Finep doa peça de Beatriz Milhazes ao Museu Nacional de Belas Artes

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Uma mesa de 6,16 metros de comprimento por 1,50 metro de largura, trabalhada pela artista plástica Beatriz Milhazes, em 1994, será doada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).

Com capacidade para 20 pessoas, a mesa está no 13º andar do antigo edifício-sede da Finep, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, e era utilizada pelos membros do conselho da Finep até a transferência recente do órgão para o centro da cidade. Em visita da artista plástica hoje (17), à antiga sede da Finep, constatou-se  que a retirada da peça só poderá ser feita pela janela, com o uso de guindaste, o que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

Segundo informou à Agência Brasil o assessor da presidência da Finep, André Calazans, essa possibilidade será discutida de forma concreta a partir de agora, com pessoal especializado. “A obra, de fato, tem que sair inteira. Isso foi uma constatação que a gente fez. Não há possibilidade de desmontar a peça”, explicou.

A transferência completa dos funcionários está programada para até o final deste ano. Como se trata de peça única de Beatriz Milhazesa, conhecida mundialmente, a direção da Finep decidiu torná-la pública. Para isso, optou por doá-la ao MNBA.

“Não existe nada parecido [com a mesa] dentro do acervo dela [Beatriz] nem em museus, nem em coleções particulares. Então, chegamos à conclusão que para facilitar o acesso [à obra] pela população, a melhor alternativa seria a gente doar a uma instituição pública, no caso o MNBA, que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura”, disse Calazans.

O assessor da presidência da Finep lembrou que  a empresa já havia feito uma doação anterior ao museu, de 222 obras de Portinari, cuja exposição foi inaugurada este ano. Acrescentou que é difícil  estimar o valor da obra, justamente por se tratar de peça única. “O principal valor dela é o valor, de fato, cultural, porque Beatriz Milhazes é hoje uma das maiores artistas brasileiras vivas, em termos de acervo valorizado, conhecida internacionalmente. Então, a gente entende que, independente[mente] de qualquer avaliação que possa ser feita, o valor dessa peça, sendo única, é inestimável para a cultura do país, e vai ter o acesso da população a partir de agora”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Finep, a  mesa não é uma criação usual no acervo de Beatriz Milhazes, que elabora com maior frequência colagens e pinturas. A intervenção da artista ocorreu dentro do projeto Atelier Finep, desenvolvido em parceria com o Paço Imperial - entre  1994 e 2007 -, que incentivava a pesquisa e a investigação de linguagens variadas nas artes plásticas.

Beatriz Milhazes nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Com obras expostas em museus de todo o mundo, a artista plástica teve um de seus trabalhos, a tela O Mágico, criada em 2001, vendida por US$ 1,049 milhão, valor ainda não alcançado por nenhum outro artista brasileiro vivo.





- Assuntos: Cultura, Beatriz Milhazes, Finep, doação, MNBA, mesa, artista plástica