HISTÓRIA HOJE

Trágico acidente na Austrália inspirou a homenagem do Dia Internacional do Bombeiro



Quatro de maio, Dia Internacional do Bombeiro. A data é uma alusão ao oficial Floriano do exército romano. Nascido no século 3, o oficial criou um grupo chamado Combatentes do Fogo, cuja finalidade era debelar incêndios naquela região.

São Floriano, como é conhecido entre os católicos, é considerado patrono dos bombeiros e das pessoas envolvidas em acidentes.

O Dia do Bombeiro foi instituído em janeiro de 1999 após um trágico acidente na Austrália em que cinco bombeiros morreram. A data é uma homenagem, mas também um momento de reflexão.

Uma pesquisa de um instituto alemão, feita em 25 países, apontou que os bombeiros aparecem no topo da lista da 32 profissões mais confiáveis. Para muitos esses guerreiros são verdadeiros heróis, pessoas comuns que vencem o medo, as adversidades, que persistem. Enquanto houver um sopro da vida lá estarão os bombeiros.

Não importa o tamanho da chuva, o tamanho das ondas num mar revolto, não importa se a vida é de um ilustre ou de um desconhecido, se é uma vida humana ou de um gatinho arisco acuado numa árvore.

Lá estarão destemidos, bravos, guerreiros. No Brasil, o Dia dos Bombeiros e a Semana de Prevenção de Incêndios são comemorados no dia 2 de julho, dia em que o imperador dom Pedro II criou, em 1856, o primeiro corpo de bombeiros do país.

Pesquisa e Texto: Solimar Luz
Edição: Patrícia Leite
Sonoplastia: Messias Melo
Apresentação Dilson Santa Fé


História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira.

RÁDIO CABRIOLA