![]() |
| Foto: Ilustração |
Com informações semanais, o boletim é voltado para quem mora e trabalha no campo visando um planejamento melhor de suas atividades agro pecuárias.
Previsões por região para o período de 07 de dezembro a 14 de dezembro de 2020.
- TODO O BRASIL
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou a versão do aplicativo SISDAGRO (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária) para celular. O aplicativo foi desenvolvido para apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário. A plataforma atende aos técnicos agropecuários, produtores do setor agrônomo, bem como gestores governamentais que executem políticas públicas voltadas ao setor agrícola. O sistema oferece informações meteorológicas registradas em uma rede de Estações do Inmet, bem como de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar. A versão já está disponível para o sistema Android, e em breve estará disponível para IOS. Para todo o Brasil.
A previsão é de chuva entre os dias 07 e14 de dezembro, de acordo com o Inmet, a semana será marcada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS é caracterizada por uma faixa de nuvens alinhada desde a Região Sudeste, passando pela parte central do Brasil, que causa chuva persistentes por alguns dias consecutivos.
- REGIÃO CENTRO-OESTE
Em áreas do MT e GO, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também favorecerá acumulados significativos de chuva, com previsão de temporais, granizo e rajadas de vento. As chuvas contribuirão com o armazenamento de água no solo e o desenvolvimento dos cultivos de verão. No entanto, no MT e no MS, há áreas onde a umidade no solo permanecerá abaixo do ideal.
- REGIÕES NORTE E NORDESTE
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorecerá a ocorrência de chuvas significativas em RO e no sul do PA e do TO. No Matopiba, há previsão de pouca chuva no MA, PI e na BA, que poderá ser insuficiente para o desenvolvimento dos cultivos de verão nesses estados.
- REGIÃO SUDESTE
Previsão de chuva em toda a região, os maiores volumes devem ocorrer em São Paulo, sul de Minas Gerais, região Serrana do Rio de Janeiro, podendo ocorrer tempestades localizadas, rajadas de vento e granizo.
Em áreas de MG, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também favorecerá acumulados significativos de chuva, com previsão de temporais, granizo e rajadas de vento. As chuvas contribuirão com o armazenamento de água no solo e o desenvolvimento dos cultivos de verão.
Após uma semana bastante chuvosa, a previsão é de pouca chuva na região. No entanto, a umidade no solo deverá ser suficiente para os diferentes estádios dos cultivos de verão.
- REGIÃO SUL
Após uma semana bastante chuvosa, a previsão é de pouca chuva na região. No entanto, a umidade no solo deverá ser suficiente para os diferentes estádios dos cultivos de verão.
Com Informações:
RNR;
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Geraldo Brandão
