para oito meses o tempo para que os filhos de presidiárias possam permanecer nos berçários.

Segundo o presidente da CPI, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), ainda entre as sugestões de propostas legislativas estão a que obriga a transferência de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para os estados e para o Distrito Federal e a que determina a transferência de recursos do Funpen para os municípios que tenham estabelecimentos penais em sua jurisdição. De acordo com Fraga, as medidas propostas pela CPI só serão colocadas em prática se houver vontade política.


Senado aprova autorização de empréstimo para a compra de caças suecos

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O plenário do Senado aprovou hoje (5) autorização para que o Brasil faça a contratação de operação de crédito que possibilitará a compra de caças suecos Gripen. O valor autorizado é de até US$ 245.325.000, o equivalente a quase R$ 16 bilhões.

O dinheiro será usado para compra de 36 aviões, que serão entregues entre 2019 e 2024. O projeto inclui também suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças. A contratação de crédito será firmada com a agência sueca de crédito às exportações (Ab Svensk Exportkredit).

Líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS) ressaltou que a operação vai além da compra dos aviões. Segundo o senador, ela inclui a transferência de tecnologia, que poderá beneficiar toda a indústria brasileira.

“É extremamente relevante para o país essa operação. Temos um grande desafio tecnológico, de segurança e soberania. Portanto, não é gasto desnecessário. Pelo contrário. Isso gerará filhote, que vai impactar diretamente as indústrias aeronáutica, de eletrônica e aviação. O Brasil terá muitos benefícios”, concluiu Delcídio.

Renan diz que no Senado não haverá pauta-bomba e promete colaborar com o governo

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

Logo após o vice-presidente da República, Michel Temer, admitir que as crises política e econômica do país são “graves” e pedir ao Congresso e às instituições que trabalhem unidos pelo desenvolvimento do país, o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que os parlamentares estão colaborando e não haverá pauta-bomba no Senado.

“O Congresso está colaborando com uma solução. Ontem mesmo nós nos reunimos com o ministro da Fazenda, cobramos uma agenda para reaquecer a economia e concluir o ajuste. O Congresso vai colaborar com o que for necessário”, disse Renan.

Ele voltou a defender a criação de uma autoridade fiscal independente – que já propôs na forma de projeto de lei – para orientar o Parlamento sobre questões que possam ter impacto financeiro.

“Todo parlamento do mundo, sem exceção, do mundo democrático, tem uma instituição fiscal independente, que é para dar uma referência ao parlamento toda vez que tiver de analisar uma matéria que impacte. Aqui no Brasil nós temos que fazer isso. O Congresso não pode continuar sendo responsabilizado todos os dias por estar administrando ou não pauta-bomba. Por isso, aqui no Senado, não vai ter pauta-bomba”, garantiu Renan.

O líder do governo no Senado, Delcídio Oliveira (PT-MS), também defendeu que o Senado não aprove a pauta que foi recentemente aprovada no plenário da Câmara, com projetos que representam grande impacto orçamentário. Para ele, caberá aos senadores colocarem um “freio de arrumação” no que vem sendo aprovado pela Câmara.

“No encaminhamento da reunião que tivemos com o Michel [Temer] foi isso. Que o Senado seja uma espécie de parachoque. Um amortecedor dessas pautas que, sem dúvida nenhuma, não cabem no Brasil que vivemos hoje”, disse o líder.

A preocupação do vice-presidente também foi ressaltada pelo líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Para ele, o Senado precisará pensar uma posição de “equilíbrio” em relação à pauta da Câmara, “que não tem nenhuma sustentação para o futuro”.

“Eu conheço bastante o presidente Michel e nunca o vi numa posição de tanta preocupação com o país. Não era com o governo, e sim com o país. E com toda razão. As pautas que estão sendo elaboradas pela Câmara dos deputados – com todo o respeito, fui deputado durante 12 anos – e que estão chegando ao Senado, e que nós estamos aqui convalidando, são extremamente perigosas”

Eunício também concorda com o vice-presidente no que se refere à gravidade da relação entre as crises econômica e política e disse que não se trata de defender o governo, mas o país.

“O momento político é extremamente grave. Ninguém pode esconder que nós temos uma crise política extremamente grave. Mas pior que a crise política é a crise econômica que se alastra e essa sim prejudica o povo brasileiro, principalmente as camadas mais pobres da população”, afirmou o líder peemedebista.




