Foto: Rovena Rosa |
Foram selecionadas as cidades de Caruaru, em Pernambuco, Amajarí, em Roraima, Manaus, no Amazonas, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Sobral, no Ceará, Maringá, no Paraná, Juiz de Fora, em Minas Gerais, Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e o Rio de Janeiro. Também vai integrar o processo de mentoria o Cioeste, Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo.
Thomaz Ramalho, assessor técnico em Desenvolvimento Urbano da G.I.Z., destaca a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento urbano sustentável.
O MDR está querendo pilotar uma série de coisas em conjunto de municípios para poder dar resposta à complexidade do país. Nacionalmente, é importante que o MDR, ao formular sua Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, ele tenha exemplos práticos nesses municípios-pilotos. Então, a função principal desse processo de mentoria é esse. Os municípios aprenderem entre si, participarem desse processo de aprendizagem entre pares, aprenderem entre eles e servirem de piloto para experiências que podem ser replicadas via Política Nacional de Desenvolvimento Urbano para o resto dos municípios do país"
Esta será a segunda etapa de mentoria e capacitação. Na primeira, participaram Anápolis, em Goiás, Campina Grande, na Paraíba, Eusébio e Fortaleza, no Ceará, Hortolândia, em São Paulo, e Tomé-Açu, no Pará.
Para saber mais, acesse mdr.gov.br.
Reportagem: Brasil 61
Fonte: Brasil 61