OMS quer mais testes mais frequentes da água da Baía de Guanabara

A Organização Mundial de Saúde emitiu uma recomendação para que as águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas sejam testadas com maior periodicidade. A medida é para garantir a segurança dos atletas que vão competir nesses locais durante as Olimpíadas do ano que vem.

Agora o comitê organizador local vai se reunir com o Instituto Estadual do Ambiente para definir essa periodicidade. Mas ela deve ser maior do que uma vez por semana. A OMS ignorou as reclamações feitas pela federação internacional de natação e considerou desnecessário que as águas sejam testadas também para a presença de vírus, além da presença de bactérias.

De acordo com o diretor de comunicação do Comitê, Mário Andrada, a organização também pediu que o governo intensifique medidas de despoluição das águas da baía.

O comitê divulgou também uma nova etapa da venda de ingressos para as competições. Na próxima terça-feira (20), às 10 horas, será aberta a venda direta on line dos tickets que restaram após a fase de sorteio. E como muitos desses ingressos foram devolvidos por pessoas contempladas no sorteio, mas que desistiram da compra, haverá oferta também de entradas para sessões disputadas e que já haviam esgotado.

De acordo com o diretor de ingressos do comitê Donovan Ferreti, pelo menos quatro mil entradas já estão disponíveis em mais de 500 sessões e cada pessoa pode comprar seis ingressos para até vinte competições.

O comitê também fez um balanço dos doze eventos-teste já realizados na cidade e destacou a integração com a cidade durante as provas de rua como ponto alto. Os eventos servem para testar as condições das arenas olímpicas e alguns também concedem índices para participação nos jogos. Até o fim do ano, outras sete competições serão realizadas nas cidades.

Tâmara Freire