Crianças e adolescentes terão política específica de atenção à saúde

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Lana Cristina

O Brasil vai passar a contar com uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, para integrar ações já existentes de atendimento a esta população, que abrange pessoas de até 9 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é dar atenção especial à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, como crianças com deficiência, indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Documento instituindo a nova política foi assinado hoje (5) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. A política é uma demanda de diversas entidades voltadas para os cuidados das crianças, inclusive da Pastoral da Criança, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

São sete os eixos que a política contempla: atenção humanizada e qualificada à gestação, parto, nascimento e recém-nascido; aleitamento materno e alimentação complementar saudável; promoção e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento integral; atenção a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas; atenção à criança em situação de violência, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz; atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade; vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.

Apesar de considerar a faixa etária até 9 anos como delimitador da infância, para atendimento em serviços de pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS), a nova política contempla, além das crianças,  adolescentes menores de 16 anos. Esse limite etário pode ser alterado conforme as normas e rotinas do estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento.


Presidente da Mitsui nega envolvimento em esquema de pagamento de propina

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Shinji Tsuchiya diz que Mitsui tem negócios com a Petrobras há mais de 20 anosValter Campanato/Agência Brasil
Em depoimento na Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o presidente da empresa Mitsui no Brasil, Shinji Tsuchiya, disse não ter conhecimento de que a empresa tenha se envolvido com qualquer ação ilícita na Petrobras.

“De acordo com o meu conhecimento, a Mitsui não tem ou teve qualquer atuação em quaisquer práticas ilícitas com a Petrobras”, disse Tsuchiya. De origem japonesa, ele compareceu à reunião da CPI acompanhado de um intérprete.

Também estava previsto o depoimento do presidente da Samsung Heavy Industry no Brasil, J.W.Kim, mas o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), informou ter recebido uma comunicação da empresa informando que Kim havia se aposentou em 2010 e não se encontrava mais no país.

Os dois empresários não são investigados, mas as duas empresas foram citadas em depoimento do doleiro Alberto Youssef. A Mitsui e a Samsung são acusadas de pagamento de propina para favorecimento em seus negócios.

De acordo com Youssef, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e seu partido eram destinatários de propina paga pelas empresas Samsung e Mitsui, em um contrato de aluguel de sondas celebrado com a Petrobras. O doleito disse também que o lobista Júlio Camargo atuava como intermediador das empresas. Camargo disse ainda que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina. O deputado e o partido negam as suspeitas.

Aos deputados Tsuchiya disse que ocupa o cargo de presidente da Mitsui no Brasil desde maio deste ano e que, anteriormente, trabalhava na matriz da empresa em Tóquio, não tendo contato com os assuntos da empresa no Brasil.

Tsuchiya explicou que, diante das denúncias citando a empresa, não tomou providências por considerar que a empresa não estava sendo investigada na operação Lava Jato.

Porém, questionado pelo deputado Bruno Covas (PSDB-SP) se a empresa Camargo Corrêa se reuniu com funcionários, especificamente com o ex-diretor da Mitsui Ishiro Inaguage (atualmente trabalhando no Japão), ou atuava em favor da empresa, Tsuchiya disse que não trabalhava em prol da Mitsui. Ele admitiu, no entanto, que o lobista foi um representante da Samsung e que pode ter havido reuniões com a participação de funcionários da Mitsui.

Em delação premiada, Camargo contou que, em 2005, atuou como agente da Samsung para vender para a Petrobras duas sondas de perfuração de águas profundas na África e no Golfo do México e que participou de reunião com Inaquage e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró para tratar dos contratos de aquisição de sondas.

Segundo Tsuchiya, a empresa atua no país há 55 anos e faz negócios com a Petrobras há mais de 20 anos, tendo, neste momento, investimentos em torno de R$ 25 bilhões.


Homem armado é morto após tiroteio em Nashville, nos Estados Unidos

Da Agência Lusa

Um homem armado foi morto hoje (5), após um tiroteio em cinema perto de Nashville, no estado do Tennessee, Estados Unidos, informou a polícia local. O incidente deixou uma pessoa ferida.

Segundo a polícia, o tiroteio ocorreu perto do meio-dia, quando um alerta de incêndio no teatro de Antioch, nos arredores de Nashville, foi recebido.

O porta-voz da polícia local, Dan Aaron, disse que agentes entraram na sala onde estava sendo projetado o filme “Mad Max” e trocaram tiros com o suspeito, que acabou morto.

“O atirador morreu na sala de cinema”, afirmou Aaron, acrescentando que o homem tinha 51 anos e era residente na área de Nashville.

Há uma semana, um homem abriu fogo em um cinema em Lafatatte (Louisiana), provocando a morte de duas pessoas e ferindo nove. Em seguinda, ele foi morto pela polícia estadual.